sexta-feira, 30 de maio de 2008

Dia da Cultura Indiana na Ancorensis Cooperativa de Ensino





No dia 16 de Maio realizou-se na Ancorensis Cooperativa de Ensino uma actividade relacionada com a Cultura Indiana, integrada no Trabalho de Projecto da disciplina de Sociologia. Esta actividade foi desenvolvida pelos alunos David Bogas, Cláudia Verde, Lília Silva, Marlene Costa e Martina Pereira do 12º F.
Ao longo da semana, que antecedeu este dia, esteve exposto num placard informação relativa à Índia e sua cultura. Estiveram, também, em exibição num computador, localizado no hall da escola, fotografias do mesmo país.
No final da semana, sexta-feira 16 de Maio, foi organizado na cantina da escola um Almoço Indiano. A ementa tinha como prato principal caril de frango e espinafres com arroz branco. Foi, ainda, servida uma salada de frango com chamuças e pão de alho. Por fim, pôde saboriar-se um bolo de noz como sobremesa.
Esta ementa foi elaborada pelos alunos com base numa pesquisa realizada sobre os hábitos alimentares da Índia e na análise de pesquisas fornecidas durante a entrevista realizada ao Sr. Rajesh Pai.
Para que houvesse um ambiente indiano mais rico a cantina foi decorada, essencialmente, com as cores da bandeira do país em causa. Estiveram, também, expostos objectos e especiarias típicos tais como: a rúpia (moeda), os elefantes (símbolo da prosperidade), vestuário (dois vestidos, um turbante e lenços) e banana frita. Contámos, também, com a presença da colega Sony Napit que pintou com erva henna as mãos de alguns alunos e professores. Estes desenhos são próprios de cerimónias matrimoniais.
Agradecemos a colaboração de todos aqueles que nos ajudaram na concretização deste evento, nomeadamente:
D. Maria João e restantes cozinheiras
Pessoal administrativo e do Centro de Recursos
Professora Celeste Araújo
Sony Napit
Sr. Rajesh Pai e Sra. Paula Pai
Turismo de Vila Praia de Âncora

Sem comentários: