sexta-feira, 13 de junho de 2008

ANDEBOL - MEDALHA DE PRATA PARA OS JUVENIS DA ANCORENSIS




CAMPEONATOS REGIONAIS DE DESPORTO ESCOLAR 2007/2008


A Ancorensis Cooperativa de Ensino representada pela sua equipa de juvenis masculinos de andebol depois de conseguir o apuramento nos Inter-Regionais que se realizaram durante o ano lectivo, representou o Centro de Área Educativa de Viana do Castelo na Final Regional de Juvenis Masculinos nos dias 02 e 03 de Maio em São João da Madeira onde se classificou em 2º lugar. O torneio de apuramento realizado entre as equipas das EAE de Braga, Porto e Viana, foi favorável para a nossa escola, tendo sido eliminadas a Sec. Carlos Amarante e a EB de Montelongo pertencentes à EAE de Braga. Ficaram apurados para o Regional, o segundo classificado, Grande colégio Universal pertencente à EAE do Porto e o primeiro classificado, a Cooperativa Ancorensis pertencente à EAE de Viana que embora com mesmos pontos marcou mais golos e sofreu menos nos jogos realizados entre si.
A Final Regional adivinhava-se bastante difícil para a nossa equipa, uma vez que sabíamos que iríamos defrontar novamente o Grande Colégio Universal e ainda a equipa representante da EAE de Viseu, Escola Secundaria de Moimenta da Beira, duas fortíssimas formações federadas com um excelente currículo em participações escolares. O Grande Colégio Universal mais uma vez levou a melhor e venceu os dois jogos realizados. Recorde-se que este colégio já tinha eliminado a Ancorensis na passada época na mesma competição e o sonho dos jovens da Ancorensis participar nos Jogos Mundiais do ISF-2008 na Dinamarca também se dissipou, mas prometem que vão continuar a trabalhar para o futuro.
João Sampaio responsável pela equipa, analisou a prestação da equipa e referiu o seguinte:
“Os nosso adversários apresentavam condições para, qualquer um deles, ser vencedor, conhecidas as suas prestações no Campeonato Nacional Federado, porém acreditamos até ao final no nosso grupo que jogou andebol de excelente nível. Infelizmente, o sorteio também não foi favorável pois tivemos de fazer os dois jogos no segundo dia, 03 de Maio, o primeiro contra a equipa de Moimenta da Beira pelas 9h00 da manhã e o segundo contra a equipa do Grande colégio Universal pelas 15h00.
No primeiro dia, 02 de Maio tivemos a oportunidade ver o Grande Colégio Universal derrotar a Escola de Moimenta da Beira num jogo caracterizado por acções de contra-ataque e reposições rápidas da bola no meio campo, muita tensão entre as duas equipas, e várias exclusões para a equipa de Moimenta. Este ritmo permitiu algum equilíbrio somente durante os primeiros 20” favorecendo, mais tarde, a equipa que melhor jogo colectivo apresentava – Grande Colégio Universal.
Relativamente ao nosso primeiro jogo, contra a equipa de Moimenta da Beira, pode dizer-se que foi bastante equilibrado mas soubemos gerir as situações, controlamos os bons atiradores (de referir que um dos laterais apresentava 1,90m de altura e atirava bem dos 10/11m) e também aproveitar os desequilíbrios da defesa do nosso adversário. Embora tenhamos tido várias exclusões conseguimo-nos manter quase sempre a superioridade no marcador e terminar com três golos de diferença.
Relativamente ao Grande Colégio Universal, que jogou connosco apenas algumas horas mais tarde, pode dizer-se que apresentou uma postura bastante diferente do habitual e após quatro jogos somou a terceira vitória. Surpreenderam-nos por uma atitude defensiva excessivamente dura sem qualquer tipo de punições por parte da equipa de arbitragem. Os nossos jogadores simplesmente não conseguiam entrar na 1ª linha sem serem placados ou projectados.
É de lamentar que para um jogo que era uma final não fosse nomeada uma dupla de árbitros com maior capacidade. Tudo favoravelmente para o Grande Colégio Universal que viu apenas duas exclusões o jogo inteiro, tendo a Ancorensis passado de vítima para “má da fita” uma vez que tivemos grandes dificuldades em aguentar a pressão do jogo e fomos excluídos no ataque, (quando o normal é na defesa)! Estivemos quase sempre em inferioridade numérica, tendo tido várias exclusões por acumulação de amarelos.
A táctica da equipa adversária foi bem montada pois conhecia as fragilidades emocionais de alguns dos nossos atletas e da equipa de arbitragem.
Mesmo assim, lutamos por um resultado positivo até ao fim. O Colégio Universal teve imensas dificuldades em ganhar pois a 10 minutos do final a Ancorensis estava à frente do marcador. A situação inverteu-se nos últimos minutos com a exclusão definitiva do nosso importante lateral direito.
Uma derrota com um sabor amargo e que merece uma análise dos responsáveis presentes que não souberam intervir em devido tempo, mesmo depois de terem sido objecto de uma repreensão efectuada pelo nosso coordenador quando se dirigiram de forma muito pouco correcta aos nossos alunos.
Não posso deixar de dar os parabéns a todos os atletas que representaram uma vez mais o Distrito de Viana do Castelo e o Concelho de Caminha nas Finais Regionais e agradecer a todos os que estão envolvidos neste projecto, alunos, pais, direcção, corpo técnico, funcionários da Ancorensis e dirigentes do Afifense que muito têm contribuído para o sucesso do Andebol.


Sem comentários: