quarta-feira, 29 de abril de 2009

Palestra CSI – Mitos e Factos



No âmbito da Semana + a turma do 12ºB da Ancorensis Cooperativa de Ensino, organizou um colóquio que contou com os ilustres palestrantes Dr. José Pinto da Costa, professor Catedrático Jubilado no ICBAS e o Agente Gonçalves da Unidade de Polícia Técnica de Viana do Castelo. Contou ainda com a presença do Presidente da Direcção Pedagógica Prof. Fernando Cerqueira Rodrigues e o Vereador da Câmara Municipal de Caminha, Flamiano Martins.
Esta palestra visava desmistificar ideias preconcebidas sobre cenas de crime e criminologia em geral.
O Agente Gonçalves fez uma clara exposição sobre as competências da PSP e da GNR, do dever de cooperação uns com os outros e de como se processa todos os trâmites inerentes a uma situação de crime.
O Dr. Pinto da Costa esclareceu os alunos que a primeira abordagem à cena do crime é a mais importante e que daí resultam as provas mais importantes para a resolução do delito. Demonstrou ainda, com recurso a imagens elucidativas, como se consegue através da autópsia aferir dados sobre a ocorrência. O palestrante revelou uma excelente empatia com o público tornando esta acção dinâmica e enriquecedora.

1 comentário:

Inês VR disse...

ola gostei imenso da ideia da palestra csi e gostava de saber se me podiamos trocar impressões sobre este assunto. faço parte de um trabalho de area de projecto e toda a informação era bem-vinda. espero pela vossa resposta. obrigada