quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Ancorensis vence competição de CiberRescue em Washington


A CyberRescue@RTSS2009 é uma competição robótica em ambiente simulado que se realiza em simultâneo com o Real-Time Systems Symposium 2009 (Simpósio de Sistemas de Comunicação em Tempo Real), a conferência de maior prestígio que se realiza no campo da computação em tempo real e sistemas de comunicação.
Esta competição é bastante diferente da que se realiza na Universidade de Aveiro e que a Ancorensis, através de um sistema relativamente semelhante, também tem ganho nos últimos anos. O objectivo é procurar/salvar algo, num ambiente desconhecido através de cinco agentes iguais que podem realizar comunicações entre si. O local possui obstáculos de vários tipos, uns que impedem a visão do alvo e outros não, embora que nestes casos o alvo deve estar a uma distância relativamente curta.
Para esta competição, os robots da Ancorensis, foram pré-programados para iniciarem as suas buscas em diferentes zonas do local, ao mesmo tempo que comunicavam entre si as zonas que estavam já exploradas de modo a diminuir o tempo de salvamento. Associada a esta técnica, continuam a ser usadas vários algoritmos com avançados cálculos matemáticos para determinar o caminho mais curto entre dois pontos, a marcação dos obstáculos que se vão conhecendo e, a partir do momento que o robot vê a direcção na qual se encontra o objectivo, determina o local cada vez mais exacto onde o mesmo se encontra. Note-se que um robot, apesar de ver a direcção onde se encontra o objectivo, não consegue determinar com exactidão o seu local devido às condicionantes tecnológicas dos vários elementos do ambiente real.
A competição decorreu em duas mangas com universidades de Portugal, Itália, Suécia, Estado Unidos e claro está, a Ancorensis, escola do terceiro ciclo de escolaridade e ensino secundário (profissional e geral), com significativa prevalência nos cursos da área de Informática.
Na primeira manga, de onde apenas se classificavam três equipas para a final, o "ElRaton" da Ancorensis ficou em terceiro lugar com apenas dois pontos de penalização devido a uma colisão de um robot, mas tendo demorado mais tempo que a equipa “T-1000” da Universidade do Texas, segunda classificada, também com 2 pontos, enquanto a equipa “t-bots” de Itália não teve qualquer penalização. Os outros classificados não conseguiram que todos os cinco robots chegassem ao destino, pelo que, por cada um desses agentes obtiveram penalizações de 100 pontos, mais as eventuais colisões.
Na final, com um labirinto com um grau de dificuldade bastante elevada, a equipa de robots do Professor Indaleto obteve penalizações no total de 102 pontos, devido a uma colisão e pelo facto de um robot não ter chegado ao objectivo, enquanto a equipa segunda classificada (t-bots) teve uma penalização de 214 pontos e a T-1000 de 396 pontos.
Nas imagens que se encontram em cima, podem visualizar-se os círculos azuis que correspondem aos pontos de partida, a circunferência ao local de chegada, as paredes castanhas permitem ver o que está do outro lado, enquanto as paredes azuis são "altas", ou seja, não permitem ver para além delas.

A direcção da Ancorensis regozija-se com o resultado alcançado, traduzindo o trabalho, a dedicação, o brio profissional e a competência cientifica e pedagógica do seu corpo docente, em geral, e, neste caso, do professor Indaleto Rego, a quem se expressa o nosso público reconhecimento.
Na Ancorensis, professores, técnicos e alunos de informática a “Alto Nível

Sem comentários: