terça-feira, 10 de março de 2009

SEMANA DA LEITURA



No dia 6 de Março, a E.B.1 de Dem, no âmbito da Semana da Leitura, convidou os familiares dos alunos para uma acção de sensibilização com o tema “A importância da leitura” e um membro da comunidade escolar para ler uma história.

A professora, Graça Macedo, dinamizou uma palestra sobre o tema em questão. Após a mesma, o senhor Elói ,avô de uma aluna, leu o conto “O Segredo do Hortelão”, de Anderson e que foi ilustrado por Jean-León Huens. No final da leitura distribui-se uma ficha de leitura, que foi preenchida pelos familiares em conjunto com alunos. Dos trabalhos recolhidos escolhemos o seguinte resumo:

Há muito tempo, um Hortelão, que cultivava umas frutas muito boas e umas flores muito bonitas, no jardim de um palácio, era desprezado por todos, por ser humilde e quase ninguém dava valor ao seu trabalho.
Um dia o senhor Hortelão surpreendeu o rei com uma flor muito bonita. A princesa, filha de um rei vizinho, gostou muito da flor, pensando que era muito especial, levou-a para o seu castelo. Passado um tempo os reis descobriram que a bela flor era uma simples alcachofra. Então foram pedir desculpas à princesa por ser uma simples flor do campo. Mas a princesa quis ter todos os dias uma flor daquelas no seu quarto. A partir desse dia todo o reino começou a valorizar o trabalho do Hortelão e nunca mais o desprezaram.

Resumo elaborado por: Elisabete Gonçalves (Encarregada de Educação) e o seu filho Jaime (aluno do 4ºano)

Adorámos esta tarde, pois permitiu um encontro de gerações e sobretudo mais um lindo momento de confraternização com a comunidade escolar.
Queremos agradecer aos familiares a disponibilidade com que abraçaram mais uma das iniciativas da nossa escola.

E.B.1 de DEM

Sem comentários: