domingo, 8 de junho de 2008

Jardins-de-Infância do Agrupamento de Escolas Coura e Minho comemoram “Dia Eco-Escola”




Mais de uma centena de crianças dos Jardins-de-Infância do Agrupamento de Escolas Coura e Minho celebrou, ontem, dia 28, o “Dia Eco-Escola”, em Vilar de Mouros.
Durante as actividades desenvolvidas pelos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas Coura e Minho, a educadora do Jardim de Infância de Vilar de Mouros, responsável pela organização do encontro, salientando o apoio que a Câmara tem vindo a prestar ao agrupamento de escolas neste projecto, referiu que “estas celebrações têm como finalidade divulgar a toda a comunidade as actividades desenvolvidas durante todo o ano, contando com a participação de todos os Jardins-de-Infância envolvidos neste programa”.

Neste âmbito, os mais pequenos tiveram a oportunidade de realizar passeios pedestres, observar painéis solares, praticar jogos lúdicos no CIRV (Centro de Instrução e Recreio Vilarmourense), entre outras actividades, cujos temas abordados foram a água, a energia, as alterações climáticas e os resíduos.

A Coordenadora do Conselho de Docentes, mencionou também que “todos os anos este trabalho é realizado pelo Agrupamento e, todos os anos, tem recebido a bandeira Eco-Escolas”, vindo, assim, a reconhecer e premiar o trabalho realizado pelas escolas na melhoria do seu desempenho ambiental e o apoio e acompanhamento de toda a comunidade educativa, nomeadamente os pais e a Câmara Municipal de Caminha.

O Programa Eco-Escolas é uma iniciativa de âmbito europeu, da responsabilidade da Fundação para a Educação Ambiental na Europa (FEEE), tendo já onze anos de vida e é destinado preferencialmente às escolas do ensino básico, embora possa ser implementado em qualquer grau de ensino.

Recorda-se que este Programa pretende encorajar acções, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu empenho ambiental, gestão escolar e sensibilização da comunidade. Ainda, pretende estimular o hábito de participação e a adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário e visa contribuir para a criação de parcerias locais na perspectiva de implementação da Agenda 21 Local.

As celebrações do “Dia Eco-Escola” foi uma iniciativa do Agrupamento de Escolas Coura e Minho e contou com o apoio da Câmara Municipal de Caminha, Juntas de Freguesia do Concelho, Associação de Pais e VALORMINHO (Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos).

Sem comentários: