quarta-feira, 3 de junho de 2009

Aluno da Ancorensis vence prova de apuramento para as Olimpíadas Internacionais de Física a decorrer em Mérida - México


A Ancorensis assistiu a mais um feito de seu aluno no campo da Física.
Desta vez, no dia 15 de Maio de 2009, foi o aluno Pedro Borlido do 12º ano ao vencer o apuramento nacional e assegurar a sua participação Olimpíadas Internacionais de Física a decorrer em Mérida – México.
Antes, no dia 09 de Maio de 2009, o aluno Marvin Fernandes da Silva do 11º Ano conquistou a medalha de ouro, no apuramento da Região Norte, classificando-se em primeiro lugar, garantindo assim a sua presença na fase nacional
Anualmente a Sociedade Portuguesa de Física selecciona cerca de vinte alunos de entre os melhores classificados nas Olimpíadas Nacionais da Física, nível secundário, do ano lectivo anterior, para participarem em actividades de preparação com vista à participação na International Physics Olympiad (IPhO) e na Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF). As actividades de preparação dos alunos pré-seleccionados contemplam as matérias relativas aos programas estabelecidos pela IPhO e OIbF. Como alguns dos temas abordados não fazem parte do programa nacional de ensino da Física no secundário, torna-se necessária a colaboração a nível universitário que decorre na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra.
A fase de apuramento dos alunos seleccionados realizou-se na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, tendo o aluno Pedro Borlido, que frequenta o 12º ano, na Cooperativa de Ensino Ancorensis, conquistado o primeiro lugar nesta competição de elevado nível, garantindo assim a sua presença nas competições Internacionais de Física, que decorrerão em Mérida - México, de 11 a 19 de Julho de 2009.
É de salutar todo o esforço e empenho revelados pelo Pedro na preparação para estas provas, de elevado grau de exigência, enquanto que, simultaneamente, mantinha uma boa prestação no seu percurso escolar.
Toda a comunidade escolar da Ancorensis manifesta o seu apoio à participação do aluno nas próximas competições, não só no campo da Física, já que também se tem destacado no domínio da Astronomia. Votos de grande sucesso para o seu desempenho.
Prof. Maria Helena Azevedo
Grupo disciplinar de Ciências Físico-Químicas

Sem comentários: