A Associação de Pais da Escola Primária de Caminha volta a oferecer livros à Biblioteca sediada na escola frequentada pelos seus educandos: catorze títulos da série Geónimo Stilton, alguns dos quais recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, a que acrescentou “Somos Todos Diferentes” de Emma Damon.
Desta vez, a oferta surgiu na sequência de uma conversa com a professora bibliotecária em que esta informou do êxito obtido por estas obras junto dos nossos alunos do terceiro e do quarto anos de escolaridade, e do facto de a sua procura não ter a resposta desejável devido ao reduzido número de exemplares disponíveis na Biblioteca.
Os alunos, que logo correram a requisitá-los, reconhecidos, agradecem.
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
ASSOCIAÇÃO DE PAIS DA EB1/JI DE CAMINHA EMPENHADA NA PROMOÇÃO DA LEITURA
Publicada por EB1 de Caminha à(s) 16:13 1 comentários
ESCUTANDO HISTÓRIAS TRADICIONAIS PORTUGUESAS
Os alunos do 2º Ano da E.B.1 de Caminha, em conjunto com os alunos do 2º Ano da E. B.1 de Moledo, deslocaram-se à Biblioteca Municipal, no âmbito do Projecto "Caminha com todas as letras", para ouvir o contador de histórias António Fontinha.
A experiência foi muito proveitosa. Os alunos ouviram atentamente as Histórias Tradicionais Portuguesas contadas e participaram positivamente.
Publicada por EB1 de Caminha à(s) 16:00 0 comentários
AS TURMAS DO 10º ANO DE ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL DA ANCORENSIS PARTICIPAM NO WORKSHOP DE SOM E LUZ
No passado dia 26 e 28 de Janeiro, as turmas de Animação Sociocultural da Ancorensis participaram num workshop de som e luz, promovido pela Dêdê Música em Ponte da Barca.
A Animação sociocultural é uma forma de intervenção social, cultural e educativa que possibilita o desenvolvimento de estratégias concertadas como resposta aos novos desafios e realidades da comunidade.
Os diferentes contextos, práticas e realidades com que um animador sociocultural se pode defrontar ao longo da sua actividade profissional são uma preocupação para a Ancorensis.
Com o intuito de preparar os alunos para o exercício competente e consciente das suas futuras profissões, a Ancorensis proporcionou esta experiência única de poderem contactar com materiais, sons, luzes e técnicos competentes.
A empresa Dêdê música, que se dedica à produção de espectáculos, cedeu alguns dos seus técnicos de som e luz para transmitirem um pouco dos seus conhecimentos.
Esta possibilidade de contactarem in loco com toda a realidade subjacente à produção de um espectáculo é uma preocupação constante da Ancorensis, que tem como objectivo a formação contínua para o bom desempenho dos seus alunos no mercado de trabalho.
Publicada por GIC Ancorensis à(s) 13:06 0 comentários
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
O nosso mar
Ao longo do 1º período o nosso grupo desenvolveu um sub-tema: “O nosso mar”.
Neste trabalho procuramos conhecer e aprofundar alguns conhecimentos acerca do oceâno que banha a nossa costa.
De uma forma sucinta vamos mostrar-vos um pouco que nós descobrimos.
SABIAS QUE …
O Oceâno Atlântico formou-se à cerca de 200 milhões de anos, com origem na reparação nas placas americanas, euro-asiáticas e africanas. Esta quebra deu origem a uma cordilheira de montanhas, que se chama Crista Média Atlântica.
As correntes fazem com que a temperatura das marés varie, fazendo assim com que as marés possam ser frias ou quentes.
Os mares são salgados devido aos minerais que os rios transportam para estes.
As ondas são águas movimentadas pelo vento.
Nas costas, a altura da água sobe e desce duas vezes por dia. Estas mudanças chamam-se maré alta e maré baixa, e produzem-se devido à atracção da Lua e do Sol.
Ao longo do litoral e mesmo no mar existem enumeras espécies marinhas, as algas são as plantas marinhas mais predominantes, podem ser castanho, vermelhas ou verdes e também possuem caules, folhas talosas e algumas têm órgãos de fixação parecidas com raízes.
Com este trabalho ficamos a conhecer melhor o nosso planeta, a origem dos oceanos, porquê que a água é quente ou fria ou salgada, o que são ondas e marés e também ficamos a conhecer as plantas marinhas nomeadamente as algas.
Área de Projecto 7ºD
Ana Figueiras e Joana Oliveira
Publicada por GIC Ancorensis à(s) 11:01 0 comentários
Temas: Ancorensis
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Recompensa do prémio atribuído à turma que venceu o concurso de Decoração de Natal
No passado dia 15 de Janeiro, entre as 14:00 e as 17:00 horas, alguns alunos do 11ºA foram ver o filme “Avatar”, juntamente com a professora de Português, Isabel Fernandes, como recompensa do prémio atribuído à turma que venceu o concurso de Decoração de Natal, cujo objectivo era desenvolver o espírito de camaradagem dentro da turma. A turma, utilizando a imaginação, realizou um presépio ao vivo, não faltando o menino Jesus, a vaquinha, o burrinho, as ovelhinhas e até o anjo.
A turma dirigiu-se assim ao cinema para a tão esperada visualização de “Avatar”.
“Avatar” é o nome da mais longa e mais cara produção cinematográfica de sempre, dirigida por Cameron, também ele director do inesquecível e emocionante filme “Titanic”. Este feito custou nada mais nada menos que 300 milhões de dólares, fora os custos de publicidade que subiram ainda mais a parada. Avatar tão poderoso, deslumbrante, e visualmente revolucionário ganhou agora o Óscar de Melhor filme.
É a história de um ex-Marine que se vê envolvido em hostilidades num planeta desconhecido, habitado por “aliens” em exóticas formas de vida. Como ele é “Avatar”, uma mente humana num corpo de alien, encontra-se dividido entre dois mundos numa desesperada luta pela sobrevivência.
Ao mergulhamos no mundo de Pandora observamos um universo colorido e belo, que nos remete para algumas das noções que temos de paraíso. Lá encontramos as mais variadas e bizarras espécies de animais e plantas, assim como o tal povo Na’Vi. Azuis, de olhos amarelados e enormes, os Na’Vi são um povo ligado essencialmente à natureza. No entanto, a iminente ameaça dos humanos em relação ao seu território, torna-os hostis e protectores.
Dizia-se que Avatar seria algo nunca antes visto. Visualmente estamos perante uma obra de arte tridimensional, perfeita em todos os sentidos. O trabalho massivo, pormenorizado, é muito mais do que aquilo que era possível de imaginar. Estamos a falar de 162 minutos quase na sua totalidade criados em animação 3-D, que nos transportam fisicamente para o universo magnífico de Pandora. Os óculos 3-D foram uma experiência engraçada em que não faltou uma dose de gargalhadas. A utilização destes óculos é uma experiência em que deixamos de estar presentes numa sala de cinema, e passamos a estar do outro lado da tela.
Foi uma tarde diferente e bastante divertida!
11ºA
Publicada por GIC Ancorensis à(s) 11:27 0 comentários
Temas: Ancorensis
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Visita a Serralves
No passado dia 7 de Janeiro, os alunos do 8ºano participaram numa visita de estudo ao Museu de Serralves. Enquanto uns visitavam as exposições e os jardins, dois grupos participavam em oficinas temáticas denominadas “Esculturas no Parque” e “Arquitectar”... Na primeira os alunos puderam criar pequenas Esculturas. De seguida, procuraram contextualizá-las num espaço que lhes conferisse um valor criativo e estético mais enriquecedor e harmonioso. O segundo grupo tendo como base a planta do museu de Serralves, realizou uma maquete levantando paredes de zonas distintas do museu, que quando se juntavam umas às outras desenhavam um novo museu.
No museu, a exposição “Serralves 2009” incide particularmente sobre formas de edição múltipla da obra de arte através do livro de artista, do som e da fotografia. Grande parte do espaço da exposição é dedicada à colecção de livros de artista da Biblioteca da Fundação de Serralves. Trata-se de uma importante memória da criação artística desde os anos 60 até aos nossos dias através dos mais variados formatos, livros, cartazes, filmes, postais e revistas. A fotografia e o filme aparecem num confronto com o real, para além da sua condição documental ou estética.
Exemplos de trabalhos realizados pelos alunos Francisca Gonçalves, Meritxell Medeiros e Brian Silva na Oficina temática “Esculturas no Parque”
Rosário Marques e Pinho
Publicada por GIC Ancorensis à(s) 09:25 0 comentários
Temas: Ancorensis
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
NATAÇÃO ANCORENSIS NO PÓDIO DO VI TORNEIO INTERNACIONAL DA BENEDITA
As equipas de Absolutos do Clube Desportivo Ancorensis – Serralharia Ribeiro,, alcançaram o 3º lugar colectivo no VI Torneio de Natação da Benedita, no Distrito de Leiria, em competição com algumas das melhores equipas nacionais, obtendo ainda 3 vitórias individuais
Saldou-se por um assinalável êxito, a participação do Clube Desportivo Ancorensis – Serralharia Ribeiro, no VI Torneio de Natação da Benedita.
Além do 3º lugar colectivo – entre 16 equipas, algumas da 1ª Divisão nacional – os nadadores ancorensis venceram individualmente 3 provas – Ana Teixeira nos 200 bruços, Cátia Moura nos 400 livres e Rui Freixo nos 200 costas, alcançaram 26 finais A e 6 finais B, obtiveram 6 medalhas de prata e 4 de bronze além das 3 de ouro e Rui Freixo bateu o recorde do torneio na prova de 200 costas.
Está no bom caminho a natação ancorensis
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1º Bairro dos Anjos 509 pontos – 2º Benfica 452 – 3º ANCORENSIS – SERRALHARIA RIBEIRO 448 pontos – 4º Pimpões/Cimai 373 – 5º Escuelas Deportivas de Mérida 363– 6º Benedita 303 – 7º Alcobaça 252 – 8º Sporting Espinho 192 – 9º Bombeiros Caldas da Rainha 184 – 10º Atlético do Montijo 118 – 11º Naval da Nazaré 77 – 12º Núcleo de Pombal 71 – 13º Entroncamento 64 – 14º Búzios de Coruche 58 – 15º Viana Natação 38 – 16º Académico Leiria 35
FEMININOS
Eliminatórias
100 m livres: 7ª Ana Gonçalves 1.06.96 – 13ª Francisca Verde 1.10.38 – 32 participantes; 200 m bruços: 1ª Ana Teixeira 2.51.90 – 29 participantes; 200 m mariposa: 7ª Cátia Moura 2.43.78 – 12ª Francisca Verde 2.50.18 – 26 participantes; 100 m costas 4ª Ana Gonçalves 1.11.80 – 5ª Marta Freixo 1.12.77 – 28 participantes; 100 m mariposa: 7ª Marta Freixo 1.13.61 – 16ª Francisca Verde 1.18.90 – 33 participantes; 200 m costas: 4ª Ana Gonçalves 2.33.20 – 6ª Cátia Moura 2.36.93 – 32 participantes; 200 m estilos: 3ª Ana Teixeira 2.39.02 – 7ª Marta Freixo 2.41.31 – 32 participantes; 100 m bruços: 2ª Ana Teixeira 1.21.80 – 32 participantes; 50 m livres: 6ª Ana Teixeira 30.18 – 13ª Cátia Moura 31.26 – 33 participantes; 50 m costas: 4º Ana Gonçalves 32.88 – 33 participantes.
Finais B
100 m livres: 5ª Francisca Verde 1.09.94; 200 m mariposa: 5ª Francisca Verde 2.51.88; 50 m livres: 5ª Cátia Moura 31.66; 100 m mariposa: 7ª Francisca Verde 1.17.97;
Finais A
400 m estilos: 4ª Marta Freixo 5.30.07; 100 m livres: 6ª Ana Gonçalves 1.06.69; 200 m bruços: 1ª Ana Teixeira 2.43.56; 200 m mariposa: 6ª Cátia Moura 2.39.32; 100 m costas: 3ª Ana Gonçalves 1.09.77 – 8ª Marta Freixo 1.15.71; 50 m livres 5ª Ana Teixeira 29.75; 400 m livres: 1ª Cátia Moura 4.41.54; 100 m mariposa: 8ª Marta Freixo 1.14.48; 200 m costas: 5ª Ana Gonçalves 2.33.54 – 6ª Cátia Moura 2.33.72; 200 m estilos: 3ª Ana Teixeira 2.34.62 – 5ª Marta Freixo 2.39.18; 100 m bruços: 2ª Ana Teixeira 1.20.31; 50 m costas: 4ª Ana Gonçalves 32.67; Estafeta 4 x 100 m estilos: 4ª ANCORENSIS (Ana Gonçalves, Marta Freixo, Ana Teixeira, Cátia Moura) 4.53.97; Estafeta 4 x 100 m livres: 4ª ANCORENSIS ( Cátia Moura, Francisca Verde, Ana Gonçalves, Ana Teixeira) 4.23.98.
MASCULINOS
Eliminatórias
100 m livres: 5º César Silva 59.41 – 10º José Ribeiro 59.85 – 33 participantes; 200 m bruços: 1º Carlos Sotelo 2.37.07 – 29 participantes; 200 m mariposa: 3º Venâncio Ferreira 2.25.35 - 4º César Silva 2.26.40 – 25 participantes; 100 m costas 1. Rui Freixo 1.02.57 – 12º José Ribeiro 1.08.70 – 32 participantes; 100 m mariposa: 6º César Silva 1.03.77 – 7º Venâncio Ferreira 1.04.95 – 34 participantes; 200 m costas: 1º Rui Freixo 2.20.63 – 4º José Ribeiro 2.23.98 – 31 participantes; 200 m estilos: 1º Carlos Sotelo 2.19.22 – 7º José Ribeiro 2.25.61 – 32 participantes; 100 m bruços: 4º Carlos Sotelo 1.13.75 – 32 participantes; 50 m livres: 2º Carlos Sotelo 25.67 – 14º Venâncio Ferreira 27.17 - 34 participantes; 50 m costas: 2º Rui Freixo 28.83 – 33 participantes.
Finais B
100 m livres: 4º José Ribeiro 1.00.07; 50 m livres: 4º Venâncio Ferreira 27.00; 100 m costas: 4º José Ribeiro 1.09.30.
Finais A
400 m estilos: 2º Rui Freixo 4.48.07; 200 m bruços: 2º Carlos Sotelo 2.33.03; 200 m mariposa: 3º Venâncio Ferreira 2.23.34 – 5ª César Silva 2.25.07; 100 m costas: 4º Rui Freixo 1.01.51; 50 m livres 2º Carlos Sotelo 25.53; 400 m livres: 6º Venâncio Ferreira 4.34.01; 100 m mariposa: 6º César Silva 1.03.10 – 7º Venâncio Ferreira 1.04.69; 200 m costas: 1º Rui Freixo 2.09.25 – 7º José Ribeiro 2.25.26; 200 m estilos: 4º Carlos Sotelo 2.16.16 – 8º José Ribeiro 2.29.16; 100 m bruços: 3º Carlos Sotelo 1.11.28; 50 m costas: 2º Rui Freixo 28.76 Estafeta 4 x 100 m estilos: 2ª ANCORENSIS (Rui Freixo, César Silva, Carlos Sotelo, Venâncio Ferreira ) 4.14.82; Estafeta 4 x 100 m livres: 4ª ANCORENSIS ( Carlos Sotelo, César Silva, Venâncio ferreira, Rui Freixo) 3.48.50.
JOSÉ LEAL
Publicada por GIC Ancorensis à(s) 14:34 0 comentários
Temas: Ancorensis
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
PROJECTO ESCOLA ELECTRÃO
Entre os dias 13 e 29 de Janeiro irá decorrer na Ancorensis - Cooperativa de Ensino uma campanha de recolha de equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida, no âmbito do projecto “Escola Electrão”, ao qual a escola aderiu.
Durante este período de tempo, irão estar na nossa escola mini pontos electrão localizados no hall de entrada e junto à sala dos professores.
A Escola Electrão é um projecto da AMB3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos Eléctricos e Electrónicos), que conta com o apoio do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente e é destinado às escolas do Ensino Básico (2º e 3º ciclos) e do Ensino Secundário.
O seu objectivo primordial é sensibilizar e envolver professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral, no esforço global da reciclagem e valorização dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE).
Irá decorrer ainda no 21 de Janeiro, o Dia Electrão, que consiste na visita de um ponto electrão metálico às escolas aderentes, no sentido de alertar todos os participantes para a importância deste tipo de iniciativas.
Contribuam que o ambiente agradece.
Professoras responsáveis,
Rosabel Presa
Helena Azevedo
Sónia Lima
Publicada por GIC Ancorensis à(s) 09:39 0 comentários
Temas: Ancorensis
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
O Cuquedo
A coordenadora das bibliotecas escolares, Eduarda Silva, veio à nossa sala contar a história "o Cuquedo".
Os meninos acharam a história muito interessante. Esta história tinha uma fase que se repetia constantemente "ALTO LÁ". É uma história de repetição em que se vão acrescentando elementos ao longo da história aos mencionados anteriormente, neste caso animais.
No final os meninos descobriram que o Cuquedo é um animal muito assustador que prega sustos a quem estiver parado no memo lugar, no entanto, nem ele sabia que como bichinho tão pequenino conseguia que os grandes tivessem medo dele. A história acaba com o Cuquedo a pregar um grande susto a animais muito maiores que eles.
Com base na história trabalhamos a área da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita elaborando um cartaz muito lúdico onde as crianças brincam com as palavras da história trocando as letras; fizemos o levantamento de qualidades (adjectivos) do Cuquedo que vão trocando na frase " O Cuquedo é ...".
Aprendemos a fazer a divisão silábica das palavras quando as partimos aos "bocadinhos" e decorámos um cartaz com padrões geométricos repetindo as cores do padrão trabalhando desta forma o Domínio da Matemática.
Esta história não pára por aqui. Brevemente daremos mais noticias.
Publicada por Jardim de Infância de Caminha à(s) 10:41 0 comentários
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
PRESENTE DE NATAL DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DA E.B. 1/J.I. DE CAMINHA
A Associação de Pais da Escola Primária de Caminha quis, neste Natal, dar a sua contribuição para o aumento do fundo documental da Biblioteca sediada na escola frequentada pelos seus educandos, oferecendo livros e jogos didácticos, que permitirão estimular as crianças e os alunos do Agrupamento para a leitura recriativa e de estudo. Este acto merecedor do nosso maior aplauso e da nossa gratidão demonstra a consciência que esta Associação possui da importância de todos juntos trabalharmos para elevar os níveis de literacia dos portugueses desde a mais tenra infância.
A Professora Bibliotecária: Eduarda Silva.
Publicada por EB1 de Caminha à(s) 12:51 0 comentários
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Festa de Natal na EB1/JI de Caminha
Estamos no ínício de um novo ano, cheios de energia e de entusiasmo para o aproveitar da melhor forma, mas não podíamos deixar de dar ainda notícia da nossa comemoração do Natal.
Publicada por Filomena Martins à(s) 14:10 0 comentários
Ancorensis Cooperativa de Ensino cria Mini – Empresa
Os alunos da Ancorensis Cooperativa de Ensino criam a sua própria Mini-Empresa no âmbito do programa A Empresa. A Mini-Empresa, a que os alunos deram o nome de “Dream & Wallet”, vai produzir e comercializar um produto útil, versátil, ideal para mulheres jovens e adultas realizarem as sua compras (saco de compras ecológicos e impermeáveis), a partir de agora e até ao final do ano lectivo, quando termina o programa.
A Dream & Wallet, AE, envolve 8 alunos, com idades compreendidas entre os 17 e 18 anos. Neste programa, os alunos organizam e gerem a sua própria Mini-Empresa durante um ano lectivo. Elegem a Direcção entre os colegas, vedem títulos de participação da Mini-Empresa, financiam e comercializam um produto ou serviço que eles próprios seleccionaram. O reconhecimento formal das competências desenvolvidas ao longo do programa pode ser feito de um estudo que os alunos serão convidados a fazer.
A Dream & Wallet é apoiada por Tiago Cruz Silva, que trabalha na Sonae Distribuição na área da inovação que funciona como consultor da Mini-Empresa.
Tiago Cruz Silva comentou que esta é uma excelente oportunidade para os alunos conhecerem o mundo dos negócios e para desenvolver as suas competências num contexto real de trabalho. Os desafios são interessantes, ambiciosos e também, divertidos.
Departamento de marketing
Empresa “Dream & Wallet”
Publicada por GIC Ancorensis à(s) 13:29 0 comentários
Temas: Ancorensis
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
ATL,s na EB1 de Caminha - Visita à Serra d'Arga
Durante a interrupção lectiva do Natal decorreram nesta Escola, no âmbito das ATL's, várias actividades entre as quais uma visita, aqui documentada, à Serra d'Arga.
Publicada por EB1 de Caminha à(s) 14:44 0 comentários