quarta-feira, 29 de abril de 2009

Palestra Por Dafur




De acordo com o programa da Semana +, a turma do 12ºF da Ancorensis Cooperativa de Ensino promoveu no dia 28 de Abril, um colóquio sobre a problemática em Darfur, contando com a presença do Presidente da AMI, Dr. Fernando Nobre e o Padre Leonel Claro, missionário Comboniano.
A mesa de honra contou ainda com a presença do Presidente da Direcção Pedagógica o Professor Fernando Cerqueira Rodrigues e o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Caminha, Dr. Paulo Pereira.
O conflito de Darfur (ou genocídio de Darfur) é um conflito armado em andamento na região de Darfur, no oeste do Sudão, que opõe principalmente os janjawid - milicianos recrutados entre os baggara, tribos nómadas africanas de língua árabe e religião muçulmana - e os povos não-árabes da região.
As mortes causadas pelo conflito são estimadas entre 50 000 e 450 000, segundo a Organização Mundial da Saúde. A maioria das Organizações Não Governamentais trabalha com a estimativa de 400 000 mortes. O número de pessoas obrigadas a deixar os seus lares está estimado em 2 000 000.
A nossa escola, sensibilizada com a magnitude deste problema, abraçou este projecto e tentou mostrar à nossa comunidade escolar esta dura realidade.
Para além do Colóquio está a realizar-se durante toda a semana uma sessão de esclarecimento sobre o conflito em Darfur, assim como a venda de produtos, desde T-shirts a canetas e quadros, para contribuir na ajuda desta causa tão nobre.

Sem comentários: