sábado, 17 de novembro de 2007

Actividade Física Desportiva - Enquadramento e Sugestões

Tal como é referido nas orientações programáticas para o 1º ciclo, a actividade física desportiva enquadra-se num âmbito a partir do qual a criança deverá efectuar diferentes experiências utilizando o seu corpo reagindo aos diversos estímulos do meio envolvente, recebendo assim através dos sentidos toda a informação útil (táctil, visual e auditiva), sobre a qual irá construir as imagens mentais que lhe permitirão a formação de conceitos.Sabendo da valorização social que a actividade física e desportiva contém e por acreditarmos que a escola tem uma função central na elevação da prática desportiva dos jovens, deve-se procurar implementar um modelo que os atraia e lhes desenvolva os conhecimentos e competências necessárias. No entanto, para que isso se verifique, e sem pôr em causa os valores educativos fundamentais, é necessário:-Estimular a participação dos intervenientes (alunos, professores, pais, etc.);-Melhorar a utilização das instalações existentes;-Aperfeiçoar a interacção com as autarquias.

A actividade física e desportiva tem subjacente uma concepção de educação integrada, a partir dos conhecimentos adquiridos na vida familiar e na comunidade de origem de cada aluno.Esta possui determinadas características que a tornam, naturalmente, diferente e ao mesmo tempo igual a todas as outras actividades de enriquecimento curricular, padecendo de objectivos comuns aplicados em contextos diferentes e através de meios diferentes.O contexto físico desta aula (fora da sala), que para muitas crianças poderá ser novidade, e a dinâmica que lhe é exigida leva a que esta se desenrole de uma forma específica através de um modelo de "organização desorganizada" conferindo ao aluno uma autonomia e liberdade que lhe permita alargar o seu vasto reportório motor sem descurar regras, valores e normas essenciais para o seu desenvolvimento psicomotor, cognitivo e pessoal.Como um dos objectivos deste blogue passa por partilhar ideias e experiências, cito 3 jogos/actividades que costumam cativar as crianças inseridos nos parâmetros e objectivos da disciplina que podem ser úteis a colegas da mesma área e a professores titulares de turma.

1- Jogo do Gavião

Os alunos todos numa das alas do campo tentam passar por vagas e continuamente, após a ordem do gavião, de uma ala para a outra sem que este os apanhe. À medida que vão sendo apanhados, estes ficam estáticos no lugar e "transformam-se" em árvores que, desde que não saiam do lugar, poderão também "matar" os restantes colegas.

2 - Jogo do Estica


Os alunos formam uma fila e no solo estão colocadas 3 esteiras. O objectivo é passar de um lado para o outro, saltando por entre as esteiras colocando somente um apoio entre cada uma delas. O último da fila aumenta a distância entre as mesmas colocando a esteira no sitio onde este caiu.

3 - Jogo do Mata

Duas equipas com um piolho cada. Cada equipa encontra-se entre o piolho e a equipa adversária.O objectivo é realizar 3 passes entre qualquer elemento da equipa e o respectivo piolho, sem que a equipa adversaria intercepte a bola, após os 3 passes o elemento com a posse de bola pode acertar num jogador da equipa adversaria e caso acerte este junta-se ao piolho da sua equipa. Perde a equipa que ficar mais rapidamente com todos os elementos na zona do piolho.

João Silva - Docente AEC - Actividade Física e Desportiva

1 comentário:

(ca)minha escola disse...

Excelente post. Parabéns pelo trabalho.

Marcos Fernandes