segunda-feira, 21 de abril de 2008

ESCOLAS PRIVADAS REUNIDAS NO PORTO

ANCORENSIS MARCA PRESENÇA


O 9.º Fórum da AEEP decorreu entre 4, 5 e 6 de Abril no Centro de Congressos da Alfândega do Porto sob o lema "Dinâmica Privada, Serviço Público de Qualidade". Segundo o responsável, pretendeu-se frisar "o papel e o contributo do ensino particular na melhoria do sistema educativo português".
A inovação das práticas educativas, o papel do ensino privado e a liberdade de escolha dos pais foram temas em debate no 9.º Fórum da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular.
O Secretário da Educação, Valter Lemos e o presidente da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular (AEEP), João Alvarenga abriram na sexta-feira os trabalhos deste encontro.
A inovação do sistema educativo esteve em destaque no sábado, com a realização de um conjunto de simpósios onde foram partilhadas experiências desde o Pré-escolar ao Secundário, passando pelo ensino especial e pela abordagem aos Centros Novas Oportunidades.
A Ancorensis Cooperativa de Ensino esteve presente na mostra pedagógica com as diversas valências na robótica, na exposição de carros e barcos movidos a energia solar e com uma apresentação criativa em multimédia.
O Centro Novas Oportunidades Ancorensis, representado pelos Profissionais de RVC Luisa Sousa e Luis Almeida, participou no VI Simpósio: Experiências de Inovação; respostas do EPC ao desafio das Novas Oportunidades cujo moderador foi o Dr. José Ferreira (Direcção Nacional da AEEP)
Além de simpósios, conferências e painéis de discussão, o encontro contou ainda com "Actividades de Palco", como Música, Dança, Ballet e Teatro e "Oficinas de Animação" com sessões sobre Restauração, Matemática, Robótica e Programação.
No Domingo realizou-se um painel sobre a liberdade de opção dos pais, com a presença da deputada do PS Manuela de Melo, do porta-voz do PSD para a Educação, Pedro Duarte, do ex-secretário de Estado da Educação do CDS/PP Diogo Feio e do presidente da Confederação das Associações de Pais, Albino Almeida.
Foram muitas as pessoas que visitaram e conheceram as diversas ofertas e potencialidades do ensino particular expostas neste 9ºFórum.
Segundo o presidente da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular (AEEP), João Alvarenga, em declarações à Lusa defendeu que..."É importante que se faça uma reflexão sobre a liberdade de escolha. Somos um país livre, mas é necessário que essa liberdade se traduza nos diferentes sectores da sociedade.”
Gabinete de Informação e Comunicação

Sem comentários: