quarta-feira, 4 de março de 2009

Ancorensis na Roboparty ‘09




Durante os dias 27,28 de Fevereiro e 1 de Março uma equipa de 4 elementos da Ancorensis Cooperativa de Ensino participou na 3º edição da RoboParty® em Guimarães.

A RoboParty consiste num evento pedagógico que reúne equipas de 4 pessoas, durante 3 dias e duas noites, para ensinar a construir robôs móveis autónomos, de uma forma simples, divertida e com acompanhamento por pessoas qualificadas. Inicialmente, é dada uma curta formação (para aprender a dar os primeiros passos em Electrónica, programação de robôs, e construção mecânica), depois é entregue um KIT robótico desenvolvido pela empresa SAR - Soluções de Automação e Robótica e pela Universidade do Minho, para ser montado pelos participantes (Mecânica, electrónica, e programação) e que no final do evento pertence à equipa. Todas as equipas têm acompanhamento de pessoas com conhecimento para ajudar na construção e programação do seu robô.

Decorrem em paralelo outras actividades lúdicas como desporto, música, internet, jogos, festas, etc. Cada participante traz o seu saco cama e fica lá durante todo o evento.

A RoboParty é idêntica a uma LANParty e também funciona 24h/24h mas tem um objectivo pedagógico e educacional. São ainda dadas a conhecer as regras das competições nacionais e internacionais de robótica mais importantes, para poderes participar.

Este ano o evento contou com duas palestras sobre a robótica e a ciência em geral por dois conceituados nomes da robótica mundial. Houve também lugar para demonstrações de várias actividades como aero-modelismo indoor.

A equipa da Ancorensis foi formada pelo professor Luís Baixinho, José Silva, Marvin Silva e Pedro Pereira. Um professor de informática, dois alunos do secundário de ciências* e um aluno do CEF de mecânica* mostra um grupo multi-disciplinar e ideal para este tipo de iniciativa.

Os objectivos da equipa Ancorensis foram plenamente cumpridos tendo em vista que foi a primeira vez que participou numa iniciativa deste género. O robô encontra-se completo e pronto para ser programado por grupos de alunos para participar em demonstrações e/ou concursos.

O grupo mostra-se contente com o evento e poderão ser formadas novas equipas para participar na próxima edição da Roboparty!

Luís Baixinho

Sem comentários: