quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Programa Nacional de Leitura | Leitura dramatizada para Jovens


Leitura dramatizada
27 de Novembro » Terça-feira
Produção Artistas Unidos
Público-Alvo Jovens (Manhã: Ancorensis; Tarde: EB2,3/S Caminha)
Actividade realizada no âmbito do programa Nacional de Promoção da Leitura
O Programa Nacional de Promoção da Leitura, que se desenvolve desde 1997, tem por objectivo criar e consolidar os hábitos de leitura dos portugueses, com especial atenção para o público infanto-juvenil, através de projectos e acções de difusão do livro e promoção da leitura, que cobrem todo o território nacional.
Neste âmbito, a DGLB desenvolve um conjunto de acções de promoção da leitura, em parceria com as Bibliotecas Municipais ou com a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais (promoção da leitura em estabelecimentos prisionais); produz materiais, como exposições, brochuras, cartazes comemorativos dos Dias Mundiais, a revista Na Crista da Onda, 2ª série, dedicada aos escritores portugueses, etc.; apoia instituições que desenvolvem actividades de promoção da leitura (ex. A Hora do Conto, em hospitais pediátricos, em parceria com a Fundação do Gil); tem um serviço de apoio à leitura on-line (http://sal.iplb.pt/).
Em 2007, o programa de acções de promoção da leitura estará directamente ligado ao Plano Nacional de Leitura.
“BICHOS”

Publicado em 1940, Bichos é o primeiro livro de contos de Miguel Torga, um dos mais originais da literatura portuguesa no género, de tal modo que se afirmou como o maior êxito literário do autor e como um dos clássicos da nossa literatura.

Esta obra é um testemunho singular da união natural entre homens e bichos – animais com um sentir humano que se igualam ao homem na mesma luta pela sobrevivência, e seres humanos que se transfiguram em animais. Ao mesmo tempo, é um retrato fiel do rude viver transmontano e da fusão entre homem e terra.
O cão Nero, o galo Tenório, o Morgado, o Ladino, o Ramiro e a Madalena reportam-nos a uma vida em total comunhão com a natureza, com todas as alegrias e agruras que isso implica.


“NOVOS CONTOS DA MONTANHA”

Publicado pela primeira vez em 1944, e trabalhado continuamente pelo autor, que o reviu, aumentou e refundiu, Novos Contos da Montanha retrata a dureza do quotidiano do mundo rural português numa linguagem simples mas cuidada.

Estamos perante um conjunto de histórias centradas em personagens duras e terrosas como a paisagem transmontana que lhes serve de cenário; narrativas profundamente humanas e dramáticas que ilustram a luta do homem contra as leis que o aprisionam – divinas e terrestres.

Sem comentários: