terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Seminário Nacional Eco-Escolas Maia – 2008


Decorreu nos dias 13, 14 e 15 de Janeiro mais um Seminário Nacional Eco-Escolas. A Câmara Municipal da Maia acolheu esta iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa, demonstrando todo o seu empenho na promoção da Educação Ambiental.
Em simultâneo com o Seminário, os presentes frequentaram a acção de formação "Eco-Escolas – Um instrumento de Educação Ambiental".
No primeiro dia os participantes foram convidados a realizar um passeio guiado pelo centro da Maia, onde puderam observar a preocupação ambiental do município, quer no seu PDM, quer nas iniciativas de regulamentação das construções e na rentabilização dos espaços verdes, criando uma simbiose entre a malha urbana e a natureza.
Nos dois dias subsequentes, os presentes assistiram a vários painéis temáticos, participaram em ateliers com actividades práticas e observaram as eco-amostras de onde puderam retirar ideias para as boas práticas ambientais a utilizar nas suas escolas/comunidades.
Todos os participantes foram desafiados a inscrever as escolas que representam nos vários concursos apresentados, todos eles publicados na página da ABAE, alguns dos quais com a finalidade de premiar boas ideias e iniciativas no âmbito da educação ambiental e da promoção da mudança de comportamentos. Estes concursos abordam temas relacionados com desenvolvimento sustentável, energia, alterações climáticas e demais temas desenvolvidos no Programa Eco-Escolas.
Todos os participantes consideraram o Seminário um êxito, uma vez que se sentiram mais capacitados para a consecução dos objectivos do referido Programa.
A Ancorensis esteve representada pelo professor Marcelo Pereira (coordenador do Programa Eco-Escolas), que moderou um grupo de trabalho para troca de experiências, e pelo professor Rui Costa, que a convite do engenheiro David Loureiro (investigador do INETI), dinamizou um atelier subordinado ao tema "Energia Solar", partilhando a sua vasta experiência com os demais participantes.
Para a Ancorensis e para os seus professores, estas lides não são novidade. São o afirmar da vontade de contribuir para uma mudança, para melhor, para que haja futuro!
Para nós, "ecologia não é disciplina, é filosofia de vida"!
Prof. Marcelo Alves Pereira

Sem comentários: