segunda-feira, 30 de março de 2009

sábado, 28 de março de 2009

Visita à Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

Enquadrado no Plano Nacional de Leitura (PNL) os meninos do Jardim de Infância de Riba de Âncora,visitaram a biblioteca e assistiram a uma linda história "O Sapo Apaixonado".

"Comunhão Pascal" - E.B. 1/JI de Caminha

Hoje, a nossa Comunidade Escolar esteve em festa!Os meninos do Jardim-de-Infância e os do 1ºCiclo foram à Igreja da Misericórdia agradecer a Deus, que é o Seu Maior Amigo, pela oportunidade que lhes deu de estarem todos reunidos a louvar o Senhor da Vida.Com as crianças, também se associaram os seus familiares e amigos, para poderem ouvir as suas vozes melodiosas e o entusiasmo que cada um pôs nas tarefas que lhe foram responsabilizadas.Não podemos esquecer o empenho e dedicação que os nossos Professores Titulares, do Apoio Educativo, do Ensino Especial, das A.E.C`s e Auxiliares da Educação tiveram para que esta actividade tivesse o brilho que merecia.Um grande agradecimento para com o grupo coral, composto pela Tomásia, ao órgão, pelo vereador Paulo Pereira, à viola e pela voz harmoniosa da Senhora Presidente da Câmara que nos ajudou animar a Eucaristia.No final agradecemos ao Senhor Padre Almeida pela disponibilidade que teve em nos receber e pelas suas palavras que nos fizeram reflectir o quanto Jesus gosta de nós.Num gesto simples oferecemos um ramo de flores às pessoas que connosco colaboram.A todas as pessoas que participaram na Eucaristia oferecemos pão e uvas. O nosso muito obrigado.

sexta-feira, 27 de março de 2009

"Dia da Floresta" - E.B. 1 /JI de Caminha

Com a visita da Amélia e da Rita, ficamos mais enriquecidos e conhecedores da Floresta e dos Livros.
Fizemos a comparação entre a “Folha do livro” e a “Folha da árvore” e percebemos que ambas nos fazem falta.
No final, pintamos uma floreira e transplantamos uma planta.

SEMANA DA FLORESTA -PLANTAÇÃO DE FOLHOSAS

No dia 5 de Março fizemos uma plantação de carvalhos e sobreiros na mata que fica localizada ao lado da nossa escolinha. Esta actividade, “Caminha Numa Folha”, foi lançada pela Câmara Municipal de Caminha e tem como objectivo, a plantação de cinco mil folhosas. Para plantarmos as árvores contámos com a ajuda do senhor Clemente, Presidente da Junta de Freguesia de Dem. Os buracos já estavam feitos, por isso, foi só colocar as folhosas neles e tapá-las com terra.Gostámos muito de participar nesta iniciativa, pois através dela contribuímos para o aumento do pulmão verde de Portugal.

Trabalho escrito por: Duarte (1ºano), Manuel (3ºano) e Nuno (4ºano)
E.B.1 de DEM

Comunhão Pascal



No dia 26 de Março, a E.B.1 de Dem, celebrou uma Comunhão Pascal onde toda a comunidade escolar foi convidada e participou. A celebração aconteceu às 14h na igreja paroquial e foi ouvida em toda a freguesia de Dem.
No final da missa toda a comunidade foi convidada a se deslocar à escola para comer uma fatia de pão-de-ló (oferecido pela pastelaria Riviera) e beber um café.
Após o lanche, visualizamos todas as actividades realizadas ao longo do 2ºperíodo no projector digital.
Finalmente apresentámos algumas danças que a professora de música tinha ensaiado connosco.
Adorámos esta tarde e queremos agradecer a todos os que nos ajudaram a concretizá-la, ou seja: pároco da freguesia, presidente da Junta de Freguesia, pastelaria Riviera, familiares, professoras e auxiliares da acção educativa.

Trabalho elaborado por todos os alunos.
E.B.1 de Dem

quinta-feira, 26 de março de 2009

EB1Venade - Encerramento do projecto 5000 folhosas

Hoje, na EB1 de Venade, encerrámos o projecto "Caminha numa folha - 5000 folhosas". Depois de um trabalho de preparação que reuniu os senhores presidentes das Juntas de Freguesia de Argela, Azevedo e Venade, o gabinete florestal da Câmara Municipal de Caminha e a nossa escola, foi possível plantar 50 árvores em Argela, 250 em Azevedo e 250 em Venade, num total de 550 árvores.Neste projecto, os nossos alunos experimentaram o contacto com a biodiversidade e assumiram, de mãos dadas, a enorme tarefa de colaborarem na recuperação do património ambiental do concelho. A escolha das folhosas (castanheiros, carvalhos, sobreiros, azinheiras, etc.) ficou a dever-se ao facto de, ao arderem com mais dificuldade, exercerem um efeito retardador nos incêndios florestais, ao contrário do que acontece com as resinosas.Este projecto finalizou hoje, de forma emblemática, com a colocação de duas olaias no passeio fronteiro ao nosso estabelecimento de ensino e de uma cerejeira no recreio. Esta última veio juntar-se às duas que lá colocámos há dois anos, com a diferença de que esta nos presenteará com as suas cerejas ao contrário das outras que são apenas ornamentais (de jardim). Mais uma vez, tivemos connosco o senhor Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Venade, os senhores José e Armindo (funcionários da Junta), a Dra. Amélia, técnica do gabinete florestal, e o apoio incondicional da Câmara Municipal de Caminha.Finalizada a implementação deste projecto, fica-nos a satisfação de verificarmos nos nossos alunos uma sensibilidade ambiental mais profunda e um conhecimento mais sustentado sobre a diversidade biológica - a Natureza VIVA.

ANCORENSIS RECEBE DIPLOMA POR PROJECTOS SELECCIONADOS NO CONCURSO FIP "CIÊNCIA NA ESCOLA"

Presidente da direcção da ancorensis e professora Liliana Ribeiro, em representação dos coordenadores dos dois projectos apresentados no âmbito do prémio "Ciência na Escola”, recebem diploma e apoio monetário de 1000€ atribuído para o desenvolvimento efectivo dos trabalhos premiados.
A cerimónia de entrega do reconhecimento e mérito dos projectos, realizada no dia 24 de Março, numa unidade hoteleira do Porto, foi presidida pala Senhora Directora Regional de Educação do Norte e representantes da Fundação Ilídio Pinho e do BES-Banco Espírito Santo.
Criado em 2002. com o objectivo de estimular o interesse dos alunos pelas ciências, o Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola" resulta de um Protocolo entre a Fundação Ilídio Pinho, o Ministério da Educação e o Banco Espírito Santo, pretendendo estimular o interesse dos alunos pelas ciências através do apoio a projectos inovadores de educação/formação.
A edição 2008/2009 do "Ciência na Escola" elege a Matemática como área a concurso, incentivando-se os projectos que integrem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, associando-se a dois projectos nacionais do Ministério da Educação: o Plano de Acção para a Matemática e o Plano Tecnológico da Educação.
A Ancorensis Cooperativa de Ensino, presente e premiada em anos anteriores, concorreu neste ano com um projecto no âmbito do 3º ciclo do Ensino Básico tendo por título “Ancorenses, pesca até quando?” e um projecto do Ensino Secundário com o titulo “ A Matemática das coisas”. O primeiro, promovido pelo departamento curricular de matemática, sob a coordenação da professora presente na cerimónia, e o segundo sob a responsabilidade do professor Paulo Garrido.
No final do ano lectivo, o Júri do concurso fará a avaliação dos resultados finais dos projectos desenvolvidos, daí decorrendo a selecção do vencedor do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” assim como de menções honrosas;
A direcção da ancorensis manifestou aos professores proponentes, aquando da apresentação a concurso, o apreço e a sua satisfação pela escola se representar com dois projectos, número máximo por escola, e congratula-se pelo apuramento para a fase seguinte, para além do diploma e prémio recebidos, já que, para além do reconhecimento da validade dos projectos, vão funcionar, de acordo com os objectivos previstos e com as metodologias de implementação anunciados, como extensões aos programas curriculares, assentes num carácter eminentemente prático, permitindo que os alunos sejam envolvidos em experiências e trabalhos que lhes permitam conhecer e apreciar a importância do conhecimento e do método científico nas suas actividades futuras e demonstrando a aplicabilidade em situações reais dos conceitos e ferramentas ministrados na sala de aula.
A ancorensis não pode igualmente deixar manifestar o reconhecimento pelo apoio, empenho e envolvimento da estrutura local da DREN, a Equipa de Apoio às Escolas de Viana do Castelo.
A Direcção da Ancorensis

sexta-feira, 20 de março de 2009

EB1 de Dem - Eco-Dem - segunda edição

Eco_Dem_seg_edicao Eco_Dem_seg_edicao agarrido

EB1 de Dem - Eco-Dem - primeira edição

Eco Dem Prim Edicao Eco Dem Prim Edicao agarrido

Visita à Suavecel




No passado dia 17 de Fevereiro, a turma 10ºG do Curso Profissional Técnico de Informática de Gestão deslocou-se à zona industrial do Neiva, onde visitou uma empresa ligada à indústria de celulose: a Suavecel.
Os alunos puderam observar como se processa todo o circuito de transformação da matéria-prima (rolos de celulose 100% virgem) até chegar ao formato de rolo de papel de cozinha, rolo de papel higiénico e guardanapos entre outros. Puderam contactar com tecnologias de ponta e constatar que os recursos humanos eram reduzidos, uma vez que grande parte dos serviços são informatizados, incluindo o armazenamento, o qual recorre à robótica.
O grande objectivo da empresa é duplicar o nº de postos de trabalho, num futuro investimento para alargamento da empresa e respectiva produção.
Os guias desta visita foram extremamente acolhedores e durante toda a visita estiveram sempre disponíveis para esclarecerem qualquer dúvida. A turma do 10ºG agradece à Suavecel a oportunidade de conhecer a sua realidade de trabalho.

UM DIA ESPECIAL NA E.B. 1/JI DE CAMINHA

DIA DO PAI- 19 de Março

Neste dia tão especial convidamos os pais para jogar futebol. Este evento realizou-se no Pavilhão E.B 2,3/s de Caminha que gentilmente nos foi cedido pelo Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas Coura e Minho.
Foi um momento muito divertido em que os pais ficaram a saber quanto gostamos deles.
No final os pais receberam uma medalha oferecida por nós, para lhe agradecer tudo o que tem feito, para que sejamos felizes.
As mães, avós, irmãos e tios assistiram ao jogo para nos apoiarem.
Agradecemos a todos os professores da nossa Escola que organizaram esta actividade tão divertida e grandiosa e à presença da Vice-Presidente do 1ºCiclo, Maria do Céu Dantas Carneiro que sempre nos acompanha e nos dá o apoio que necessitamos.


Os alunos da E.B.1 de Caminha

quinta-feira, 19 de março de 2009

VISITA DE ESTUDO AO MEZIO - PARQUE NACIONAL PENEDA GERÊS


No dia 17 de Março, a nossa escola, fez uma visita de estudo ao Parque Nacional da Peneda Gerês ao Mezio.
O autocarro da Câmara Municipal de Caminho veio buscar-nos às nove horas e partimos em direcção a mais uma aventura na natureza.
A nossa visita começou nos Espigueiros e Eira Comunitária, na freguesia do Soajo. Esta eira comunitária constituída por 24 espigueiros do tipo galaico-minhoto, todos em pedra, assentes num aforamento de granito e serviam para proteger o cereal das intempéries e dos roedores. Alguns destes espigueiros são ainda utilizados pelas pessoas.
Depois dirigimo-nos ao Mezio que possui um pequeno bosque de vidoeiros e uma rota Megalítica (Trilho Megalítico do Gião). Na margem da estrada, vimos um dólmen escavado. Em seguida percorremos o Trilho Megalítico do Gião onde observámos mamoas e no topo de um outeiro situado para Nascente a uns 800m, designado por Gião 2, descobrimos rochas gravadas, que alojam modernas cruzes de termo. Fazer este percurso é retroceder na história e entrar em ligação com os nossos antepassados mais remotos.
No final de percurso almoçámos, aproveitámos para descansar e recuperar um pouco da energia despendida durante a subida e descida do trilho para regressarmos à nossa escolinha.
Adorámos este dia foi uma experiência enriquecedora e emocionante.
Texto elaborado pelo (1º,2º, 3º e 4º anos)
E.B.1 de DEM

quarta-feira, 18 de março de 2009

Visita à Quinta Pedagógica de Pentieiros

Inserido no Plano Anual de Actividades do Agrupamento de Escolas do Vale do Âncora, a EB1 de Afife efectuou, no passado dia 13 de Março, uma visita à Quinta Pedagógica de Pentieiros, localizada na Área Protegida das Lagoas de Bertiandos, em Ponte de Lima.

Com esta visita, pretendeu-se proporcionar às crianças o contacto com espécies animais e vegetais, vulgares nos espaços rurais, mas quase inexistentes nas áreas urbanas. Esta actividade serviu também como sensibilização e alerta da importância da preservação da Natureza e das espécies.

Foram desenvolvidas pelos alunos, durante a visita, diversas actividades tais como:

- Limpeza das cavalariças;

- Alimentação de alguns animais da Quinta;

- Escovagem dos equinos;

- Plantação de plantas aromáticas.

No geral, foi-nos dado a conhecer na Quinta Pedagógica:

- Horta

- Viveiros

- Estufa

- Compostagem

- Criação Animal

Foi um dia muito preenchido e agradável, onde todas as crianças colaboraram com entusiasmo nas actividades propostas.

Mostramos, de seguida, uma sequência fotográfica de algumas das actividades em que participámos durante a visita à Quinta Pedagógica de Pentieiros.


(Clica nas imagens para ampliar e ver melhor)








EB1Venade - 5000 folhosas - Azevedo

terça-feira, 17 de março de 2009

Curso Profissional de Energias Renováveis - Ancorensis visita NorGen





A 13 do mês corrente, os alunos do curso profissional de Energias Renováveis, variante de sistemas de bioenergia, da Ancorensis Cooperativa de Ensino, visitaram a NorGen, empresa produtora de biodiesel, sediada em Santo Tirso. Perspectivando a aproximação à indústria do sector, bem como a aquisição de novas competências e consolidação de saberes, a estratégia assumida pautou-se por uma abordagem pedagógica transversal, permitindo dar resposta às diversas solicitações disciplinares, e, dessa forma, permitir o aprofundamento de questões essenciais ao desempenho profissional futuro.
Da visita releva-se a capacidade produtora de uma pequena unidade industrial, com uma cota de anual de biocombustível inferior a 500 mil litros, e com uma produção mensal de cerca de 40 mil litros. No seu processo estão presentes 8 unidades, a saber, recolha/armazenamento de matéria prima (óleo usado), filtração, decantação, reacção, adição de catalisador, centrifugação, armazenamento de produto final principal (biodiesel) e secundário (glicerina) e posto de venda. Do processo de fabrico foram referidas algumas questões técnicas que permitem estabelecer uma maior rentabilidade do processo, dando-se também algumas noções de manutenção e segurança. A título de exemplo, a NorGen utiliza como catalisador do processo o metilato de sódio (Tecnologia NOVAOL), composto de manipulação perigosa, nomeadamente pela sua acção irritante, corrosiva e inflamável, sob determinadas condições.
Numa perspectiva de organização industrial, aos alunos foi dado a conhecer o programa de apoio à implementação de que a NorGen foi alvo, estando ainda a beneficiar dessa situação particular, nomeadamente no que diz respeito aos 240 m2 de fábrica, disponibilizados pelo IEFP, em Santo Tirso.
Com esta visita os alunos do curso profissional de energias renováveis da Ancorensis Cooperativa de ensino consolidaram algumas aprendizagens, reforçaram a sua capacidade de interacção com o meio industrial e ampliaram a sua visão sectorial, promotora da criatividade, empreendorismo e desempenho profissional futuros.

Curso Profissional Energias Renováveis
Ancorensis Cooperativa de Ensino
Publicada por Joaquim Celestino Ribeiro

segunda-feira, 16 de março de 2009

sexta-feira, 13 de março de 2009