segunda-feira, 21 de abril de 2008

ANCORENSIS NO FESTIVAL DE ROBÓTICA

NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO





O Festival Nacional de Robótica tem como objectivo a promoção da Ciência e da Tecnologia junto dos jovens dos ensinos básico, secundário e superior, bem como do público em geral, através de competições de robôs. No dia 4 de Abril, realizou-se uma visita de estudo à 8ªedição do Festival de Robótica na Universidade de Aveiro, organizada pelo Departamento de Informática da Ancorensis e que contou com a presença de todos os alunos dos vários graus de ensino do ensino secundário da área de informática, nomeadamente, Ensino Tecnológico, Ensino Profissional e Cursos Nível III de Educação e Formação.
Foram cerca de 80 alunos que participaram nas várias demonstrações robóticas previamente programadas, nomeadamente com a demostração do modo de funcionamento dos robôs, com os seus múltiplos sensores, câmaras e métodos de comunicação, demostrações de robots de condução autonoma em estradas com semáforos, túneis e locais de estacionamento, além de outras demonstrações de robots construidos pelas várias Universidades presentes com diversas finalidades. Os alunos mostram muito interesse e curiosidade pelas diversas explicações e conhecimentos transmitidos. No final da visita, assitiram ao jogo das meias finais da competição entre o Instituto Superior Técnico e a Universidade de Aveiro, esta última, vencedora com grande superioridade.
É de se realçar que este Festival Nacional de Robótica é, actualmente, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Robótica e que ao organizar-se este evento em Portugal, pretende-se não apenas motivar os alunos das escolas que participam na competição para uma área tecnologicamente avançada e altamente multidisciplinar, mas também dar um contributo positivo para o desenvolvimento da investigação em Robótica e Automação e uma maior divulgação da Ciência e Tecnologia no país.
GIC-Gabinete de Informação e Comunicação

Sem comentários: