sábado, 8 de novembro de 2008

Visita de Estudo ao Sporting Club Caminhense

No dia 6 de Novembro a nossa escola fez uma visita de estudo ao Museu Municipal de Caminha para ver uma exposição sobre o Sporting Club Caminhense. Descobrimos coisas que nem imaginávamos, entre as quais destacámos as seguintes:
-No dia 14 de Dezembro de 1926 foi fundado o Club Caminhense, nesta época dedicava-se ao futebol e ao ténis. Torna-se então na filial nº49 do Sporting Clube de Portugal.
-O remo nasceu no Sporting Clube Caminhense pela mão de Manuel Augusto Fernandes.
-Em 1936 e 1937 ganhou a Taça Stadium do Porto.
-A 7 de Agosto de 1937 conquistou a Taça C.O.N.I.
-Coppa Del Presidente.-Em 1939 venceu a Taça Lisboa pela 1ºvez. Conquistou este troféu 27 vezes, sendo destacadamente o clube que mais Taças Lisboa conquistou.
- No ano 1941 consagra-se Campeão Nacional em shell de 4 e shell de 8 no rio Tejo.
-Nos anos 1943/44 devido ao início da II Guerra Mundial o clube não participa nas provas da federação.
-Em 1945 conquistou vários títulos nacionais e sagrou-se Campeão Ibérico de shell de 4.
-Em 1948 participou nos Jogos Olímpicos de Londres em representação de Portugal.
-No ano 1959 venceu a Taça Salazar que pertence à Figueira da Foz, mas foi emprestada ao Museu para a exposição. Mede 1,5m e pesa 20Kg.
-Em 1960 venceu a Taça Infante D.Henrique. Neste ano Américo Tomás visitou Caminha e a sede do clube e atribui-lhe o título de Presidente de Honra do Clubes. Nesta época o clube é seleccionado para os Jogos Olímpicos de Roma.
-Em 1963 o Caminhense participou pela 1ªvez nos Jogos Luso-Brasileiros, disputados no Brasil onde foi o grande vencedor em shell de 8.
-Em 1968 no “VII Gran Trofeo Ibérico Internacional” o Caminhense vence as modalidades de skiff juvenil e shell de 4 sénior.
-Em 1982 é lhe atribuída a Medalha de Bons serviços Desportivos da Direcção Geral dos Desportos.
-A 8 de Setembro de 1985 dá-se a inauguração da nova sede do Sporting Club Caminhense.
-Em 1986 é Campeão Nacional em shell de 8.
- Em 1989 participou nos Mundiais de Remo em Bled (antiga Jugoslávia).
-Em 1992 inaugurou-se o campo de ténis do club. Nesta época o atleta João Santos, do Sportig Club Caminhense é seleccionado para participar nos Jogos Olímpicos de Barcelona, na modalidade de doulel scull.
-Em 1996 os atletas Henrique Baixinho e João Fernandes participam nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em shell de 4s/timoneiro.
-No ano 1999, em Plovdiv (Bulgária) Artur Antunes (atleta do Sporting Club Caminhense) e Bruno Antunes (do Cannotagio de Roma) foram Campeões do Mundo.
-Em 2001 o club recebeu a Medalha de Mérito desportivo e diploma do ministério da Juventude e Mérito da Federação Portuguesa de remo.
-Em 2001 venceu o Troféu Regata no 75º aniversário do club.
-Em 2002 ganhou definitivamente o Troféu da Sra. Da Agonia.
-Em 2004 venceu a 1º Taça Presidente da República Dr. Jorge Sampaio.
-Em 2007 Venceu a Taça Presidente da República.
-Em 2008 venceu a Taça Nezioarteko Estropada 1º Sailkatua no País Vasco.
Depois da visita ao Museu dirigimo-nos para o local onde se faz a prática de remo, neste local estava o Sr. Henrique Baixinho que nos mostrou as embarcações, o espaço onde se pratica exercício físico e o sítio onde se aprende a remar. Explicou-nos que a parte do corpo que faz mais esforço na prática deste desporto são nas pernas, que é necessário ter uma boa alimentação, uma boa postura, mas sobretudo muita vocação para praticar este desporto. Contou-nos o que sentiu quando participou nos Jogos Olímpicos de Atlanta, diz-nos que não conseguia descrever com palavras, pois foi uma grande emoção, um sonho que todo o atleta quer alcançar e que ele teve esse privilégio, que quando entrou no campo Olímpico só conseguia chorar de alegria. Disse-nos ainda que para nós nos inscrevermos no Club para praticar remo temos de ter pelo menos 10 anos de idade.Para nós foi um prazer enorme fazer esta visita pois descobrimos coisas que nem imaginávamos, ficámos a valorizar ainda mais o nosso concelho, pois como o guia do Museu nos disse somos uma terra pequenina, mas neste dia descobrimos que também somos capazes de alcançar grandes feitos.Obrigado à Câmara Municipal de Caminha por nos ter proporcionado esta aprendizagem e ao Sr. Henrique Baixinho pela sua simpatia e por ter partilhado connosco as suas experiências no mundo do desporto.

E.B.1 de DEM

Sem comentários: