segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Ancorensis promove debate sobre o Empreendedorismo


No âmbito da Semana Global do Empreendedorismo, promovida pela iniciativa “Caminha Empreende” organizada pela Câmara Municipal de Caminha, realizou-se no passado dia 19 de Novembro um debate sobre o Empreendedorismo na Ancorensis.

Eram 14h30m quando arrancou, no bem composto auditório da Ancorensis, Cooperativa de Ensino, um debate sobre o Empreendedorismo que procurou sensibilizar a comunidade escolar para a importância de ser empreendedor no mundo actual.
Entre os oradores estavam Marcos Fernandes, do Gabinete de Apoio ao Empresário da Câmara Municipal de Caminha, Rui Pedro Caramez, da Ancorensis, João Pedro Fernandes, Presidente da Mini Empresa Iberos e António Presa, proprietário da empresa Cronograma.
A sessão começou com a intervenção do Prof. Rui Pedro Caramez que, com recurso a alguns vídeos, falou sobre os projectos da iniciativa Aprender a Empreender da Júnior Achievement Portugal, nos quais a escola está envolvida com duas mini empresas: a Iberos, representada no painel de oradores pelo seu presidente, e a Green World presente na plateia. O professor fez ainda uma breve referência ao programa Play!, um simulador de gestão de empresas.
Seguidamente foi a vez do Presidente da Mini Empresa Iberos intervir. João Fernandes explicou em 12 passos, como construir uma empresa e deu o exemplo do projecto que está a desenvolver juntamente com o seu grupo de trabalho de Área de Projecto do 12ºano.
Após isso, o Dr. Marcos Fernandes deu aos presentes algumas noções de empreendedor e empreendedorismo, explicando a sua importância nas nossas vidas, frisando que o empreendedorismo é hoje reconhecido como “uma das 8 competências chaves de aprendizagem”.
Por fim, António Presa falou em nome da Cronograma, explicando sucintamente toda a dinâmica de um projecto de sucesso que já leva 13 anos.










2 comentários:

Anónimo disse...

vi e gostei!
acho que deverias ser mais empreendedores e apostra neste João Fernandes,jovem que mostrou muita dinamica e apresentou de maneira bastante surpreendente a palestra!
Deveriam ser feitas mais acçoes com o seu contributo,assim como de toda a equipa por tras!

Anónimo disse...

Parabéns ao grupo do 12ºF da disciplina de aerea de projecto, por este fantástico trabalho de grupo. As nossas escolas necessitam de projectos novos e gente dinâmica e atrevida como estes jovens.
A Ancorensis também está de parabéns por promover este tipo de iniciativa.