sexta-feira, 30 de maio de 2008

Alunos da Ancorensis ao encontro da música




No passado dia 27 de Maio, várias turmas da Ancorensis-Cooperativa de Ensino participaram num encontro sobre música com José Paulo Moreira Ribeira, jovem pianista de Moledo.
Este encontro, designado «Em Discurso Directo», encerrou um conjunto de várias actividades que três alunas do 12ºB, a Ana Pires, a Daniela Pereira e a Juliana Almeida, foram desenvolvendo ao longo do ano lectivo, no âmbito da disciplina de Área-Projecto, sob orientação da sua Directora de Turma, a professora Manuela Parente, e da sua professora de Português, Isabel Fernandes.
O músico José Paulo Ribeira nasceu em Moledo e iniciou os estudos musicais aos quatro anos de idade, encontrando-se, neste momento, na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto. Apesar de ainda muito novo, a sua experiência musical é já ampla, tendo participado em diversos masterclasses com pianistas como: Helena Sá e Costa, Adriano Jordão, Álvaro Teixeira Lopes, Luis Pipa, entre outros; colabora regularmente em projectos musicais desde a música erudita, jazz, pop, rock, tanto como pianista como na elaboração de arranjos e participou em diversas gravações como teclista das quais se destacam: as bandas “Fragmentos” e “Ironic Speech”, tendo nesta última elaborado composições e arranjos originais; participou ainda como Maestro e Pianista no musical “Música no Coração” de Filipe La Féria.
Neste encontro, realizado no Auditório da Ancorensis Cooperativa de Ensino, várias turmas, do 9º ao 12º ano, viveram momentos verdadeiramente mágicos. Após ter respondido a algumas questões sobre o papel da música na vida dos jovens e ter falado um pouco sobre a sua experiência nesta área, o Zé Paulo, como é tratado pelos amigos, sentou-se ao piano e então, durante cerca de 90 minutos, prendeu com o seu talento e a sua capacidade de comunicação todo o público: tocou algumas melodias, improvisou, mostrou como músicas de um determinado género musical podem ser transformadas noutro género, interagiu com o público e, simplesmente, encantou com o seu talento, a sua simpatia e simplicidade porque, segundo as suas próprias palavras, «é mais fácil tocar do que falar».
Revelando, pois, toda a versatilidade que a música pode assumir, este encontro marcou assim, um ponto final num projecto que, ao longo deste ano lectivo, teve a música como protagonista.
Ana Pires
Daniela Pereira
Juliana Almeida


Sem comentários: