terça-feira, 10 de março de 2009

A E.B. 1 de Dem na Semana da Leitura


No dia 4 de Março, a E.B.1 de Dem, no âmbito da Semana da Leitura, convidou um membro da comunidade escolar para ler uma história.
A senhora Dulcelina leu-nos o conto “O Gnomo Crux e a Medusa”, de Marcelle Vérité e ilustrado por Elisabeth Ivanovsky.


A história foi muito bonita e contava o seguinte:
Era uma vez um Gnomo, chamado Crux, que tocava muito bem flauta e encantava todos com as suas músicas. Adorava ir para a beira do mar, pois servia-lhe de inspiração.
Um dia viu uma Medusa, apaixonou-se por ela e decidiu casar-se. O rei de quem ele era servo não queria que eles se casassem e pediu aos seus intendentes que prendessem Crux numa gruta por alguns dias. O Gnomo ficou muito triste e nunca mais encantou ninguém com a sua flauta. A Medusa pensou que o seu amado já não a queria e saiu da água disposta a morrer.
O rei quando viu a tristeza do Gnomo libertou-o e disse-lhe para ele correr até ao mar, pois o seu amor estava quase a morrer. O Gnomo Crux correu sem olhar para trás e quando chegou à praia encontrou a Medusa transformada em gelatina. Desesperado, pegou nela e entrou no mar disposto a morrer. Nesse momento algo extraordinário aconteceu, o Gnomo Crux, transformou-se em Medusa, a sua amada sobreviveu e nadaram para as profundezas do mar onde foram felizes para sempre.

Resumo elaborado por: Pedro (aluno do 2ºano) e Vítor (aluno do 3ºano)

Queremos agradecer à senhora Dulcelina pela disponibilidade.

E.B.1 de DEM

Sem comentários: