terça-feira, 9 de outubro de 2007

Acção de Formação: "Não se nasce leitor"

A Biblioteca Municipal de Caminha promove uma Acção de Formação no âmbito do livro e da leitura, intitulada "Não se nasce leitor", coordenada pelo Professor Rui Marques Veloso, com o objectivo de dar a conhecer a realidade dos níveis de literacia em Portugal, promover e animar a leitura. Esta acção decorrerá entre os dias 23 e 24 de Novembro, com a duração de 15 horas, dirigidas a toda a comunidade escolar (professores, educadores) e público em geral.

Horário: Dia 23 (Sex) 16h/19h 20h/23h; Dia 24 (Sábado) 09h/12h30 14h/17h30.
* aguardar creditação pelo conselho científico-pedagógico da formação contínua
As inscrições deverão ser realizadas até ao dia 09 de Novembro, na Biblioteca Municipal de Caminha (Acesso Gratuito - Limite de Participantes:30)


CONTEÚDOS


1.Níveis de literacia em Portugal e desenvolvimento sustentado.
2.A literatura, o livro e a educação estética.
3.Leitura e literatura para crianças e jovens na Escola – o professor como mediador.
4.Escola e biblioteca – pontes e compromissos.
5.Autores e ilustradores de Portugal e do mundo.
6.O Plano Nacional de Leitura.
7.Selecção, crítica e divulgação de livros infantis e juvenis.

METODOLOGIA

A acção de formação tem um carácter teórico-prático, sendo as catorze horas previstas ocupadas com a exposição do formador, em permanente reflexão com os formandos na capitalização dos seus saberes e experiência, e no contacto directo com numerosos títulos que lhes serão apresentados para conhecimento e análise.

DESENVOLVIMENTO DA ACÇÃO

1.Níveis de literacia em Portugal e desenvolvimento sustentado
1.1.os hábitos de leitura em Portugal;
1.2.televisão, vídeo, DVD, mp3, ipod e livros – a harmonia possível;
1.3. as responsabilidades da família e da escola;
1.4.do querer ler ao saber ler para chegar ao amar ler.
2.A literatura, o livro e a educação estética
2.1. o peso da vertente cognitiva;
2.2. o espaço da ficção;
2.3. imaginação e criatividade;
2.4. a competência linguística da criança;
2.5. a literatura face a uma pedagogia de afectos;
2.6. a educação do gosto e a diversidade de experiências estéticas.

3.Leitura e literatura para crianças e jovens na Escola – o professor como mediador
3.1. pré-leituras na creche e jardim de infância;
3.2. os textos, os pretextos e a leitura no 1º ciclo;
3.3. leitura literária e leitura extensiva;
3.4. a narrativa
3.4.1. o álbum
3.4.2. o conto tradicional,
3.4.3. o conto moderno,
3.4.4. o romance juvenil;
3.5. a poesia
3.5.1. as rimas infantis,
3.5.2. a poesia de autor,
3.5.3. o mito da criança poeta;
3.6. o texto dramático;
3.7. a ilustração dos livros infantis
3.7.1. a complementaridade texto verbal/texto icónico,
3.7.2. a linguagem plástica,
3.7.3. a leitura das imagens;

4. Escola e biblioteca – pontes e compromissos
4.1 um casamento fundamental;
4.2 a procura que os alunos fazem na biblioteca;
4.3 os adultos face ao trabalho escolar e às actividades da biblioteca;
4.4 articulação da biblioteca escolar com a biblioteca municipal.

5. Autores e ilustradores de Portugal e do Mundo
5.1 os clássicos universais;
5.2 autores portugueses
5.2.1 anteriores aos anos 70,
5.2.2 contemporâneos,
5.2.3 cânones – sim ou não,

6. O Plano Nacional de Leitura – ler mais
6.1 a leitura na escola e na família;
6.2 modelos de animação;
6.3 ler, ler, ler;
6.4 encontros com escritores, ilustradores e contadores;
6.5. o professor como mediador.

7. Selecção, crítica e divulgação de livros infantis e juvenis
7.1. o serviço de orientação da leitura (SOL) do IPLB;
.2. o trabalho desenvolvido pela APPLIJ;
7.3. recensões, artigos e ensaios no âmbito da literatura infantil;
7.4. sítios de consulta;
7.5. o que é a qualidade na literatura infantil;
7.6. a leitura como garante da liberdade.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

AA. VV., António Torrado, Porto, Livraria Civilização, 1996.
AA. VV., Poesia, Porto, Livraria Civilização, 1996.
AA. VV., Matilde Rosa Araújo, Porto, Livraria Civilização, 1996.
AA. VV., Do Dragão ao Pai Natal, Porto, Campo das Letras, 1999.
AA.VV., No Branco do Sul as Cores dos Livros, Lisboa, Caminho, 2000.
ALBANELL, Pep et alii, Hablemos de leer, Madrid, Anaya, 2002
Actas do XIII Encontro de Literatura para Crianças – A Literatura para Crianças no século XXI, Lisboa, F. C. Gulbenkian, 1999.
Actas do XIV Encontro de Literatura para Crianças – A Arte e a Ciência na Literatura para Crianças, Lisboa, F. C. Gulbenkian, 2001.
Actas do XV Encontro de Literatura para Crianças – A Varinha e o Condão – O regresso do maravilhoso, Lisboa, F. C. Gulbenkian, 2002.
Actas do XVI Encontro de Literatura para Crianças – O Bloco de Nautas, Lisboa, F. C. Gulbenkian, 2005.
Actas do 2º Encontro Nacional de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga, Universidade do Minho – Centro de Estudos da Criança, 2001.
Actas do 3º Encontro Nacional de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga, Universidade do Minho – Centro de Estudos da Criança, 2002.
Actas do 4º Encontro Nacional em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração – Investigação e Prática Docente, Braga, Universidade do Minho – Centro de Estudos da Criança, 2003.
ARIZALETA, Luís, La lectura, afición o hábito?, Madrid, Anaya, 2003.
AZEVEDO, Fernando (coord.), Língua Materna e Literatura Infantil, Lisboa, Lidel, 2006
------------, Literatura Infantil e Leitores – da Teoria às Práticas, Braga, Universidade do Minho, 2006.
------------------- (coord.), Formar Leitores – das Teorias às Práticas, Lisboa, Lidel, 2007.
BAMBERGER, Richard, Como Incentivar o Hábito da Leitura, São Paulo, Cultrix, 1977.
BARRETO, António Garcia, Dicionário de Literatura Infantil Portuguesa, Porto, Campo das Letras, 2002.
BASTOS, Glória, Literatura Infantil e Juvenil, Lisboa, Universidade Aberta, 1999.
-------------, O Teatro para Crianças em Portugal, Lisboa, Caminho, 2006
BAUDELOT, Christian et alii, Et pourtant ils lisent..., Paris, Seuil, 1999.
BENAVENTE, Ana (coord.), A Literacia em Portugal, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.
BETTELHEIM, Bruno, Psicanálise dos Contos de Fadas, Lisboa, Bertrand, 1984.
BLOCKEEL, Francesca, Literatura Juvenil Portuguesa Contemporânea: Identidade e Alteridade, Lisboa, Caminho, 2001.
BRAVO-VILLASANTE, Carmen, História da Literatura Infantil Universal (2 vols.), Lisboa, Vega, 1977.
BRYANT, Sara, El arte de contar cuentos, Barcelona, Biblaria, 1995.
CALADO, Isabel, A Utilização Educativa das Imagens, Porto, Porto Editora, 1994.
CALIXTO, José António, A Biblioteca Escolar e a Sociedade da Informação, Lisboa, Caminho, 1996
CERRILLO, Pedro e GARCIA PADRINO, Jaime (coord..), Literatura Infantil y enseñanza de la literatura, Cuenca, Ed. de la Universidad de Castilla-La Mancha, 1992.
----------------, Literatura Infantil y su didáctica, Cuenca, , Ed. de la Universidad de Castilla-La Mancha, 1999.
----------------, La Literatura Infantil en el Siglo XXI, Cuenca, Ed. de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2001.
CERVERA, Juan, Literatura Y Lengua en la Educacion Infantil, Bilbao, Ed. Mensajero, 1993.
-----------------, Teoria de la Literatura Infantil, Bilbao, Ed. Mensagero, 1992.
COELHO, Nelly Novaes, Panorama Histórico da Literatura Infantil/Juvenil , São Paulo, Editora Ática, 1991.
-----------------, Literatura Infantil, São Paulo, Moderna, 2000.
COLOMER, Teresa, La formacion del lector literário. Narrativa infantil y juvenil actual, Madrid, Fondación German Sánchez Ruipérez, 1998
----------------- (coord), Siete llaves para valorar las historias infantiles, Madrid, Fondación German Sánchez Ruipérez, 1998
COSTA, Maria da Conceição, No Reino das Fadas, Lisboa, Fim de Século, 1997.
COSTA, Maria José, Um Continente Poético Esquecido - As Rimas Infantis, Porto, Porto Editora, 1992.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes, Literatura Infantil: Teoria e Prática, São Paulo, Ática, 1985
Diniz, Maria Augusta Seabra, As Fadas não Foram à Escola, Porto, ASA, 1994.
DIOGO, Américo António Lindeza, Literatura Infantil - História, Teoria, Interpretações, Porto, Porto Editora, 1994.
DIONÍSIO, Maria de Lourdes, A Construção Escolar de Comunidades de Leitores. Leituras do Manual de Português, Coimbra, Almedina, 2000
DOMECH, Carmen et alii, Animación de la lectura – Cuántos cuentos cuentas tú?, Madrid, Ed. Popular, 1996.
DUBORGEL, Bruno, Imaginário e Pedagogia, Lisboa, Instituto Piaget, 1997.
ESCARPIT, Denise, La littérature d’enfance et de jeunesse – État des lieux, Paris, Hachette, 1988
FLORÊNCIO, Violante, A Literatura para Crianças e Jovens em Irene Lisboa, Porto, ASA, 1994.
FRANCO, José António, A Poesia como Estratégia, Porto, Campo das Letras, 1999.
FURTADO, José Afonso, Os Livros e as Leituras – Novas Ecologias da Informação, Lisboa, Livros e Leituras, 2000.
GFEN, O Poder de Ler, Porto, Civilização, 1978.
GFEN, O Poder da Poesia, Coimbra, Livraria Almedina, 1980.
GÓES, Lúcia Pimentel, Introdução à Literatura Infantil e Juvenil, São Paulo, Pioneira, 1991.
--------------, Olhar de Descoberta, São Paulo, Mercuryo, 1996.
--------------, Em busca da Matriz, São Paulo, Cliper Editora, 1998.
GOMES, José António, Da Nascente à Voz, Lisboa, Caminho, 1996.
----------, Literatura para Crianças e Jovens, Lisboa, Caminho, 1991.
-----------, Livro de Pequenas Viagens, Porto, Contemporânea, 1997.
-----------, Para uma História da Literatura Portuguesa para a Infância e Juventude, Lisboa, Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, 1998
-----------, A Poesia na Literatura para a Infância, Porto, ASA, 1993
GOMEZ DEL MANZANO, Mercedes, A Criança e a Leitura, Porto, Porto Editora, 1988.
GUEDES, Teresa, Poetas Difíceis? – Um mito, Lisboa, Caminho, 2002
GUERREIRO, Manuel Viegas, Para a História da Literatura Popular Portuguesa, Lisboa, ICALP, 1983.
HELD, Jacqueline, L'Imaginaire au Pouvoir, Paris, Les Editions Ouvrières, 1975.
JAMET, Éric, Lecture et réussite scolaire, Paris, Dunot, 1997.
JAN, Isabelle, La Littérature Enfantine, Paris, Les Editions Ouvrières, 1985.
JEAN, Georges, Le pouvoir des Contes, Paris, Casterman, 1981.
------------------, Pour une pédagogie de l'imaginaire, Paris, Casterman, 1991.
------------------, Les voies de l'imaginaire enfantin, Paris, Ed. du Sacarabée, 1979.
-------------------, La poésie, les enfants, l'école, Toulouse, Sedrap, 1994.
-------------------, Na Escola da Poesia, Lisboa, Institiuto Piaget, 1996.
-------------------, A Leitura em voz alta, Lisboa, Instituto Piaget, 2000
JESUALDO, A Literatura Infantil, São Paulo, Cultrix, 1992.
LÉON, Renée, La Littérature de Jeunesse à l' École, Paris, Hachette, 1994
LETRIA, José Jorge, Do Sentimento Mágico da Vida, Lisboa, Editorial Escritor, 1994.
---------------, Fazer Leitores e Escritores, Alpiarça, Garrido Editores, 2001.
LOPES, João Teixeira e ANTUNES, Lina, Bibliotecas e Hábitos de Leitura: Balanço de Quatro Pesquisas, Lisboa, IPLB, 1999.
MACHADO, Ana Maria, Lectura, escuela y cración literária, Madrid, Anaya, 2002
MARTINS, Marta, Ler Sophia, Porto, Porto Editora, 1995.
MATOS, Maria Luísa S. de, Os Itinerários do Maravilhoso, Porto, Porto Editora, 1993.
MENÉRES, Maria Alberta, O que é a imaginação, Lisboa, Difusão Cultural, 1993.
MEIRELES, Cecília, Problemas de Literatura Infantil, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984.
MEIRELES, Maria Teresa, A partilha da palavra nos contos tradicionais, Lisboa, Apenas Livros, 2005.
MESQUITA, Armindo (coord.), Pedagogias do Imaginário – Olhares sobre a Literatura Infantil, Porto, ASA, 2002.
MORENO, Lectores competentes, Madrid, Anaya, 2004.
MUÑOZ, Angel S. E NÚÑEZ, Eloy M.(coord..), Identidad Cultural del Niño, Tradiciones Y Literatura Infantil, Badajoz, Disputación Provincial, 2000.
PARSONS, Michael J. , Compreender a Arte, Lisboa, Presença, 1992
PATTE, Geneviève, Laissez-les lire!, Paris, Les Editions Ouvrières, 1987.
PELEGRÍN,Ana, La aventura de oír, Madrid, Anaya, 2004.
PENNAC, Daniel, Como um Romance, Porto, ASA, 1993.
PERROTTI, Edmir, O Texto Sedutor na Literatura Infantil, São Paulo, Ícone, 1986.
--------------, Confinamento Cultural, Infância e Leitura, São Paulo, Summus, 1990.
PESSOA, Ana Maria, A Biblioteca Escolar, Porto, Campo das Letras, 1994.
PIRES, Maria Laura Bettencourt, História da Literatura Infantil Portuguesa, Lisboa, Vega, s.d.
PIRES, Maria da Natividade Carvalho, Pontes e Fronteiras – da literatura tradicional à literatura contemporânea, Lisboa, Caminho, 2005
POSLANIEC, Christian, Incentivar o Prazer de Ler, Porto, ASA, 2006
RAMOS, Ana Margarida, Percursos de Leitura na Obra de Sophia, Porto, ASA, 2003.
---------------, Livros de Palmo e Meio, Lisboa, Caminho, 2007
ROCHA, Natércia, Breve História da Literatura para Crianças em Portugal, Lisboa, Caminho, 2001.
-----------, Bibliografia Geral da Literatura Portuguesa para Crianças, Lisboa, Comunicação, 1985.
RODARI, Gianni, Gramática da Fantasia, Lisboa, Caminho, 1993.
SÁ, Domingos Guimarães, À Demanda do Leitor, Braga, e.a., 1994.
SHAVIT, Zohar, Poética da Literatura para Crianças, Lisboa, Caminho, 2003.
SILVA, Sara Reis da, Dez Reis de Gente… e de Livros – Notas sobre Literatura Infantil, Lisboa, Caminho, 2005
SILVA, Vítor Manuel de Aguiar e, Teoria da Literatura, Coimbra, Almedina, 1982.
-----------, "Nótula sobre o conceito de Literatura Infantil" in Domingos Guimarães de Sá, A Literatura Infantil em Portugal, Braga,Editorial Franciscana,1981.
SIM-SIM, Inês et alii, A Língua Materna na Educação Básica, Lisboa, Ministério da Educação, 1997.
-------------, A Formação para o Ensino da Língua Portuguesa na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, Porto, Porto Editora, 2001.
SOARES, Luísa Ducla (coord.), De que são feitos os sonhos, Porto, Areal, 1985.
SOARES, Maria Almira, Como motivar para a leitura, Lisboa, Presença, 2003
SOBRINO, Javier García (coord.), A Criança e o Livro – A Aventura de Ler, Porto Editora, 2000
SORIANO, Marc, Les Contes de Perrault, Paris, Gallimard, 1977.
--------------, Guide de littérature pour la jeunesse, Paris, Flammarion, 1975.
TODOROV, Tzvetan, Introdução à Literatura Fantástica, Lisboa, Moraes, 1977.
TORRADO, António, Da Escola sem Sentido à Escola dos Sentidos, Lisboa, Caminho, 2002
TRAÇA, Maria Emília, O Fio da Memória - Do Conto Popular ao Conto para Crianças, Porto, Porto Editora, 1992.
VELOSO, Rui Marques, A Obra de Aquilino Ribeiro para Crianças - Imaginário e Escrita, Porto, Porto Editora, 1994.
VIANA, Fernanda Leopoldina, Melhor Falar para Melhor Ler, Braga, Universidade do Minho, 2001
VIANA, Fernanda Leopoldina et alii (coord), Leitura, Literatura Infantil e Ilustraçã-5, Coimbra, Almedina, 2005.

REVISTAS
Autrement, nº 97, Paris, 1988
Cahiers Pédagogiques, nºs 341 (Fév. 96) e 349 (Déc. 96).
CRILIJ, todos os números
Discursos, nº 8, Lisboa, Universidade Aberta, 1994.
Malasartes (Cadernos de Literatura para a Infância e Juventude), todos os números, Porto, Campo das Letras, 2000 – 2005.
Palavras, nº 13 (Julho 98).
Pé de Página (Revista de Literatura para a Infância), nº 1
Revista Internacional de Língua Portuguesa, nº 17, Lisboa, Associação das Universidades de Língua Portuguesa, 1997.

SÍTIOS WEB *
http://alcameh.blogspot.com/
http://caracol.imaginario.com/index.html
http://escreverparaoboneco.blogspot.com/
http://guida.querido.net/autor.htm
http://historiasdocontador.blogspot.com/
http://mariarosacolaco.blogspot.com/
http://pwp.netcabo.pt/0446031601
http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC820337-2216,00.html
http://sal.iplb.pt/
http://tempoesia.sites.uol.com.br/conto_infantil/menu/menu.htm
http://tiolunetas.blogspot.com/
http://web.ipn.pt/literatura/infantil/autores.htm
http://www.app.pt/omb/
http://www.boasleituras.com/
http://www.cervantesvirtual.com/
http://www.cuatrogatos.org/
http://www.eseb.ipbeja.pt/sameiro/
http://www.eseb.ipbeja.pt/sameiro/linfblogs.html
http://www.fundaciongsr.es/
http://www.hca2005.com/
http://www.historiadodia.pt/
http://www.ibby.org/
http://www.icdlbooks.org/
http://www.imaginaria.com.ar/
http://www.ipn.pt/opsis/litera/infantil/autores.htm
http://
http://www.letrinha.net/
* Listagem cedida pela Doutora Ana Margarida Ramos, U.A.

Sem comentários: