terça-feira, 16 de setembro de 2008

Arranque do Ano Escolar com instalação de quadros interactivos nas Escolas Básicas de Riba de Âncora e Dem

De modo a assinalar o arranque de mais um ano lectivo no concelho, a Câmara de Caminha procedeu à instalação do primeiro quadro interactivo multimédia na EB1 de Riba de Âncora, na presença do vereador da Educação, Flamiano Martins. A EB1 de Dem é o outro estabelecimento de ensino que também vai ser contemplado com esta nova ferramenta de trabalho, com vista a tornar as aulas mais interactivas, motivadoras e dinâmicas.

 

O executivo camarário também pretende apetrechar as outras escolas com este novo equipamento por forma a responder às novas exigências do sistema educativo, no entanto optou por fazê-lo em primeiro lugar nas escolas do interior do concelho, com vista a combater a desertificação do interior. Sublinha-se que a manutenção das escolas do interior, nomeadamente de Riba de Âncora e Dem, é um dos objectivos contemplados na Carta Educativa concelhia.

 

Salienta-se ainda que o Executivo pretende, com a instalação destes novos quadros, estimular os alunos, proporcionando aulas ainda mais interessantes, e que contribuam para melhorar as aprendizagens dos alunos, logo para o aumento do sucesso escolar.

 

Este novo recurso educacional permite uma maior interactividade e dinamização das aulas, sempre através de um computador e do retroprojector, é possível pesquisar na Internet, projectar vídeos, ouvir som, visualizar e manipular imagens e textos, gravar as aulas, imprimir documentos, entre outras tarefas.

 

De resto a adaptação das escolas às novas tecnologias é uma das muitas medidas levadas a cabo pela Câmara no âmbito da Educação e que reforça que esta é uma área prioritária. Recorde-se que a Câmara Municipal assegurou, durante a pausa lectiva, que todos os estabelecimentos de ensino estivessem em perfeitas condições de funcionalidade, segurança e conforto para receberem os alunos neste novo ano.


Sem comentários: