terça-feira, 17 de março de 2009

Curso Profissional de Energias Renováveis - Ancorensis visita NorGen





A 13 do mês corrente, os alunos do curso profissional de Energias Renováveis, variante de sistemas de bioenergia, da Ancorensis Cooperativa de Ensino, visitaram a NorGen, empresa produtora de biodiesel, sediada em Santo Tirso. Perspectivando a aproximação à indústria do sector, bem como a aquisição de novas competências e consolidação de saberes, a estratégia assumida pautou-se por uma abordagem pedagógica transversal, permitindo dar resposta às diversas solicitações disciplinares, e, dessa forma, permitir o aprofundamento de questões essenciais ao desempenho profissional futuro.
Da visita releva-se a capacidade produtora de uma pequena unidade industrial, com uma cota de anual de biocombustível inferior a 500 mil litros, e com uma produção mensal de cerca de 40 mil litros. No seu processo estão presentes 8 unidades, a saber, recolha/armazenamento de matéria prima (óleo usado), filtração, decantação, reacção, adição de catalisador, centrifugação, armazenamento de produto final principal (biodiesel) e secundário (glicerina) e posto de venda. Do processo de fabrico foram referidas algumas questões técnicas que permitem estabelecer uma maior rentabilidade do processo, dando-se também algumas noções de manutenção e segurança. A título de exemplo, a NorGen utiliza como catalisador do processo o metilato de sódio (Tecnologia NOVAOL), composto de manipulação perigosa, nomeadamente pela sua acção irritante, corrosiva e inflamável, sob determinadas condições.
Numa perspectiva de organização industrial, aos alunos foi dado a conhecer o programa de apoio à implementação de que a NorGen foi alvo, estando ainda a beneficiar dessa situação particular, nomeadamente no que diz respeito aos 240 m2 de fábrica, disponibilizados pelo IEFP, em Santo Tirso.
Com esta visita os alunos do curso profissional de energias renováveis da Ancorensis Cooperativa de ensino consolidaram algumas aprendizagens, reforçaram a sua capacidade de interacção com o meio industrial e ampliaram a sua visão sectorial, promotora da criatividade, empreendorismo e desempenho profissional futuros.

Curso Profissional Energias Renováveis
Ancorensis Cooperativa de Ensino
Publicada por Joaquim Celestino Ribeiro

Sem comentários: