sexta-feira, 24 de abril de 2009

JOVENS DEPUTADOS ENFRENTAM A ASSEMBLEIA DA REPUBLICA




No dia 20 de Abril, pelas 6h00m da manhã, os deputados do Círculo do Parlamento Jovem do Básico de Viana do Castelo partiram rumo a Lisboa, para a Assembleia da República. No mesmo autocarro viajaram também os deputados dos Círculos de Braga e de Santarém. E foi já na viagem de ida que começamos a travar conhecimento com alunos de outras escolas e a formar laços de amizade. Por volta das 13:15, à porta da AR, deu-se o encontro de todos os participantes a nível nacional, incluindo a Madeira, os Açores e dois deputados de fora da Europa, mais concretamente da Escola Portuguesa de Macau.
Depois de todos terem chegado, houve a recepção dos participantes que incluía, não só os alunos - deputados, mas também os alunos-repórteres e os professores que os acompanhavam.
Os deputados foram distribuídos por quatro salas, estando o Círculo de Viana do Castelo integrado na 1ª e 4ª Comissões. Em cada grupo de trabalho os alunos tiveram que debater na generalidade e na especialidade os vários projectos de recomendação sob a orientação de alguns deputados da Assembleia da República em representação dos grupos parlamentares. Os professores acompanhantes e os jornalistas assistiram aos debates dos projectos de recomendação de cada Círculo que estavam distribuidos por quatro comissões.
Na 1ª Comissão, onde estava a ser defendido o projecto de recomendação do distrito de Viana do Castelo, os trabalhos foram dirigidos pelos deputados do PS, PSD e PCP e na 4ª Comissão, que decorreu no Senado e onde estavam os dois alunos-deputados da Ancorensis - Cooperativa de Ensino, estiveram presentes os deputados do CDS , BE e PEV.
Nestas sessões, primeiro cada Círculo aprensentou as suas medidas, depois decorreu a fase de esclarecimento de dúvidas e de seguida passou-se à fase de votação das medidas propostas. No final, cada comissão apresentou uma questão que viria a ser respondida, no dia seguinte, pelos deputados da AR.
No dia 21 de Abril, pelas 10h00, depois de uma noite que para muitos foi de plena convivência e de muito divertimento, deu-se a abertura solene do plenário pelo Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, com a presença da Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues. Os representantes do Governo elogiaram a participação dos alunos e dos professores reconhecendo o esforço que todos fizeram na preparação e realização deste projecto. Quanto aos representantes da mesa que dirigiram os trabalhos, estes eram quatro alunos-deputados de diferentes Círculos Eleitorais. Neste plenário, primeiro houve espaço para os jovens deputados fazerem perguntas aos deputados (os verdadeiros) que representavam os vários grupos parlamentares e só depois se deu o debate sobre as recomendações que tinham sido aprovados nas diferentes Comissões. Durante o debate, os alunos-deputados tiveram que defender e refutar as várias recomendações propostas e por fim procedeu-se à votação final da Recomendação, que poderá ser consultada na página da internet do parlamento (www.parlamento.pt), dando-se por encerrada a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Básico 2009 pelo Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência , António José Seguro. De referir ainda que durante o Plenário, os jornalistas das escolas tiveram oportunidade de realizar uma conferência de imprensa, assim como todos puderam visitar a Sala das sessões parlamentares, uma exposição de homenagem da AR ao arquitecto Ventura Terra, autor do projecto original do Hemiciclo, e de assistir a um concerto.
Durante estes dois dias, todos os participantes fizeram as refeições no Palácio de S. Bento e ficaram hospedados no INATEL de Oeiras, o que proporcionou um maior convívio entre os alunos.
A participação neste projecto enriqueceu-nos muito pois tivemos oportunidade de conhecer melhor o funcionamento da Assembleia da República, aproximando-nos à vida política e consciencializando-nos para a importância da mesma; desenvolvemos também a nossa capacidade de argumentação e aprendemos a ouvir e respeitar a opinião dos outros. Para além disso, considero que um dos factores positivos da participação na Sessão Nacional foi o convívio são entre os vários deputados, jornalistas e professores e as amizades que aí formamos, apesar de por vezes divergirmos nas opiniões “políticas” ou de gosto pessoal.
Para mim participar neste projecto foi um sonho tornado realidade, pois sempre quis estar com deputados e falar com eles sobre aspectos políticos e sociais.

Rui Barroso, 9ºA, Cooperativa de Ensino Ancorensis

Sem comentários: