sexta-feira, 26 de junho de 2009

“UM DIA DIFERENTE”


Somos a turma do 8º D e, como Prémio de Carnaval, a Escola proporcionou-nos “um dia diferente”. Em vez de um dia de aulas, tivemos um dia de exploração da natureza! O destino foi a Serra D’Arga e o CISA, Centro de Interpretação da Serra D’Arga.
Acompanharam-nos a Professora Goreti Fernandes e a directora de turma Maria Emília Rego Henriques.
Saímos às 9h30m da manhã de 3ª feira, dia 16 de Junho. Conforme lemos no folheto informativo, “o CISA é uma estrutura da Câmara Municipal de Caminha, orientada para o desenvolvimento de actividades de educação ambiental (…) localizado na freguesia de Arga de Baixo.”
Fomos muito bem recebidos pela engenheira Angelina, engenheira Mónica e pelo técnico Ventura, que nos explicaram o propósito do Centro e as diversas actividades que o mesmo promove. Convém referir que a nossa turma foi a primeira a visitar o Centro, desde a sua reabertura no dia 6 de Junho!
Começámos o nosso dia diferente a ver a engenheira Mónica a fazer broa, ali á nossa frente ao ar livre. Enquanto a massa ficou a levedar, fomos conhecer a verdadeira serra; fizemos um percurso pedestre de 2 horas e 15 minutos com a engenheira Angelina e o técnico Ventura; cansativo e com muito calor, (foram-nos oferecidos bonés!) mas valeu a pena; atravessámos as freguesias de Arga de Baixo e Arga de Cima entre caminhos e trilhos, enquanto o técnico Ventura Gonçalves, profundo conhecedor dos cantos e recantos da sua serra, nos chamava a atenção para os mais ínfimos pormenores;
Regressados ao CISA, a engenheira Mónica aguardava-nos para pôr a broa no típico forno da serra.
Enquanto o pão cozia, almoçámos todos juntos, e para nossa surpresa, o CISA pôs na mesa chouriço, presunto, cabrito, tudo produtos deliciosos da Serra D’Arga!
Por fim, e para sobremesa, provámos a broa acabada de sair do forno…
Descansámos um pouco, conversámos e assistimos ao filme promotor do CISA.
Chegada a hora do regresso, ainda foi oferecido um potinho de mel a cada um, produtos da horta biológica e broa, assim como folhetos e desdobráveis com informações sobre o trilho que percorremos.
Agradecemos à Escola a oportunidade que nos deu de conhecer a Serra D’Arga através de uma perspectiva diferente, assim como aos responsáveis pelo CISA, que demonstraram muita simpatia em nos receber.

Os alunos e directora de turma do 8º D

Sem comentários: