segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Lixoteca Itinerante percorreu as Freguesias do Município

A Câmara Municipal de Caminha está a promoveu, à semelhança dos anos anteriores, mais uma intervenção no que se refere à Educação Ambiental. A Lixoteca Itinerante já está em digressão pelas freguesias do Município, desde o dia 15 de Outubro, com o intuito de sensibilizar e educar os mais jovens com vista à preservação do meio ambiente.

A EB 1 de Dem recebeu, no dia 18 do mês corrente, “A Odisseia na Lixolândia”. A sessão foi apresentada por Márcia Mendes, técnica de sensibilização ambiental, para os 24 alunos desta escola, no qual contou também com a presença dos vereadores do Ambiente e da Educação da Câmara Municipal de Caminha, dos responsáveis pela SUMA ao nível concelhio, do presidente de Junta da Freguesia de Dem e do Chefe dos Serviços Externos da Câmara de Caminha.

Para Márcia Mendes, “a iniciativa tem mostrado uma adesão total da população mais jovem, assim como também tem sido recebida com muito entusiasmo, na qual se tem explorado todas as actividades”.

No interior da viatura apresentam-se espaços coloridos, repletos de espaços de actividades de exploração sensorial e multimédia que aliam a aprendizagem dos mais correctos comportamentos ambientais com o constante recurso ao mundo imaginário. Um dia coberto de preceitos, no qual os alunos tiveram a oportunidade de assistir à teatralização com fantoches, em que se realizaram actividades gráficas e jogos multimédia, actividades estas que integram concepções de hábitos de cidadania e de pró – actividade, princípios de uma participação positiva na construção cívica do país.

Com esta actividade, os mais jovens compreenderam a necessidade de combater a indiferença no que se refere aos comportamentos mais impróprios relativamente ao meio – ambiente.

No final da sessão, os alunos mostraram-se “muito satisfeitos com esta viagem, uma vez que foi bastante divertida e proveitosa”.

A Lixoteca Itinerante terminou a sua viagem no dia 26 no Terreiro, em Caminha.

Sem comentários: