quinta-feira, 26 de março de 2009

ANCORENSIS RECEBE DIPLOMA POR PROJECTOS SELECCIONADOS NO CONCURSO FIP "CIÊNCIA NA ESCOLA"

Presidente da direcção da ancorensis e professora Liliana Ribeiro, em representação dos coordenadores dos dois projectos apresentados no âmbito do prémio "Ciência na Escola”, recebem diploma e apoio monetário de 1000€ atribuído para o desenvolvimento efectivo dos trabalhos premiados.
A cerimónia de entrega do reconhecimento e mérito dos projectos, realizada no dia 24 de Março, numa unidade hoteleira do Porto, foi presidida pala Senhora Directora Regional de Educação do Norte e representantes da Fundação Ilídio Pinho e do BES-Banco Espírito Santo.
Criado em 2002. com o objectivo de estimular o interesse dos alunos pelas ciências, o Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola" resulta de um Protocolo entre a Fundação Ilídio Pinho, o Ministério da Educação e o Banco Espírito Santo, pretendendo estimular o interesse dos alunos pelas ciências através do apoio a projectos inovadores de educação/formação.
A edição 2008/2009 do "Ciência na Escola" elege a Matemática como área a concurso, incentivando-se os projectos que integrem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, associando-se a dois projectos nacionais do Ministério da Educação: o Plano de Acção para a Matemática e o Plano Tecnológico da Educação.
A Ancorensis Cooperativa de Ensino, presente e premiada em anos anteriores, concorreu neste ano com um projecto no âmbito do 3º ciclo do Ensino Básico tendo por título “Ancorenses, pesca até quando?” e um projecto do Ensino Secundário com o titulo “ A Matemática das coisas”. O primeiro, promovido pelo departamento curricular de matemática, sob a coordenação da professora presente na cerimónia, e o segundo sob a responsabilidade do professor Paulo Garrido.
No final do ano lectivo, o Júri do concurso fará a avaliação dos resultados finais dos projectos desenvolvidos, daí decorrendo a selecção do vencedor do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” assim como de menções honrosas;
A direcção da ancorensis manifestou aos professores proponentes, aquando da apresentação a concurso, o apreço e a sua satisfação pela escola se representar com dois projectos, número máximo por escola, e congratula-se pelo apuramento para a fase seguinte, para além do diploma e prémio recebidos, já que, para além do reconhecimento da validade dos projectos, vão funcionar, de acordo com os objectivos previstos e com as metodologias de implementação anunciados, como extensões aos programas curriculares, assentes num carácter eminentemente prático, permitindo que os alunos sejam envolvidos em experiências e trabalhos que lhes permitam conhecer e apreciar a importância do conhecimento e do método científico nas suas actividades futuras e demonstrando a aplicabilidade em situações reais dos conceitos e ferramentas ministrados na sala de aula.
A ancorensis não pode igualmente deixar manifestar o reconhecimento pelo apoio, empenho e envolvimento da estrutura local da DREN, a Equipa de Apoio às Escolas de Viana do Castelo.
A Direcção da Ancorensis

Sem comentários: