terça-feira, 27 de outubro de 2009

Ancorensis recebe Alberto Santos, escritor de “A escrava de Córdova”


A Ancorensis no âmbito da Semana da Biblioteca, a decorrer de 26 a 30 de Outubro de 2009, recebeu o escritor Alberto Santos, que escreveu “ A escrava de Córdova”.
A convivência entre muçulmanos, cristão e judeus, propondo a ideia de um Deus único que se manifesta culturalmente de formas diferentes é o tema desenvolvido por Alberto Santos, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, no seu primeiro romance histórico.
Numa conversa informal com os alunos e professores da Ancorensis, o escritor deu algumas noções sobre a origem deste livro, que remeteu ao seu gosto pela história, em particular pela história da península ibérica. "A Escrava de Córdova" dá a conhecer, como o próprio referiu "o ângulo mais brilhante, mas também o mais duro e cruel, da civilização muçulmana do al-Andalus"
Editado pela Porto Editora, o livro dá "uma explicação rigorosa para a mistura cultural e civilizacional celto-muçulmana dos actuais povos peninsulares, mas também uma profunda lição sobre as origens, fundamentos e consequências da conflituosidade étnico-religiosa do distante ano 1000.
"Ler este romance fez-me lembrar Amin Maalouf e O Périplo de Baldassare. Aqui vemos o mesmo gosto pelo detalhe e pelo pitoresco, num livro escrito com tanta alma que nos faz desejar ler sempre a próxima página", escreve José Rodrigues dos Santos acerca de “ A escrava de Córdova”.

Sem comentários: