segunda-feira, 2 de março de 2009

Ancorensis à gargalhada…




No dia 27 de Fevereiro, organizou-se na escola uma sessão de terapia do riso. Para quem não sabe do que falamos, permitam-nos um pouco de história. Em 1995, o médico - Dr. Madan Kataria inventou o Yoga do Riso. A técnica é baseada no yoga oriental e em novos conhecimentos científicos. O objectivo fundamental é que os participantes RIAM!!! No início, o riso é induzido por meios artificiais, sendo que logo se transforma em algo absolutamente espontâneo. Centenas de estudos demonstram que o riso faz milagres à mente e ao corpo. Entre outros os benefícios do Yoga do Riso são: reforça o sistema imunitário, activando as células que combatem as infecções; Ajuda o corpo a lutar contra o "stress"; Uma boa gargalhada, das que fazem doer a barriga, ajuda a fortalecer os músculos do estômago; liberta endorfinas no cérebro, o analgésico natural do corpo; Mantém o rosto jovem e aumenta a beleza física; Dilata o tórax e melhora a respiração; Favorece o relacionamento social; Aumenta a criatividade e a produtividade; Melhora a auto-estima.

Jorg Helms, professor de Yoga do Riso Certificado por "Dr. Kataria's School of Laughter Yoga"; Especialista em Técnicas de Comunicação e actual presidente da Escola do Riso (www.escoladoriso.com) em Coimbra veio à Ancorensis para demonstrar os efeitos do riso. Perante um grupo inicialmente desconfiado de professores e alunos, Jorg agitou literalmente todos os participantes em 90 minutos de risos e gargalhadas contagiantes. Os momentos delirantes e de grande energia levaram o grupo a sensações indescritíveis de boa disposição, numa interacção conjunta fantástica.

No final, a satisfação de todos em terem participado numa sessão tão alternativa era difícil de conter. Alunos e professores foram unânimes em dizer: “foi hilariante”; “já não me ria assim desde…”; “nunca me ri tanto como hoje!!!”. Ficou a certeza de que vamos voltar a pôr a escola a rir.







Rui Pedro Caramez

Sem comentários: