A E.B.1 de Dem agradece desde já a participação de toda a comunidade.
SELO PRODUZIDO PELA E.B.1 DE DEM:
Comunidade Escolar do Município de Caminha
Publicada por gmacedo à(s) 11:43 0 comentários
De acordo com o programa da Semana +, a turma do 12ºF da Ancorensis Cooperativa de Ensino promoveu no dia 28 de Abril, um colóquio sobre a problemática em Darfur, contando com a presença do Presidente da AMI, Dr. Fernando Nobre e o Padre Leonel Claro, missionário Comboniano.
A mesa de honra contou ainda com a presença do Presidente da Direcção Pedagógica o Professor Fernando Cerqueira Rodrigues e o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Caminha, Dr. Paulo Pereira.
O conflito de Darfur (ou genocídio de Darfur) é um conflito armado em andamento na região de Darfur, no oeste do Sudão, que opõe principalmente os janjawid - milicianos recrutados entre os baggara, tribos nómadas africanas de língua árabe e religião muçulmana - e os povos não-árabes da região.
As mortes causadas pelo conflito são estimadas entre 50 000 e 450 000, segundo a Organização Mundial da Saúde. A maioria das Organizações Não Governamentais trabalha com a estimativa de 400 000 mortes. O número de pessoas obrigadas a deixar os seus lares está estimado em 2 000 000.
A nossa escola, sensibilizada com a magnitude deste problema, abraçou este projecto e tentou mostrar à nossa comunidade escolar esta dura realidade.
Para além do Colóquio está a realizar-se durante toda a semana uma sessão de esclarecimento sobre o conflito em Darfur, assim como a venda de produtos, desde T-shirts a canetas e quadros, para contribuir na ajuda desta causa tão nobre.
Publicada por GIC Ancorensis à(s) 11:15 0 comentários
No âmbito da Semana + a turma do 12ºB da Ancorensis Cooperativa de Ensino, organizou um colóquio que contou com os ilustres palestrantes Dr. José Pinto da Costa, professor Catedrático Jubilado no ICBAS e o Agente Gonçalves da Unidade de Polícia Técnica de Viana do Castelo. Contou ainda com a presença do Presidente da Direcção Pedagógica Prof. Fernando Cerqueira Rodrigues e o Vereador da Câmara Municipal de Caminha, Flamiano Martins.
Esta palestra visava desmistificar ideias preconcebidas sobre cenas de crime e criminologia em geral.
O Agente Gonçalves fez uma clara exposição sobre as competências da PSP e da GNR, do dever de cooperação uns com os outros e de como se processa todos os trâmites inerentes a uma situação de crime.
O Dr. Pinto da Costa esclareceu os alunos que a primeira abordagem à cena do crime é a mais importante e que daí resultam as provas mais importantes para a resolução do delito. Demonstrou ainda, com recurso a imagens elucidativas, como se consegue através da autópsia aferir dados sobre a ocorrência. O palestrante revelou uma excelente empatia com o público tornando esta acção dinâmica e enriquecedora.
Publicada por GIC Ancorensis à(s) 11:11 1 comentários
A 22 de Abril, e seguindo o calendário previsto, os alunos do curso profissional de energias renováveis, ministrado pela Ancorensis Cooperativa de Ensino, visitaram as instalações da TECNILIMA, empresa do sector sediada em Ponte de Lima. Na prossecução dos objectivos específicos definidos, alunos e professores tiveram a oportunidade de verificar a disponibilidade técnica que esta empresa oferece em termos de aproveitamento energético. Conciliando saberes teóricos com práticas empresariais, atravessando fontes de energia renovável – solar, eólica e biomassa – os profissionais desta empresa facultaram saberes específicos e promoveram o contacto dos alunos com os equipamentos que comercializam e desenvolvem.
A disponibilidade e competência com que foram recebidos patrocinaram ainda a justificação da aposta nestas novas formas de aproveitamento de energia, valorizando o esforço formativo que se desenvolve nesta área e alertando para a necessidade emergente de profissionais qualificados no sector. Nas palavras do seu Director foi possível perceber que estas necessidades são reais e urgentes, sendo desta forma importante o empenhamento dos alunos na rápida aquisição de saberes que venham a valorizar o seu desempenho profissional futuro. Mais referiu que este sector se encontra em franco desenvolvimento, exemplificando com as experiências que recolhe nas feiras internacionais em que participa e com a constante constatação dos frutos desenvolvimento que chegam à sua empresa. Destacou ainda o papel de acção múltipla que urge atender na formação dos jovens profissionais, relevando o conhecimento técnico dos equipamentos, quer numa vertente de funcionamento, quer numa actuação técnica ao nível da manutenção e reparação dos mesmos, quer mesmo na procura das soluções mais ajustadas aos clientes.
No resumo desta visita sobressai a mensagem de valorização da competência fruto do conhecimento e da nota positiva pela acção da Ancorensis na promoção de contextos diversificados de aprendizagem aos seus alunos, em particular no contacto com as empresas, elementos importantes no processo formativo, já que algumas poderão receber parte destes novos profissionais.
A Ancorensis Cooperativa de Ensino mantém assim a estratégia de formação dos seus técnicos de energias renováveis, procurando, pelas experiências que promove, dotar os seus alunos de mais e melhores conhecimentos, procurando maior competência para o seu desempenho futuro.
A Direcção do curso de
Energias Renováveis
Publicada por GIC Ancorensis à(s) 09:35 0 comentários
Temas: Ancorensis
A convite do professor Pedro Bragança, o Clube de Robótica da Ancorensis Cooperativa de Ensino participou numa pequena acção de demonstração na semana cultural da Escola Secundária de Arcos de Valdevez. A exibição teve lugar a 23 de Abril e contou com a participação dos alunos Marvin Silva e Pedro Pereira e do professor Luís Baixinho.
A demonstração foi composta por uma breve introdução à robótica; descrição das principais competições nacionais robóticas dedicadas às equipas escolares (Festival Nacional de Robótica, RoboParty e First LEGO League); apresentação do robô construído na última RoboParty em Guimarães; apresentação do robô Lança-Mísseis criado com peças LEGO (que infelizmente estava parado por problemas de drivers); apresentação do robô da Sony, o Aibo. Por fim teve lugar uma pequena sessão de perguntas e respostas onde alguns alunos colocaram questões sobre os robôs apresentados e sobre a robótica em geral.
A reacção dos alunos e do corpo docente presente foi bastante positiva e o Clube de Robótica partilhou experiências e contactos para as suas futuras acções.
Publicada por GIC Ancorensis à(s) 09:33 0 comentários
Temas: Ancorensis
No dia 20 de Abril, pelas 6h00m da manhã, os deputados do Círculo do Parlamento Jovem do Básico de Viana do Castelo partiram rumo a Lisboa, para a Assembleia da República. No mesmo autocarro viajaram também os deputados dos Círculos de Braga e de Santarém. E foi já na viagem de ida que começamos a travar conhecimento com alunos de outras escolas e a formar laços de amizade. Por volta das 13:15, à porta da AR, deu-se o encontro de todos os participantes a nível nacional, incluindo a Madeira, os Açores e dois deputados de fora da Europa, mais concretamente da Escola Portuguesa de Macau.
Depois de todos terem chegado, houve a recepção dos participantes que incluía, não só os alunos - deputados, mas também os alunos-repórteres e os professores que os acompanhavam.
Os deputados foram distribuídos por quatro salas, estando o Círculo de Viana do Castelo integrado na 1ª e 4ª Comissões. Em cada grupo de trabalho os alunos tiveram que debater na generalidade e na especialidade os vários projectos de recomendação sob a orientação de alguns deputados da Assembleia da República em representação dos grupos parlamentares. Os professores acompanhantes e os jornalistas assistiram aos debates dos projectos de recomendação de cada Círculo que estavam distribuidos por quatro comissões.
Na 1ª Comissão, onde estava a ser defendido o projecto de recomendação do distrito de Viana do Castelo, os trabalhos foram dirigidos pelos deputados do PS, PSD e PCP e na 4ª Comissão, que decorreu no Senado e onde estavam os dois alunos-deputados da Ancorensis - Cooperativa de Ensino, estiveram presentes os deputados do CDS , BE e PEV.
Nestas sessões, primeiro cada Círculo aprensentou as suas medidas, depois decorreu a fase de esclarecimento de dúvidas e de seguida passou-se à fase de votação das medidas propostas. No final, cada comissão apresentou uma questão que viria a ser respondida, no dia seguinte, pelos deputados da AR.
No dia 21 de Abril, pelas 10h00, depois de uma noite que para muitos foi de plena convivência e de muito divertimento, deu-se a abertura solene do plenário pelo Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, com a presença da Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues. Os representantes do Governo elogiaram a participação dos alunos e dos professores reconhecendo o esforço que todos fizeram na preparação e realização deste projecto. Quanto aos representantes da mesa que dirigiram os trabalhos, estes eram quatro alunos-deputados de diferentes Círculos Eleitorais. Neste plenário, primeiro houve espaço para os jovens deputados fazerem perguntas aos deputados (os verdadeiros) que representavam os vários grupos parlamentares e só depois se deu o debate sobre as recomendações que tinham sido aprovados nas diferentes Comissões. Durante o debate, os alunos-deputados tiveram que defender e refutar as várias recomendações propostas e por fim procedeu-se à votação final da Recomendação, que poderá ser consultada na página da internet do parlamento (www.parlamento.pt), dando-se por encerrada a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Básico 2009 pelo Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência , António José Seguro. De referir ainda que durante o Plenário, os jornalistas das escolas tiveram oportunidade de realizar uma conferência de imprensa, assim como todos puderam visitar a Sala das sessões parlamentares, uma exposição de homenagem da AR ao arquitecto Ventura Terra, autor do projecto original do Hemiciclo, e de assistir a um concerto.
Durante estes dois dias, todos os participantes fizeram as refeições no Palácio de S. Bento e ficaram hospedados no INATEL de Oeiras, o que proporcionou um maior convívio entre os alunos.
A participação neste projecto enriqueceu-nos muito pois tivemos oportunidade de conhecer melhor o funcionamento da Assembleia da República, aproximando-nos à vida política e consciencializando-nos para a importância da mesma; desenvolvemos também a nossa capacidade de argumentação e aprendemos a ouvir e respeitar a opinião dos outros. Para além disso, considero que um dos factores positivos da participação na Sessão Nacional foi o convívio são entre os vários deputados, jornalistas e professores e as amizades que aí formamos, apesar de por vezes divergirmos nas opiniões “políticas” ou de gosto pessoal.
Para mim participar neste projecto foi um sonho tornado realidade, pois sempre quis estar com deputados e falar com eles sobre aspectos políticos e sociais.
Rui Barroso, 9ºA, Cooperativa de Ensino Ancorensis
Publicada por GIC Ancorensis à(s) 15:10 0 comentários
"O Invisível Também Existe", foi este o tema da formação para pais realizada na nossa escola na passada terça-feira, 21 de Abril, pelas 18:00 horas, e que contou com a presença de numerosos pais (da EB1 e do JI), da Vice-Presidente do nosso Agrupamento, Maria do Céu Silva, e do Vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Caminha, Flamiano Martins.A jornada foi orientada pelo padre Paulo Dias, pároco das freguesias de Venade, Argela e Azevedo. Durante este momento de encontro, o padre Paulo levou todos os presentes à reflexão sobre as "pequenas coisas" que nos acontecem na vida e que, sem compreendermos bem porquê, nos marcam para sempre. Estas "pequenas coisas" como o conselho do pai, o colo da mãe, o carinho da professora, as brincadeiras com os colegas de escola, são marcas que ficam, para sempre, no nosso coração. O padre Paulo, com a sabedoria e a singeleza das suas palavras, ajudou-nos a ver como as "coisas simples" são magníficas e que, como tal, perduram na nossa memória muito para além do que poderíamos pensar.
Ser em vez de ter, dar em vez de receber e amar sem condições.
E servir! Servir todos os que nos rodeiam no desempenho da vocação que cada um de nós sentiu...
A nossa vocação são as crianças.
Ao padre Paulo, a nossa gratidão.
Publicada por EB1 de Venade à(s) 22:34 0 comentários
Publicada por EB1 de Caminha à(s) 16:49 0 comentários
Publicada por EB1 de Caminha à(s) 14:32 0 comentários
Publicada por EB1 de Afife à(s) 16:05 0 comentários
Temas: Jornal
O Departamento de Ciências e Humanas e Sociais, no âmbito da disciplina de EMRC juntamente com os respectivos alunos organizaram a Comunhão Pascal no Monte do Calvário, em Vila Praia de Âncora. A celebração eucarística campal contou com a presença de mais de duas centenas de alunos.
Este dia pautou-se por uma manhã dedicada às festividades pascais e uma tarde de divertimento, companheirismo e interacção entre alunos, professores e funcionários, com a realização de diversas actividades desde a dança, caminhada até à participação em jogos tradicionais.
O sucesso desta actividade leva-nos a desejar que para o ano se volte a realizar.
Publicada por GIC Ancorensis à(s) 11:11 0 comentários
Com o apoio da Câmara Municipal de Caminha e do Instituto Português da Juventude, as turmas do 10ºE, 10ºT e 11ºE da Ancorensis-Cooperativa de Ensino realizaram uma visita de estudo a Lisboa e a Sintra, nos dias 20 e 21 de Março, acompanhados pelos professores José Leal, Nélson Pereira e Susana Lourenço.
A visita teve como principais objectivos possibilitar, nomeadamente a alunos com carências socioeconómicas, a oportunidade de contactar com instituições, associações, dinâmicas culturais e empresariais que, de outro modo, lhes estariam vedadas. A visita à Spot-Feira da Juventude permitiu o acesso directo a programas de empreendedorismo júnior e a instituições de apoio aos jovens. As visitas aos monumentos da zona de Belém e aos palácios nacionais de Sintra facultou o contacto com um património cultural e arquitectónico ímpar.
Para além das valias que teve na aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências nas áreas da animação sociocultural e turística (futuras áreas laborais dos alunos), a visita pautou-se pelo excelente relacionamento e cooperação inter-turmas.
Publicada por GIC Ancorensis à(s) 10:47 0 comentários