terça-feira, 28 de abril de 2009

Curso profissional de Energias Renováveis visita as instalações da TECNILIMA




A 22 de Abril, e seguindo o calendário previsto, os alunos do curso profissional de energias renováveis, ministrado pela Ancorensis Cooperativa de Ensino, visitaram as instalações da TECNILIMA, empresa do sector sediada em Ponte de Lima. Na prossecução dos objectivos específicos definidos, alunos e professores tiveram a oportunidade de verificar a disponibilidade técnica que esta empresa oferece em termos de aproveitamento energético. Conciliando saberes teóricos com práticas empresariais, atravessando fontes de energia renovável – solar, eólica e biomassa – os profissionais desta empresa facultaram saberes específicos e promoveram o contacto dos alunos com os equipamentos que comercializam e desenvolvem.
A disponibilidade e competência com que foram recebidos patrocinaram ainda a justificação da aposta nestas novas formas de aproveitamento de energia, valorizando o esforço formativo que se desenvolve nesta área e alertando para a necessidade emergente de profissionais qualificados no sector. Nas palavras do seu Director foi possível perceber que estas necessidades são reais e urgentes, sendo desta forma importante o empenhamento dos alunos na rápida aquisição de saberes que venham a valorizar o seu desempenho profissional futuro. Mais referiu que este sector se encontra em franco desenvolvimento, exemplificando com as experiências que recolhe nas feiras internacionais em que participa e com a constante constatação dos frutos desenvolvimento que chegam à sua empresa. Destacou ainda o papel de acção múltipla que urge atender na formação dos jovens profissionais, relevando o conhecimento técnico dos equipamentos, quer numa vertente de funcionamento, quer numa actuação técnica ao nível da manutenção e reparação dos mesmos, quer mesmo na procura das soluções mais ajustadas aos clientes.
No resumo desta visita sobressai a mensagem de valorização da competência fruto do conhecimento e da nota positiva pela acção da Ancorensis na promoção de contextos diversificados de aprendizagem aos seus alunos, em particular no contacto com as empresas, elementos importantes no processo formativo, já que algumas poderão receber parte destes novos profissionais.
A Ancorensis Cooperativa de Ensino mantém assim a estratégia de formação dos seus técnicos de energias renováveis, procurando, pelas experiências que promove, dotar os seus alunos de mais e melhores conhecimentos, procurando maior competência para o seu desempenho futuro.
A Direcção do curso de
Energias Renováveis

Sem comentários: