terça-feira, 15 de janeiro de 2008

XXVI Olimpíadas Portuguesas de Matemática na Ancorensis



As Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), organizadas anualmente pela Sociedade Portuguesa de Matemática, são um concurso de problemas de matemática, dirigido aos estudantes dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e também aos que frequentam o ensino secundário, que visa incentivar e desenvolver o gosto pela matemática.
Os problemas propostos neste concurso fazem sobretudo apelo à qualidade do raciocínio, à criatividade e à imaginação dos estudantes.
Contudo, o desenvolvimento mental inerente à idade dos participantes e a própria maturidade matemática que decorre do aprofundamento das matérias escolares faz com que seja necessária a separação dos participantes em dois níveis, designados por categoria A e por categoria B. A categoria A destina-se a alunos que frequentam os 8º ou 9º anos de escolaridade, enquanto que a categoria B se destina a alunos que frequentam os 10º, 11º ou 12º anos de escolaridade.
A Ancorensis foi seleccionada, uma vez mais, como local de realização da 2ªeliminatória das Olimpíadas Portuguesas de Matemática. Os alunos que ficaram apurados para realizar a referida prova foram:
Marisa Vieira do 8ºA – categoria A, da Ancorensis Cooperativa de Ensino;
Miguel Martins do 8ºA – categoria A, da Ancorensis Cooperativa de Ensino;
Tiago Ponte do 8ºB - categoria A, da Ancorensis Cooperativa de Ensino;
Rafael Lages Ribas do 9ºano– categoria A, da EB 2, 3 /Sec. de Caminha ;
Rui Pinto do 10ºA – categoria B, da Ancorensis Cooperativa de Ensino.
À semelhança dos anos anteriores, a competição consta de duas eliminatórias e uma final nacional e como principal objectivo incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática e detectar vocações precoces nesta área do saber.As Olimpíadas Portuguesas de Matemática são também o meio de selecção das equipas que irão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais, que decorrerão em Julho de 2008, em Espanha, e nas Olimpíadas Ibero-americanas, desta disciplina, que terão lugar em Setembro , no Brasil.
Gabinete de Informação e Comunicação

Sem comentários: