domingo, 14 de outubro de 2007

Lixoteca Itinerante regressa a Caminha no dia 15 de Outubro

A Câmara Municipal de Caminha vai promover, à semelhança dos anos anteriores, mais uma intervenção no âmbito da Educação Ambiental, a “Lixoteca Itinerante”, que vai estar no concelho desde o dia 15 até ao dia 26 deste mês. O objectivo essencial da Lixoteca é sensibilizar e educar a população mais jovem com vista à preservação do meio ambiente. Esta unidade móvel de formação e sensibilização ambiental vai visitar os Estabelecimentos de Educação e Ensino do Pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico do Município de Caminha.
“A Odisseia na Lixolândia” é a designação desta iniciativa, no qual a Lixolândia – Terra da Alegria é materializada no interior da viatura. Nela contém: o Coreto do Bom Ambiente, em que se assiste a uma peça de fantoches para reforçar a abordagem às temáticas como a Triagem, a Política dos 5 R’s, Recolha de Resíduos volumosos (Monstros), Acondicionamento e Deposição de pequenos lixos, entre outras; o Beco da Sabedoria, no qual é apresentado um jogo multimédia de sequências, com a aplicação de saberes e memória; e a Zona da Cidadania, em que dá continuidade às “cartas” à Presidente da Câmara Municipal, sob a forma de postais.
Actividades estas que associam o ensinamento dos comportamentos ambientais mais correctos com o constante recurso ao mundo imaginário. Cada sessão é formada por grupos de 30 pessoas, no máximo (incluindo Professores e Alunos), tendo de durabilidade cerca de 60 minutos.
O projecto foi desenvolvido pela Câmara Municipal de Caminha e concebido e consubstanciado pelo Grupo SUMA (Serviços Urbanos e Meio Ambiente, S.A.).
Assim, a “Lixoteca Itinerante” vai iniciar o seu percurso no dia 15 no Terreiro, em Caminha. Esta actividade vai estar em Moledo, Vila Praia de Âncora, Âncora, Vilarelho, Vilar de Mouros, Dem, Riba de Âncora, Venade e Lanhelas e termina no dia 26 em Caminha (Regime Livre).

Sem comentários: