sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Magusto - Jogos Tradicionais na EB1/JI Caminha

1. Barra do Lenço

Material: 1 lenço
Terreno dividido em duas partes.
Nº de participantes: duas equipas e um juíz
Objectivos: Conseguir fazer o máximo de pontos.
Regras: Cada jogador da equipa tem de ter um número diferente, sendo que os números correspondam ao número de jogadores da equipa.

Desenvolvimento: Cada equipa encontra-se no extremo oposto do terreno. O juíz coloca-se no meio do terreno, com o lenço na mão e chama um número. O jogador correspondente de cada equipa corre em direcção ao lenço e tente apanhá-lo. Neste caso verificam-se as seguintes hipóteses:
a) Se fugir com o lenço para o campo da sua equipa, sem ser tocado pelo adversário, marca um ponto.
b) Se fugir para o campo da equipa adversária, sem ser tocado, marca dois pontos

c) Se for tocado na posse do lenço pelo jogador adversário, é este que marca o(s) ponto(s).


2. Cabra Cega


A cabra-cega é um jogo recreativo (uma brincadeira, no Brasil) em que um dos participantes, de olhos vendados, procura adivinhar e agarrar os outros. Aquele que for agarrado, passará a ficar com os olhos vendados. Hoje em dia é um jogo infantil, mas na Idade Média foi um passatempo palaciano.
Neste jogo não há um número certo de jogadores e o material necessário é apenas uma venda para tapar os olhos da pessoa que faz de cabra-cega.
O jogo começa com os jogadores a fazer uma roda há volta da cabra-cega que está de joelhos e, claro, de olhos tapados, entretanto começam a falar dizendo este discurso:
- "Cabra-cega, donde vens?"
- "Venho da serra."
- "O que me trazes?"
- "Trago bolinhos de canela."
- "Dá-me um!"
- "Não dou."
Depois, começam todos a dizer "Gulosa, gulosa, gulosa,…" e a fugir, até que ela, ao apanhar alguém, terá de adivinhar quem é. Se assim for, essa pessoa passa a ser a cabra-cega. Antes de começar a apanhar, dá três voltas sobre si mesma, enquanto fogem os jogadores cantando:
"Cabra-cega! Cabra-cega! Tudo ri, mãos no ar, a apalpar, tactear,por aqui, por ali. Tudo ri! Cabra-cega! Cabra-cega! Mãos no ar, apalpando, tacteando, por aqui, por ali, agarrando o ar! Tudo ri…"
Se a cabra-cega sair do local, poderá ser avisada pelos jogadores da seguinte forma :
- "Cabra-cega o que perdeste?"
- "Fina ou grossa?"
- "Fina" ou "Grossa"
- "Então anda achá-la."

3. Corrida de Sacos



Corrida de Sacos - Material: Sacos de serapilheira ou plástico grosso, em número igual ao dos participantes.Jogadores: número variável.

Jogo: É marcado um percurso no chão com uma linha de partida e uma meta. Todos os concorrentes se colocam atrás da linha de partida. Ao sinal de partida, cada um entra para dentro do seu saco, segura as abas com as mãos e desloca-se em direcção à meta. Ganha aquele que chegar primeiro.Variantes: Equipas de três jogadores, colocando-se dois lado a lado, o terceiro enfia as pernas nos sacos onde os outros já se encontram metidos (um em cada saco), abraçando-os. As restantes regras são iguais às da corrida individual.

4. Tracção à Corda

Tracção à corda - Material: 1 corda e 1 lenço (deverá estar atado a meio da corda).
Jogadores: 2 equipas com o mesmo número de jogadores cada uma.

Jogo: Num terreno plano e livre de obstáculos, duas equipas com forças equivalentes, seguram, uma de cada lado e à mesma distância do lenço, uma corda. Entre as equipas, antes de começar o jogo, traça-se ao meio uma linha no chão. O jogo consiste em cada equipa puxar a corda para o seu lado, ganhando aquela que conseguir arrastar a outra até o primeiro jogador ultrapassar a marca no chão. É também atribuída a derrota a uma equipa se os seus elementos caírem ou largarem a corda. Não é permitido enrolar a corda no corpo ou fazer buracos no solo para fincar os pés.

5. Encontra o Rebuçado


Encontrar o rebucado numa bacia com farinha, assim que o conseguir regressa para a respectiva fila dando a vez ao colega que lá se encontra à espera.

No final de tudo... e depois de terem "suado a camisola", o merecido "descanso dos guerreiros" acompanhado de umas saborosas castanhinhas...

AEC´s EB 1 Caminha
Actividade Física Desportiva
Prof. João Filipe Silva

Sem comentários: