terça-feira, 27 de novembro de 2007

Assinatura de protocolos para a área da Educação






A Câmara Municipal de Caminha celebrou protocolos com os agrupamentos de escolas e com diversas instituições do Concelho, num valor global de 212 500 euros. Estes protocolos “vêm contribuir para o enriquecimento da comunidade escolar do Concelho, permitem às crianças e jovens do nosso Concelho uma melhor integração social e vem pôr fim a factores que originam desigualdades sociais nas condições de acesso à educação e aos programas de apoio às famílias”, referiu Júlia Paula Costa, presidente da Câmara Municipal de Caminha. A cerimónia decorreu na nova biblioteca da EB 2,3 S de Caminha.
Tendo em consideração que no ano lectivo 2007/2008 a Câmara Municipal, no âmbito das suas competências no sector da Educação, pretende delegar em dez entidades, neste caso, através da celebração de protocolos, competências naquela área, nomeadamente fornecimento de refeições, transportes escolares, cedência de instalações, autonomia dos agrupamentos e prolongamento de horário nos Jardins de Infância, a cerimónia formalizou essa intenção.
Os protocolos abrangeram o Centro de Instrução e Recreio Vilarmourense (CIRV), na cedência de instalações; Agrupamentos de Escolas Coura e Minho e Vale do Âncora, no que se refere à autonomia e fornecimento de refeições aos jardins-de-infância; Juntas de Freguesia de Dem, Âncora, e Riba de Âncora e Associação de Danças e Cantares Genuínos da Serra D’Arga, no fornecimento do transporte escolar; Junta de Freguesia de Moledo, Centro Social e Paroquial de Âncora e Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, nos serviços de apoio à família nos Jardins-de-Infância.

Protocolos “fazem funcionar”sistema educativo


É de relembrar também que, nos meses de Agosto e Setembro, a Câmara Municipal havia já assinado protocolos com vista ao fornecimento de refeições escolares aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) com o Agrupamento de Escolas Coura e Minho, o Agrupamento Vertical de Escolas do Vale do Âncora, o Centro Social Paroquial de Moledo e as Juntas de Freguesia de Âncora e Dem, prefazendo um investimento total de 167 mil euros.
Quanto a actividades de enriquecimento escolar, este ano lectivo, foram celebrados acordos entre a Câmara e a Academia Fernandes Fão, com a Escola de Música de Riba de Âncora e a Associação de Andebol de Viana do Castelo.
No passado dia 12 de Novembro foi aprovada em reunião de Câmara a comparticipação do Município, no valor de 15 mil euros, para a compra de uma carrinha de 9 lugares para a Junta de Freguesia de Orbacém, destinada a transporte escolar.


Assinatura do auto de entrega da biblioteca

Na mesma cerimónia foi feita a apresentação das novas instalações da biblioteca da EB 2,3/S de Caminha e assinado o auto de entrega do novo edifício, um investimento de 345 mil euros.
Segundo referiu Maria Esteves, Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas Coura e Minho, “a nova biblioteca e auditórios contíguos à EB 2,3 S de Caminha é uma aspiração antiga da comunidade escolar. O empenhamento da Câmara acabou por conduzir à materialização do complexo, cujo projecto é da autoria do arquitecto Calvão”.
“Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce”, disse a presidente de Câmara, recordando que, a “Câmara Municipal de Caminha continua a fazer da Educação uma das suas mais fortes prioridades”.
O novo equipamento, implantado no aglomerado escolar, na zona mais alta, tem acesso directo ao arruamento público e, por rampa e escadaria aos restantes espaços da escola.
O edifício tem uma área de construção de 340 m2, alojando, para além da biblioteca, um auditório com capacidade para 98 pessoas, que poderá funcionar como complemento da própria biblioteca ou poderá acolher outras actividades culturais, como seminários, acções de formação, reuniões, etc. Este auditório, construído em anfiteatro numa área de cerca de 114 m2, está já equipado com mobiliário fixo e tem ligação à biblioteca através de grandes portas de correr em madeira.
Tanto a biblioteca como o auditório são servidos por instalações sanitárias, com um bloco feminino, outro masculino e um terceiro preparado para facilitar o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.
O projecto original foi complementado com espaços adicionais, aproveitando parte do espaço inferior da biblioteca e parte do espaço inferior do auditório, locais que deverão ser destinados a arquivos.




Sem comentários: