segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Balanço do ano lectivo 2007/2008

Com um novo ano lectivo "à porta", a Câmara Municipal ultima os preparativos para que os estudantes possam regressar às escolas do concelho num quadro de normalidade, assegurando todas as condições de funcionalidade, segurança e conforto, para que a aprendizagem aconteça com sucesso. É altura também de "fechar" as contas de 2007/2008: somando as várias rubricas, verifica-se que o investimento do Município na Educação atingiu, neste período, 1.020.982,50 euros, valor que demonstra a forma como o sector é valorizado pelo Executivo e o carácter prioritário de que se reveste.

 

As competências para a vida adquirem-se a partir da infância e contribuem para formar cidadãos mais capazes e melhor preparados. Determinante é o papel da Escola e os municípios têm vindo a ser progressivamente mais responsabilizados. O investimento da Câmara de Caminha tem vindo a crescer, quer nas rubricas obrigatórias quer nas múltiplas actividades que são organizadas ou apoiadas ao longo do ano escolar.

 

Analisando os itens que compõem o investimento na Educação, é possível perceber que a autonomia dos agrupamentos de escolas (para onde são canalizadas verbas para limpeza, manutenção, conservação, materiais escolares e despesas de funcionamento das escolas em geral), formalizada através de protocolos, custou ao Município quase 71 mil euros.

 

Já nas actividades de enriquecimento curricular quase foi duplicado aquele valor, para um universo de 562 alunos. De referir que, no passado ano lectivo, funcionaram seis actividades distintas: Inglês, com 308 participantes; Música, com 434; Actividade Física e Desportiva, com 457; Tecnologias da Informação e da Comunicação, com 213; Expressões Dramáticas, com 146, e Ciências Experimentais, frequentada por 128 crianças.

 

Por outro lado, o prolongamento dos horários dos jardins-de-infância, por forma a facilitar a vida das famílias, custou um pouco mais de 72 mil euros e beneficiou directamente 144 crianças, sendo 80 do Agrupamento de Escolas Coura e Minho e 84 do Agrupamento de Escolas do Vale do Âncora.

 

Alimentação e transportes

 

Uma alimentação equilibrada é mais um factor determinante para que o crescimento e a aprendizagem tenham o êxito que todos desejamos. Nesta componente, o investimento do Município foi um pouco além dos 169 mil euros. De registar que 645 crianças beneficiaram, diariamente, de refeições escolares, tendo sido servidas mais de 96 mil refeições.       

 

Outra componente importante do investimento na Educação prende-se com os transportes, a absorverem uma fatia próxima dos 270 mil euros. Nos transportes escolares foram beneficiados 773 alunos, enquanto nos transportes ocasionais foram realizados mais de 200 serviços, percorrendo-se 8.665 quilómetros.

Os auxílios económicos directos favoreceram, por seu lado, 131 alunos, que receberam do Município quase 71 mil euros, para poderem comprar material escolar e ainda para despesas com refeições.

A todos estes valores somam-se despesas com pessoal e o custo de actividades variáveis.

 

As contas do blogue

 

A adesão ao blogue (ca)minhaescola, criado pela Câmara de Caminha para apoio à comunidade escolar em geral, está a ter um excelente acolhimento, aferido pelo número crescente de visitantes. Só durante o ano lectivo, mais de 25.500 pessoas acederam ao blogue e, o que é também importante, as "visitas" vieram de diferentes partes do Globo, num total de 71 países, com destaque, naturalmente, para Portugal (9.135), seguido do Brasil (1.756) e dos EUA (141).

 

À disposição de quem acedeu ao (ca)minhaescola foram colocadas informações de vária ordem, reunidas em mais de três centenas de notícias.      


Sem comentários: