segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Visita a Serralves




No passado dia 7 de Janeiro, os alunos do 8ºano participaram numa visita de estudo ao Museu de Serralves. Enquanto uns visitavam as exposições e os jardins, dois grupos participavam em oficinas temáticas denominadas “Esculturas no Parque” e “Arquitectar”... Na primeira os alunos puderam criar pequenas Esculturas. De seguida, procuraram contextualizá-las num espaço que lhes conferisse um valor criativo e estético mais enriquecedor e harmonioso. O segundo grupo tendo como base a planta do museu de Serralves, realizou uma maquete levantando paredes de zonas distintas do museu, que quando se juntavam umas às outras desenhavam um novo museu.
No museu, a exposição “Serralves 2009” incide particularmente sobre formas de edição múltipla da obra de arte através do livro de artista, do som e da fotografia. Grande parte do espaço da exposição é dedicada à colecção de livros de artista da Biblioteca da Fundação de Serralves. Trata-se de uma importante memória da criação artística desde os anos 60 até aos nossos dias através dos mais variados formatos, livros, cartazes, filmes, postais e revistas. A fotografia e o filme aparecem num confronto com o real, para além da sua condição documental ou estética.





Exemplos de trabalhos realizados pelos alunos Francisca Gonçalves, Meritxell Medeiros e Brian Silva na Oficina temática “Esculturas no Parque”
Rosário Marques e Pinho

Sem comentários: