quinta-feira, 19 de março de 2009

VISITA DE ESTUDO AO MEZIO - PARQUE NACIONAL PENEDA GERÊS


No dia 17 de Março, a nossa escola, fez uma visita de estudo ao Parque Nacional da Peneda Gerês ao Mezio.
O autocarro da Câmara Municipal de Caminho veio buscar-nos às nove horas e partimos em direcção a mais uma aventura na natureza.
A nossa visita começou nos Espigueiros e Eira Comunitária, na freguesia do Soajo. Esta eira comunitária constituída por 24 espigueiros do tipo galaico-minhoto, todos em pedra, assentes num aforamento de granito e serviam para proteger o cereal das intempéries e dos roedores. Alguns destes espigueiros são ainda utilizados pelas pessoas.
Depois dirigimo-nos ao Mezio que possui um pequeno bosque de vidoeiros e uma rota Megalítica (Trilho Megalítico do Gião). Na margem da estrada, vimos um dólmen escavado. Em seguida percorremos o Trilho Megalítico do Gião onde observámos mamoas e no topo de um outeiro situado para Nascente a uns 800m, designado por Gião 2, descobrimos rochas gravadas, que alojam modernas cruzes de termo. Fazer este percurso é retroceder na história e entrar em ligação com os nossos antepassados mais remotos.
No final de percurso almoçámos, aproveitámos para descansar e recuperar um pouco da energia despendida durante a subida e descida do trilho para regressarmos à nossa escolinha.
Adorámos este dia foi uma experiência enriquecedora e emocionante.
Texto elaborado pelo (1º,2º, 3º e 4º anos)
E.B.1 de DEM

Sem comentários: