terça-feira, 10 de março de 2009

Compostagem e nova plantação na Horta Biológica da E.B.1 de Dem



No dia 9 de Março, dedicámos uma parte do nosso dia à nossa horta biológica e ao compostor. Passado 12 meses, abrimos o nosso compostor para utilizar o composto maturado na fertilização do solo da nossa horta. Depois cavámos o solo, colocámos o composto, misturámo-lo com a terra, abrimos regos e colocámos diversos produtos hortícolas (batata, repolho, couve-flor, brócolos, alho francês, cebolinho) e por último regámos o solo.
Depois começámos a preparar novamente o composto e para isso, fomos para a mata apanhar folhas e ramos secos e rasgámos jornais em bocadinhos pequeninos. Começámos por dispor no fundo do compostor uma camada de ramos cortados, para permitir a ventilação e o escoamento de água. Na camada seguinte misturámos restos de vegetais e frutas, pedaços de jornais e restos de colheitas agrícolas recolhidas da nossa horta. No final misturámos tudo e cobrimo-los com folhas e ramos secos para evitar a presença de moscas. Até ao final do segundo período iremos recolher restos de vegetais e frutas da nossa cantina e de nossas casas para enchermos o compostor.
Foi uma actividade que gostámos de executar, pois permitiu-nos contactar com o meio ambiente que é o que mais gostamos de fazer e com este pequeno acto praticámos os 3R`s, ou seja, reduzimos, reutilizámos e reciclámos.

Texto colectivo (1º, 2º 3º e 4º anos)

E.B.1 de DEM

1 comentário:

Alvaro Jorge Madeira Borges de Almeida disse...

Caros Amigos. Parabens pelo trabalho da compostagem. Se tem horta tem que ter compostagem com residuos organicos. Aqui no Brasil sou professor de Ciencias Agricolas e desenvolvo compostagem escolar urbana, porem devido ao nosso clima a compostagem fica pronta em 90 dias. Vejo que aina Europa usam compostores em residencias, coisa que aqui não tem. se quizer fazer tem de ser em pilhas, leiras ou em latoes. Grande abraço a todos. Alvaro Jorge Madeira B. Almeida.