sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Alunos de Caminha no “1001 Músicos – Festa das Escolas” no Centro Cultural de Belém

A Câmara Municipal de Caminha apoiou a deslocação de um grupo de alunos do ensino artístico a Lisboa, onde participaram na iniciativa “1001 Músicos – Festa das Escolas”, realizada no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB). Os estudantes, que viajaram acompanhados de um professor da EB 2.3/S de Caminha, são provenientes de escolas de Caminha, Vila Praia de Âncora e Vila Nova de Cerveira.

Este projecto é uma iniciativa do Ministério da Educação, em colaboração com o CCB. Nele participaram mais de mil estudantes das escolas de ensino artístico especializado (Escolas Profissionais e Conservatórios). Durante todo o dia, os alunos de diversos pontos do país conviveram entre si e proporcionaram diferentes momentos musicais.

O espectáculo “1001Timbres” integrou diversas formações musicais: Coro da Academia de Música de Viana do Castelo, Direcção de Vítor Lima, professor de Educação Musical que já exerceu funções na EB 2.3/S de Caminha; Coro Juvenil da Academia de Música de Vilar de Paraíso, Direcção de Bruno Pereira; Coro e Grupo Instrumental do Conservatório de Música do Porto, Direcção de João Pedro Fernandes; Coro de Câmara do Instituto Gregoriano de Lisboa, Direcção de Ricardo Possante; Ensemble Peregrinação do Conservatório Nacional, Direcção de Teresita Marques.

Na actuação foram interpretados temas de grandes autores como Villa – Lobos, Eurico Carrapatoso, Benjamin Britten, G. Pergolesi, Orlando di Lasso, Zoltan Kodály, Fernando Lopes – Graça e Astor Piazolla.

No final do dia, o grupo de alunos de Caminha, Vila Praia de Âncora e Vila Nova de Cerveira, juntamente com o professor, visitaram o Monumento das Descobertas e a Torre de Belém.

Para Domingos Alves, o professor da EB 2.3/S de Caminha que acompanhou o grupo, a actividade foi de “extrema importância devido ao seu grande valor pedagógico”. Além disso, o docente sublinhou que esta deslocação só foi possível graças ao apoio da Câmara Municipal de Caminha, que cedeu o transporte e, como referimos, não apenas aos alunos do Concelho, como também aos de Vila Nova de Cerveira.

1 comentário:

Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom