terça-feira, 30 de junho de 2009

Spring Prom 2009





om um misto de entusiasmo e nostalgia, os alunos finalistas da Ancorensis estiveram presentes no Spring Prom, a 5 de Junho, na Quinta do Cruzeiro.
Este foi mais um evento com toda a pompa e circunstância, onde estiveram presentes, não só os alunos, mas também os seus familiares, alguns professores, funcionários e também a Exm.ª Sr.ª Presidente da Câmara Municipal de Caminha.
A Primavera está associada ao início de um novo ciclo, um ciclo de renascimento, de alegria, de descoberta e de crescimento; dizia Florbela Espanca “Há uma primavera em cada vida”. Foi este o mote que deu origem à temática do baile da Ancorensis.
Neste contexto os nossos finalistas apresentaram-se muito elegantes e bem-dispostos para uma noite recheada de emoção e de alegria, sobretudo para eles que desta forma simbólica se despediram da sua escola.
Com uma ligeira alteração no seu formato, a Associação de Estudantes, bem como outros alunos finalistas tiveram uma participação mais visível neste Prom, tendo sido responsáveis pela apresentação e por outros momentos da noite.
Seguindo a tradição do baile de finalistas, foram eleitos Rei e Rainha os alunos Adriana Quintela e Carlos Videira. Para passar o testemunho nesta cerimónia, estiveram presentes o Rei e a Rainha do Prom do ano anterior, envergando os seus trajes académicos.
O Departamento Curricular de Línguas Estrangeiras, que preparou e levou a cabo esta noite de glamour e divertimento, gostaria de agradecer a todos aqueles que de forma directa ou indirecta tornaram possível a concretização do 4º Prom da Ancorensis Cooperativa de Ensino.
 
 
O Departamento Curricular de Línguas Estrangeiras

segunda-feira, 29 de junho de 2009

sexta-feira, 26 de junho de 2009

“UM DIA DIFERENTE”


Somos a turma do 8º D e, como Prémio de Carnaval, a Escola proporcionou-nos “um dia diferente”. Em vez de um dia de aulas, tivemos um dia de exploração da natureza! O destino foi a Serra D’Arga e o CISA, Centro de Interpretação da Serra D’Arga.
Acompanharam-nos a Professora Goreti Fernandes e a directora de turma Maria Emília Rego Henriques.
Saímos às 9h30m da manhã de 3ª feira, dia 16 de Junho. Conforme lemos no folheto informativo, “o CISA é uma estrutura da Câmara Municipal de Caminha, orientada para o desenvolvimento de actividades de educação ambiental (…) localizado na freguesia de Arga de Baixo.”
Fomos muito bem recebidos pela engenheira Angelina, engenheira Mónica e pelo técnico Ventura, que nos explicaram o propósito do Centro e as diversas actividades que o mesmo promove. Convém referir que a nossa turma foi a primeira a visitar o Centro, desde a sua reabertura no dia 6 de Junho!
Começámos o nosso dia diferente a ver a engenheira Mónica a fazer broa, ali á nossa frente ao ar livre. Enquanto a massa ficou a levedar, fomos conhecer a verdadeira serra; fizemos um percurso pedestre de 2 horas e 15 minutos com a engenheira Angelina e o técnico Ventura; cansativo e com muito calor, (foram-nos oferecidos bonés!) mas valeu a pena; atravessámos as freguesias de Arga de Baixo e Arga de Cima entre caminhos e trilhos, enquanto o técnico Ventura Gonçalves, profundo conhecedor dos cantos e recantos da sua serra, nos chamava a atenção para os mais ínfimos pormenores;
Regressados ao CISA, a engenheira Mónica aguardava-nos para pôr a broa no típico forno da serra.
Enquanto o pão cozia, almoçámos todos juntos, e para nossa surpresa, o CISA pôs na mesa chouriço, presunto, cabrito, tudo produtos deliciosos da Serra D’Arga!
Por fim, e para sobremesa, provámos a broa acabada de sair do forno…
Descansámos um pouco, conversámos e assistimos ao filme promotor do CISA.
Chegada a hora do regresso, ainda foi oferecido um potinho de mel a cada um, produtos da horta biológica e broa, assim como folhetos e desdobráveis com informações sobre o trilho que percorremos.
Agradecemos à Escola a oportunidade que nos deu de conhecer a Serra D’Arga através de uma perspectiva diferente, assim como aos responsáveis pelo CISA, que demonstraram muita simpatia em nos receber.

Os alunos e directora de turma do 8º D

Retrospectiva


No âmbito dos trabalhos desenvolvidos na disciplina de Área de Projecto sobre “Cinema”, o aluno Vladyslav Bodayku, do 8º. Ano C, e a professora Rosa Branca Borges assistiram ao encerramento do Festival de Cinema de Viana do Castelo e à homenagem feita ao cineasta Manoel de Oliveira, no Teatro Municipal Sá de Miranda, no passado dia 10 de Maio.
Manoel de Oliveira assinou um dos suportes sobre a sua obra, elaborados pelos alunos da referida turma para a actividade “Retrospectiva”, apresentada na Semana +.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Festa de final de ano da E.B.1 de Dem


No dia 20 de Junho a E.B.1 de Dem juntamente com a comunidade escolar realizou uma caminhada até à Senhora das Neves e um piquenique convívio que fez estabelecer laços ainda mais fortes de amizade e confiança entre toda a comunidade educativa.
Adorámos este dia, pois permitiu um encontro de gerações e sobretudo mais um lindo momento de confraternização.

Intercâmbio Escolar entre a E.B.1 de Venade e a E.B.1 de Dem

sexta-feira, 19 de junho de 2009

RECOLHA DE REEE NA E:B:1 DE DEM




A E.B.1 de Dem agradece a todos os que ajudaram na recolha de pequenos electrodomésticos (E.B1 e Jardim de Venade, E.B1 e Jardimde Vilar de Mouros, E.B1 e Jardim de Moledo, E.B.2,3/S de Caminha e a toda a Comunidade de Dem).

Acção de sensibilização sobre Reciclagem na E.B.1 de Dem

A E.B.1 de Dem no Parque Biológico de Gaia

quinta-feira, 18 de junho de 2009

As nossas Experiências

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Aventura no Rio Minho
E.B.1/JI de Caminha


No dia dezasseis de Junho, pelas quinze horas, à semelhança do ano anterior, a Associação de Pais promoveu uma actividade aquática e ambiental.
Todos os alunos do 1ªCiclo participaram nume aventura em KayaK e Gaivotas na praia do Camarido, no rio Minho, assegurada pela MinhoAventura.
Desta forma a Associação presenteou os alunos, professores e auxiliares de educação com uma actividade lúdica e ambiental comemorando o Dia da Eco-Escolas e o encerramento do ano lectivo.
No final a Associação teve a gentileza de oferecer um delicioso lanche a cada aluno.
Muito obrigada à Associação de Pais, à MinhoAventura e a todos os encarregados de educação que nos ajudaram nesta aventura.

A Biblioteca da E.B.1/JI de Caminha recebe
os alunos e professores de Venade


A nossa escola na segunda – feira, da parte da tarde, dia 15 de Junho ficou mais alegre e movimentada.
A escola de Venade, alunos senhores professores e auxiliar da educação fizeram-nos uma visita para conhecer a Biblioteca que foi inaugurada no 2ºperíodo.
Não sabiam eram as surpresas que lhe esperavam!...
Alguns alunos do 3ºano e 4ºano de Caminha já estavam no palco para receber os alunos e professores, para representarem a peça “ A Menina das Rosas” de João Manuel Ribeiro, escritor que escreve para crianças que veio à nossa escola, na semana da leitura.
No final a senhora coordenadora encaminhou-os para a biblioteca explicando-lhe um painel que está na parede da entrada da Biblioteca, para dar indicação da mesma.
Dentro da biblioteca os alunos tiveram outra surpresa, no cantinho das histórias encontrava-se a Dr.ª Celina responsável pela Biblioteca Municipal e a técnica Cristina que muito nos ajudou a organizar a Biblioteca, não esquecendo a técnica Paula.
A Dr.ª Celina contou-lhes a história “O Lobo Culto”.Os alunos ficaram entusiasmados pelo conteúdo da história bem com os adereços que iam acompanhando a leitura, para melhor interiorizar a história.
No final a turma foi dividida em dois grupos. Um grupo acompanhou a Dr.ª Celina e a Cristina para ouvirem as explicações de como funciona a Biblioteca e o outro grupo deliciava-se a mexer nas prateleiras para conhecer os livros e nos bonecos da história.
Achámos que foi uma tarde pedagógica muito proveitosa e bem passada.
Muito obrigada às pessoas que nos ajudaram para que a visita fosse melhor orientada.
Para os visitantes um grande Xi-Coração aos nossos visitantes, alunos e colegas pela amabilidade que tiveram em vir conhecer um espaço novo que é de todos nós!
Que para o próximo ano a Biblioteca com ajuda de todos possa ser dinamizada ao nível de todos as escolas.

O nosso muito obrigado!

terça-feira, 16 de junho de 2009

A EB1 de Afife visita Guimarães

No passado dia 29 de Maio, realizámos uma visita de estudo a Guimarães.

Fizemos a viagem de autocarro, que foi muito divertida e correu muito bem.

Visitámos o Paço dos Duques de Bragança e o Castelo de Guimarães, ficando a conhecer mais um pouco da história do nosso País.

A visita de estudo decorreu num ambiente de boa disposição e, para além de passearmos aprendemos muitas coisas novas.


EB1 de Afife
Clica aqui para saberes mais sobre o Castelo de Guimarães
Clica aqui para saberes mais sobre o Paço dos Duques de Bragança


Aprender a Empreender

“DOBRADINHA” DE NUNO GRAÇA EM ALBERGARIA-A-VELHA


Naquela que terá sido provavelmente a última prova da época, Nuno Graça esteve de novo em evidência ao vencer as duas provas em que participou. Desta vez aconteceu no II Torneio Promoção de Albergaria-a-Velha, da Associação de Natação de Aveiro.
A classificação por equipas acima do meio da tabela alcançada pelo clube ancorensis, numa prova em que se apresentou apenas com três nadadores, é digna de registo. Tal como o são os dois lugares no pódio obtidos pelo Tiago Major, com excelente prova de 400 livres em que melhorou “só” 16 segundos.

CLASSIFICAÇÃO COLECTIVA (O – P – B):
1º Sporting Espinho (12-5-8) – 2º Sporting Aveiro (6-4-3) – 3º Grupo Desportivo Mealhada (4-1-1) – 4º Académico Viseu (3-4-7) – 5º Feirense (2-7-3) – 6º ANCORENSIS (2-2-0) – 7º Clube Desportivo Campinho (2-2-0) – 8º Gafanha da Encarnação (2-1-2) – 9º Galitos de Aveiro (1-4-2) – 10º Algés e Águeda (0-3-3) – 11º Estamos Juntos de S.João da Madeira (0-0-1) – 12º Desportivo Estarreja (0-0-0) – 13º Beira-Mar (0-0-0) – 14º Futebol Clube Mozelos (0-0-0).

CLASSIFICAÇÕES
Cadetes A
400m livres: 1º Hugo Trigo (Sporting Aveiro) – 5.40.84; 2º Tiago Major (ANCORENSIS) – 5.47.76; 3º António Cardoso (Académico Viseu) – 5.48.53 – 14 participantes.
100 m bruços: 1º André Silva (Sporting Espinho) – 1.40.12; 2º Tiago Major (ANCORENSIS) – 1.42.12; 3º Ricardo Correia (Sporting Espinho) – 1.43.72 – 10 participantes

Cadetes B
100 m estilos: 1º Nuno Graça (ANCORENSIS) – 1.24.69; 2º Rodrigo Monteiro (Sporting Espinho) - 1.32.85; 3º Eduardo Santiago (Algés e Águeda) 1-33-03 – 21 participantes.
200 m livres: 1º Nuno Graça (ANCORENSIS) – 2.46.90; 2º Jorge Costa (Sporting Aveiro) – 3.00.43; 3º Diogo Nunes (Estamos Juntos) – 3.01.05; desqualificado: Ricardo Major – 11 participantes.
50 m mariposa: 1º Jorge Costa (Sporting Aveiro) – 45.19; 2º Eduardo Santiago (Algés e Águeda) – 46.01; 3º Joel Gomes (Feirense) – 46.65; 9º Ricardo Major (ANCORENSIS) – 1.02.71 – 9 participantes.

OS PROTAGONISTAS 1 A 1
Nuno Graça: vitória categórica nas duas provas em que participou, com recorde pessoal nos 100 metros estilos – 1 segundo. Nos 200 metros livres teria batido o recorde pessoal se tivesse tido concorrência séria.
Ricardo Major: não esteve bem nesta prova. Iria bater o recorde pessoal dos 200 livres por vários segundos, não tivesse feito falta partida
Tiago Major: dois segundos lugares são sempre uma boa prestação. Se a isso aliarmos o recorde pessoal dos 400 livres por 16 segundos, já é outra conversa. O Tiago é um atleta com grande capacidade para a modalidade; só necessita de acreditar em si.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

II Encontro de Actividades Rítmicas e Expressivas

A exemplo do ano anterior, a Escola de Afife participou no II Encontro de Actividades Rítmicas e Expressivas, dinamizado pela Professora de Actividade Física Desportiva, Maria José Ribeiro e que se realizou no Pavilhão Municipal de Vila Praia de Âncora.

Perante muita assistência, constituída por pais, alunos, professores e funcionários, desfilaram pelo recinto, durante cerca de duas horas, muitos alunos que, ao som de muita música, executaram números de ginástica e dança, que agradaram a todos os presentes.

Deixamos aqui um especial agradecimento à professora Maria José pela sua alegria, apoio e paciência que sempre dedicou aos nossos alunos ao longo de todo o ano.

As professoras da EB1 de Afife



sábado, 13 de junho de 2009

Nino e Nina

terça-feira, 9 de junho de 2009

A ÁGUIA-REAL (biodiversidade)

A águia-real é uma ave de rapina diurna da família das Accipitridae cujo nome científico é “Aquila chyrsaeos e, distribui-se geograficamente por grande parte do Hemisfério Norte.
Actualmente a população europeia estima-se entre 5000 e os 7200 casais nidificantes. A população nacional encontra-se estimada entre 53 e 63 casais nidificantes devendo estar a aumentar ligeiramente. Estes casais distribuem-se pelas serras da Peneda, Gerês, região do Tejo Internacional, Marão, troço médio do Guadiana e pontualmente noutras áreas.
Esta espécie nidifica essencialmente em habitats rupícolas (rochosas), no entanto, se estes meios escassearem pode construir os seus ninhos em árvores.
Na Península Ibérica aproximadamente 90% dos casais constroem os seus ninhos em meios rupícolas.
Alimenta-se de mamíferos, aves e répteis de tamanho médio, podendo recorrer de igual modo a animais mortos. As principais presas consumidas são: coelhos, lebres e várias espécies de galiformes, contudo também captura com alguma frequência outras espécies de predadores, como raposas ou genetas. Em cativeiro é comum comer amendoins, girassol, milho verde e frutas.
É uma espécie monogâmica que realiza apenas uma postura por ano, sendo normalmente constituída por 2 ovos. As aves incubam os ovos durante 43 ou 45 dias. Este trabalho é feito por ambos os elementos do casal, contudo a fêmea permanece mais tempo no ninho. O ninho é constituído por uma pilha de ramos e outro tipo de materiais vegetais.
Vive no máximo 32 anos em liberdade e em cativeiro 46 anos.
Está em vias de extinção, porque o homem destruiu o seu habitat e teima em roubar-lhe a sua fonte de alimentação: a caça.

Texto elaborado pelos alunos: Tiago (1ºano), Eda (2ºano), Jéssica (3ºano) e Inês (4ºano)
E.B.1 de Dem

ESCOLA ABERTA











No dia 3 de Junho fomos até à vila Caminha, visitar a Torre do Relógio, a exposição Escol`Arte, deliciamo-nos com a doçaria da feira da Primavera da E.B.1/JI de Caminha e conhecemos a nossa futura escola, a E.B.2,3/S de Caminha.
Foi um dia diferente e cheio de novidades. Especialmente porque pudemos conhecer o local onde continuaremos a enriquecer os nossos conhecimentos. Custa muito deixar o sítio onde iniciámos as aprendizagem académicas, mas voar para outras paragens faz parte do crescer, do se tornar adulto. Obrigado Conselho Executivo por nos permitir conhecer a nossa próxima segunda casa, pois é nela que passaremos a maior parte na nossa futura adolescência.

Texto elaborado pelos alunos do 4ºano
E.B.1 de Dem

JOGOS DE PRAIA 2009 ASSINALAM ENCERRAMENTO DO ANO LECTIVO DA ANCORENSIS





À semelhança de anos lectivos anteriores, a Ancorensis Cooperativa de Ensino assinalou o encerramento do ano lectivo com uma actividade especial para os seus alunos.
Este ano, a actividade esteve a cargo do Departamento de Educação Física , que decidiu realizar a primeira edição dos “JOGOS DE PRAIA”. Esta actividade ocorreu no dia 3 de Junho, durante a tarde, no belíssimo areal da nossa praia contando com a ajuda da Câmara Municipal de Caminha para a sinalização e montagem de campos e balizas.
Os alunos participaram nos “Jogos de praia” organizando equipas de oito elementos do ensino básico e do ensino secundário, sendo acompanhadas por um professor.
Nesta primeira edição, fizeram parte as modalidades de voleibol, futebol, andebol, beisebol, jogos tradicionais e estafetas aquáticas.
As equipas participantes manifestaram grande entusiasmo face às actividades propostas, facto com que a organização deste evento se congratula, prevendo que no próximo ano outra actividade deste tipo venha a ter lugar.

NATAÇÃO ANCORENSIS NA SELECÇÃO NACIONAL DE DESPORTO ESCOLAR







Treinador, nadadoras e árbitro, da Escola Referência de Natação da Ancorensis, que engloba também alunos da EB1,2 de Vila Praia de Âncora e EB 2,3/S Sidónio Pais de Caminha, foram escolhidos para representar Portugal nos 61º Jogos da FISEC, que se realizam no Algarve no próximo mês de Julho.
É realmente uma honra esta escolha dos responsáveis nacionais da Educação, que premeia o valor e trabalho desenvolvido pelos intervenientes na natação escolar.
O Prof. José Carlos Leal, como treinador, Alexandra Fonseca, como árbitro e Francisca Verde, como nadadora, todos da Cooperativa de Ensino Ancorensis e a nadadora Ana Luísa Soeiro, da EB 2,3/S Sidónio Pais de Caminha, vão vestir as cores nacionais nestes jogos internacionais que se disputam em Portugal, com a presença de atletas de vários países, nas mais variadas modalidades desportivas.
Mas este percurso não foi fácil. Tudo começou com a conquista dos títulos distritais, nas provas disputadas em vários concelhos de Viana do castelo.
Depois, o Campeonato Regional, em Bragança, com escolas de toda a região norte e onde a Francisca nos 100 metros livres e a Ana Luísa, nos 25 metros mariposa, se sagraram campeãs regionais.
Finalmente, agora, em Azeitão, no Distrito de Setúbal, no Campeonato Nacional, em que as duas atletas alcançaram lugares no pódio.

Campeonato Regional – Bragança
25 m mariposa: 1ª Ana Luísa Soeiro – 14.97
100 m livres: 1ª Francisca Verde – 1.09.60
100 m estilos: 4ª Ana Luísa Soeiro – 1.25.44
Campeonato Nacional - Azeitã0
25 m mariposa: 3ª Ana Luísa Soeiro – 14.75
100 m livres: Francisca Verde- 1.10.77
50 m livres: 5ª Francisca Verde – 32.85
50 m bruços: 5ª Ana Luísa Soeiro – 42.97
100 m estilos: 4ª Ana Luísa Soeiro – 1.25.44