segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Centros Escolares de Dem e Vilar de Mouros

A Câmara prepara-se para começar as obras de dois centros escolares, em Dem e Vilar de Mouros. Os respectivos projectos estão prontos e a conclusão das intervenções está prevista para 2009. O investimento total é de cerca de 713 mil euros.

 

O equipamento a localizar em Dem vai acolher sete dezenas de crianças, oriundas das seis freguesias da Serra D'Arga, enquanto o número de alunos previsto para o centro de Vilar de Mouros é de 46.  

 

Estes dois investimentos realizam-se na sequência de uma candidatura apresentada pela Câmara de Caminha ao Eixo III "Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial", do Programa Operacional ON.2 – O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013 (QREN)), no âmbito da "Requalificação da Rede Escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar", e que se integram na "Qualificação dos Serviços Colectivos Territoriais de Proximidade".

 

No caso de Dem, o projecto envolve a remodelação e ampliação da actual EB1, onde será integrado o novo jardim-de-infância e a respectiva cantina. No quadro desta obra, será feita a reestruturação da via pública envolvente, com a utilização parcial da estrada que passa entre a EB1 e o Centro Cultural, de modo a permitir a contiguidade entre os recintos.

 

Em Vilar de Mouros vai proceder-se à remodelação e ampliação da EB 1, que passará a integrar os alunos do ensino básico e do pré-escolar. A concentração dos dois níveis de ensino num só estabelecimento traz muitas vantagens, designadamente ao nível dos transportes e refeições, permitindo ainda o acesso a vários recursos, facto que até agora não acontecia.

 

Sem comentários: