quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Acção de formação com professores acerca do blogue (c)aminha escola

A Câmara Municipal de Caminha e o CEFOCC - Centro de Formação de Caminha e Cerveira realizaram no dia 26 de Setembro, na EB2,3S de Caminha, uma acção de formação intitulada “Tecnologias da informação e da comunicação: publicação, monitorização e edição de um blogue”. com professores e educadores do Agrupamento de Escolas Coura e Minho. Nesta formação, ministrada pelo administrador do blogue (c)aminha escola, Marcos Christi Fernandes, os professores e educadores tiveram a oportunidade de aprender como publicar, editar e monitorizar notícias no blogue.
O blogue (c)aminha escola foi criado no inicio deste ano lectivo e tem como objectivo ser um canal de comunicação privilegiado e interactivo entre todos os intervenientes na Comunidade Escolar de Caminha, sejam eles alunos, professores, educadores, encarregados de educação ou dirigentes, contando já com a participação de alguns docentes. Prevê-se que com esta formação, mais professores e educadores de infância comecem a utilizar de forma mais sistemática o blogue.
Por fim, ficou em aberto a realização de mais acções de formação caso hajam mais professores e educadores interessados.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Participação da EB1 de Caminha na Semana Europeia da Mobilidade



Nos dias 18 e 20 de Setembro os alunos da EB1 de Caminha participaram com entusiasmo nas actividades organizadas pela Câmara Municipal de Caminha no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.

Além de terem percorrido o circuito de obstáculos montado no terreiro, onde se aperceberam dos obstáculos com que as pessoas com dificuldade de mobilidade se deparam nas ruas e espaços públicos, participaram com muito interesse nos jogos tradicionais realizados no parque 25 de Abril.

Os alunos aperceberam-se, deste modo, das barreiras que as pessoas diferentes têm no seu dia-a-dia, na escola fizeram um levantamento daquilo que seria mudar se tivessem um colega diferente (deficiente motor ou cego) e foram sensibilizados para a necessidade de se evitar o uso exagerado do automóvel, devendo andar-se mais a pé. Paralelamente esta sensibilização passará para as famílias dos próprios alunos ao tomarem conhecimento das actividades realizadas pelas crianças.
Alunos e Professores da EB1 de Caminha

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Actividades de Educação Ambiental nas Praias

A Câmara Municipal de Caminha vai promover no próximo dia 30 (Domingo) de Setembro, no Posto de Turismo de Moledo, mais uma actividade de educação ambiental. O evento insere-se na campanha “Bandeira Azul 2007”, cujo tema é “Alterações Climáticas”.
Na iniciativa versará a construção de relógios de sol, observação solar com telescópios, observação solar com filtros H-alfa e ainda uma acção de sensibilização sobre os efeitos do aquecimento global e da poluição sobre as praias.
Para além disso, também será efectuada a distribuição de material ao público sobre as temáticas abordadas e estará disponível o equipamento para a construção dos relógios de sol (que os participantes poderão levar consigo).
A actividade vai decorrer durante todo o dia (das 9h:00 às 12h:30 e das 14h:00 às 18h:00) envolvendo 3 monitores especializados com formação superior na área da Astronomia e 1 na área de Biologia.
A acção é destinada sobretudo às crianças, no entanto, todos os adultos podem igualmente participar na iniciativa. Cada grupo é constituído por 10 pessoas, sendo a participação gratuita.
Deste modo, a Câmara de Caminha tem a honra de convidar toda a população em geral a participar na actividade que vai encerrar a época balnear 2007.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Agrupamento de Escolas Coura e Minho - Recepção aos docentes de todos os graus de ensino

Na passada quarta-feira, dia 12 de Setembro de 2007, pelas 15 horas, realizou-se, na escola sede, a recepção aos docentes de todos os graus de ensino a leccionar em estabelecimentos do Agrupamento de Escolas Coura e Minho. A organização deste evento ficou a cargo dos docentes das EB1's de Dem, Venade e Vilar de Mouros, e contou com a colaboração de vários funcionários.
Após a cerimónia de abertura do ano escolar e recepção a todos os docentes, presidida pelo Conselho Executivo do Agrupamento, iniciou a sua actuação o Grupo de Danças e Cantares Genuínos da Serra d'Arga com a apresentação de diversos exemplos da riqueza do nosso folclore. A actuação concluiu com o Vira da Serra d'Arga, o qual permitiu verificar que, entre o grupo de docentes, se encontravam excelentes bailadores. A jornada de recepção terminou com um lanche / convívio que juntou todos os docentes e os membros do Grupo de Danças e Cantares.


A todos os docentes dos estabelecimentos de ensino do nosso concelho desejamos um excelente ano lectivo 2007/2008.

Acção Social Escolar - Prazos de reclamações

As listagens relativas aos escalões atribuídos aos alunos das EB1s e dos JIs (subsídio para aquisição de livros e material escolar e para o fornecimento de refeições escolares) do ano lectivo 2007/2008, já foram afixadas nas respectivas instituições de ensino. O regulamento em vigor estabelece como prazo para reclamações, 5 dias úteis após o início do ano lectivo. Assim, os dias e locais de atendimento são:

- Agrupamento de Escolas Coura e Minho

Dias: 17, 18 e 19 de Setembro
Horário: 9:30h - 12:00h e 14:00h - 16:00h
Local: Câmara Municipal de Caminha (Edifício Paços do Concelho) - Gabinete de Acção Social

- Agrupamento Vertical de Escolas do Vale do Âncora

Dias: 20 e 21 de Setembro
Horário: 9:30h - 12:00h e 14:00h - 16:00h
Local: Gabinete de Apoio ao Municipe - Centro Coordenador de Transportes de Vila Praia de Âncora

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

“Cidades criativas, reflexão sobre o futuro das cidades portuguesas”

Concurso Nacional de Ideias, dirigido aos alunos 12.º ano da disciplina de área de projecto
1.ª edição - Ano 2007/2008
A vontade de mobilizar os jovens cidadãos para uma reflexão criativa sobre o futuro das cidades portuguesas, levou a Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da Universidade de Aveiro e a Associação Portuguesa de Planeadores do Território a organizar o concurso “Cidades criativas, reflexão sobre o futuro das cidades portuguesas”.
Esta iniciativa, de carácter nacional, dirige-se aos alunos do 12.º ano, no âmbito da disciplina de área de projecto, com o objectivo de elaborar um estudo sobre a cidade onde vivem e/ou estudam, onde se identifique o seu potencial territorial, socio-cultural, económico, ambiental e tecnológico e se procure apresentar propostas inovadoras e criativas para a sua qualificação e valorização.
Refira-se que o tema das cidades criativas se enquadra nos objectivos definidos pelo Ministério da Educação para a disciplina de área de projecto, em particular, pela natureza interdisciplinar e transdisciplinar do trabalho, pela procura “da realização de projectos concretos, com o fim de desenvolver nos alunos uma visão integradora do saber, promovendo a sua orientação escolar e profissional e facilitando a sua aproximação ao mundo do trabalho”, e ainda, pela criação de “oportunidades que aproximem a escola da comunidade e da sociedade em que esta se insere”.
A iniciativa conta com os apoios do Ministério de Educação, da Secretaria de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, da Secretaria de Estado da Administração Local, da Comissão Nacional da UNESCO, do Instituto Nacional de Estatística, do IGESPAR, da Associação Nacional de Municípios Portugueses, do Gabinete do Plano Tecnológico e do Programa das Cidades e Regiões Digitais.
Mais informações em:
Inscrições:
Prémios:

Recepção aos Professores e Auxiliares de Acção Educativa na galeria do novo edifício da Câmara de Caminha

A Câmara de Caminha promoveu, à semelhança dos anos anteriores, uma cerimónia de recepção aos professores e auxiliares de acção educativa que vão exercer actividade no Concelho, no ano lectivo 2007/2008. Este acto, presidido pelo vereador da Educação, Flamiano Martins, realizou-se na Galeria do novo edifício da Câmara Municipal, no dia 10 de Setembro, às 16.30 h. Tendo como objectivo principal dar as boas vindas aos membros da comunidade docente que se preparam para iniciar funções nas diversas escolas, este encontro serviu também para apresentar oficialmente aos professores o novo blogue criado pela Câmara, e destinado a servir de elo de ligação entre os vários intervenientes no processo escolar, designadamente professores, encarregados de educação e o próprio Município.
“Acreditamos que é do diálogo e de uma eficaz colaboração entre o Município, a comunidade docente, os encarregados de educação e os próprios alunos que pode nascer uma boa política educativa, que a todos beneficiará”, disse, na ocasião, Flamiano Martins.
Definido pelo autarca como “um canal interactivo privilegiado de comunicação entre todos os envolvidos no sistema educativo concelhio”, o blogue já está em funcionamento, (caminhaescola.blogspot.com), sendo aberto a todos os professores e integrando também notícias da Câmara e das diversas escolas.
Para esta recepção foram convidados o Agrupamento de Escolas Coura e Minho, Agrupamento Vertical de Escolas do Vale do Âncora, ETAP e Ancorensis.
O vereador da Educação referiu ainda que, “no sentido de melhorar, também, as estruturas físicas das escolas, foram realizadas recentemente pequenas intervenções nas escolas do Ensino Básico de Vilar de Mouros, Seixas e Âncora, esperando-se que seja ainda com mais prazer e qualidade que os docentes e discentes destas escolas ali possam trabalhar.”

domingo, 9 de setembro de 2007

A Minha Escola


Agora que se inicia mais um ano lectivo, são muitas as novidades nas escolas, quer sejam novos amigos, novas turmas ou novos professores. É uma nova realidade que te vai acompanhar ao longo de todo o ano lectivo 2007/2008!

É altura então de mostrares a todos a tua escola, a tua turma, os teus amigos. Junta a tua turma, tira uma foto do grupo na escola e publica aqui para todo o mundo ver… A Tua Escola!

Programa Eco-Escolas

O Programa Eco-Escolas pretende encorajar acções e reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade.
Pretende estimular o hábito de participação e a adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.
Fornece fundamentalmente uma metodologia, formação, enquadramento e apoio a muitas das actividades que as escolas desenvolvem.
Visa contribuir para a criação de parcerias locais na perspectiva de implementação da Agenda 21 Local.
Seguindo uma metodologia constituída por sete passos (1. conselho eco-escolas; 2. auditoria ambiental; 3. plano de acção; 4. monitorização/avaliação; 5. trabalho curricular; 6. divulgação à comunidade e; 7. eco-código), são abordados os temas base: água, resíduos, energia e ainda, complementarmente: biodiversidade agricultura biológica, espaços exteriores, ruído, transporte.
Uma escola que pretenda ser reconhecida com a Bandeira Verde deverá seguir a metodologia proposta e realizar actividades no âmbito dos temas-base e tema do ano.

Latitude 60!

Com o projecto Latitude 60! (Educação para o Planeta no Ano Polar Internacional), do Comité Português para o Ano Polar Internacional, pretende-se mostrar o que se passa no Árctico e no Antárctico ao nível das mudanças no clima, na criosfera, nos ecossistemas, nos hábitos de vida dos povos polares, e as consequências que estas regiões têm para o resto da Terra, e mesmo para Portugal.
As escolas envolvidas beneficiarão de uma relação privilegiada com o Comité Português para o Ano Polar Internacional, de contactos com os cientistas polares portugueses e de materiais educativos e actividades que estão a ser desenvolvidas no âmbito do Ano Polar Internacional.

Projecto Rocha Amiga

O projecto pedagógico Rocha Amiga convida todas as Escolas do País a uma atenção especial para com a sua envolvente geológica ao mesmo tempo que irá promover a criação ou renovação de colecções didácticas de rochas do Continente e Ilhas, tendo como público-alvo o 7.º ano do 3.º Ciclo do Ensino Básico.
Rocha Amiga insere-se nas comemorações do Ano Internacional do Planeta Terra 2008 (AIPT 2008) e resulta da colaboração entre várias Universidades de Portugal Continental e dos Arquipélagos da Madeira e dos Açores, com o apoio da Comissão Nacional UNESCO e da Agência Ciência Viva.
Cronograma:
1.º Período - Inventariação e recolha de dados sobre a Geologia da região; Escolha do tipo de rocha a trabalhar;
2.º Período - Recolha de exemplares, concepção e realização da ficha-relatório;
3.º Período - Envio da ficha tipo para a Equipa de coordenação do projecto; selecção das escolas para troca de exemplares; envio e recepção dos exemplares em saquetas ou caixas Correio Verde Nacional.
Página nacional: http://terra.fc.ul.pt/

sábado, 8 de setembro de 2007

Semana Europeia da Mobilidade

Anualmente de 16 a 22 de Setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de gozar uma semana inteira de actividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objectivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular.´
Como é hábito, a Semana culmina com o Dia sem Carros, no dia 22 de Setembro, durante o qual as cidades ou vilas participantes reservam uma área para peões, bicicletas, veículos eléctricos, veículos mais 'limpos' (a GN, GPL, eléctricos, ...) e, em particular, transportes públicos. Com essa acção pretende-se proporcionar às pessoas uma oportunidade para descobrirem outras formas de transporte e de viverem este dia sem sentirem restrições à sua mobilidade.
É também uma oportunidade para os municípios e outros agentes testarem novas medidas ou desenvolvimentos no que respeita à mobilidade urbana, como por exemplo: sistemas de entrega/abastecimento com veículos ecológicos, novas linhas ou novos veículos de transportes públicos, aluguer ou empréstimo de bicicletas, partilha de viaturas (por exemplo, por empregados duma mesma empresa), parques vigiados para bicicletas, etc..
Os eventos e as consultas de opinião organizados em torno dos temas relacionados com o ambiente, transportes urbanos e o futuro dos cidadãos vêm completar o plano operacional de acção, conferindo a esta campanha uma forte dimensão educativa e de cidadania.
A Campanha Nacional partilha os objectivos Europeus para a recuperação da qualidade ambiental das cidades do Velho Continente.
Objectivos principais:
- Encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a protecção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído;
- Consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte, terão na qualidade do ambiente;
- Proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado e ainda, promover a intermodalidade;
- Proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para re-descobrirem a sua cidade ou vila, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável.
Página nacional: http://www.iambiente.pt/
Página europeia: http://www.mobilityweek.eu/

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Projecto ZOOM: "Crianças em Movimento!"

O ZOOM é um projecto destinado a crianças de toda a Europa e de outros pontos do mundo, com o objectivo de lhes permitir uma descoberta mais aprofundada de questões relacionadas com os transportes e o ambiente.
A ideia base é que todas as escolas organizem uma semana dedicada à mobilidade sustentável.
O projecto ajudará as crianças a identificar zonas críticas, nos locais em que residem, a analisar questões relativas ao ambiente que as envolve e a desenvolverem as suas próprias ideias, soluções e sugestões, tendo em vista o aumento da sua segurança. O objectivo mais importante do ZOOM é a criação de uma comunidade infantil à escala europeia que, conjuntamente, consiga apresentar, de uma forma marcante e visível, o seu contributo para a preservação do clima global, cuja acção se materializa em três actividades principais:
1. Coleccionar Pegadas Verdes;
2. Efectuar uma Expedição a Zonas Críticas - Detectives de rua!;
3. Efectuar Relatórios Infantis sobre Mobilidade com identificação de problemas, ideias e soluções.
Página nacional: http://www.iambiente.pt/

Ano Polar Internacional

Tendo em conta a importância do conhecimento das regiões polares, o Conselho Internacional para a Ciência (ICSU) declarou o período de 1 de Março de 2007 a 1 de Março de 2009, como Ano Polar Internacional (API).
Portugal pode, e deve, contribuir de modo mais significativo para a melhoria do conhecimento das regiões polares, participando activamente no estudo das alterações globais e das suas consequências nas sociedades humanas e na biodiversidade. Essa é uma responsabilidade de todos.
São objectivos gerais do API para Portugal:
- Desenvolver a investigação portuguesa nas regiões polares;
- Estreitar e reforçar laços na colaboração científica de Portugal com os outros países com programas de investigação mas regiões polares;
- A assinatura do Tratado da Antárctida;
- Realçar a importância das regiões polares e do seu estudo junto dos políticos, media, público em geral e no ensino (primário, básico, secundário e superior);
- Criação de um Portal Polar Português na Internet.
Página internacional: http://www.ipy.org/

Ano Internacional do Planeta Terra

Em 22 de Dezembro de 2005, a Assembleia-geral das Nações Unidas aprovou a Resolução 60/192 proclamando 2008 como Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT). O slogan escolhido "Ciências da Terra para a Sociedade" é elucidativo do principal objectivo desta iniciativa: promover a importância das Ciências da Terra em todos os domínios da sociedade, destacando o seu papel na resolução de muitos dos problemas que afectam a Humanidade. O programa centra-se em dez temas:
- Águas subterrâneas;
- Riscos naturais;
- A Terra e a saúde;
- Mudanças climáticas;
- Recursos naturais;
- Megacidades;
- O interior da Terra;
- Oceanos;
- Solos;
- A Terra e a vida.
Página nacional: http://www.progeo.pt/aipt/
Página internacional: http://www.esfs.org/

Câmara celebrou protocolos na educação no valor de 570 mil euros no passado ano lectivo

A Câmara Municipal de Caminha continua a fazer da Educação uma das suas mais fortes prioridades. Directamente ou através da celebração de protocolos com os agrupamentos de escolas e com as mais diversas instituições, o investimento realizado só para o ano lectivo que findou (2006/2007) ultrapassa os 570 mil euros. A verba é, já de si, elevada, mas quase duplica se tivermos em conta outros apoios dispensados ao longo do ano, a que acresce a utilização diária de viaturas e pessoal da Autarquia para o transporte dos alunos.
Os protocolos abrangem áreas diversas que, em conjunto, “fazem funcionar”, essa grande máquina que é o sistema de ensino a nível local. Cada estabelecimento, mas sobretudo cada criança, tem direito a condições que garantam o cumprimento de um direito essencial, previsto na Lei Fundamental, que é o direito à Educação.
Para poderem crescer e aprender de uma forma adequada, as crianças, desde o jardim-de-infância, beneficiam de apoios aos mais diversos níveis, muitos deles garantidos pela Câmara através dos protocolos que, de uma forma genérica, se traduzem na transferência de verbas posteriormente geridas, por exemplo, pelas escolas e outros parceiros, ou na contratação e pagamento de serviços prestados.
Nesse vasto conjunto de áreas está a alimentação, com o fornecimento de refeições equilibradas a preço simbólico, os transportes escolares, a autonomia dos agrupamentos de escolas, o prolongamento de horários e, agora, o programa de generalização do Inglês aos 3º e 4º anos e outras actividades de enriquecimento curricular.

Câmara realiza obras de beneficiação nas escolas de Vilar de Mouros, Seixas e Âncora

A Câmara Municipal de Caminha está a realizar obras de beneficiação em três Estabelecimentos de Ensino – Vilar de Mouros, Seixas e Âncora -, preparando-os para acolher, em melhores condições, os alunos do 1º Ciclo, já no próximo ano lectivo, que se inicia nas próximas semanas.
Na escola Básica de Vilar de Mouros, a intervenção, que envolve remodelação de piso, alteração do sistema eléctrico, pinturas e a modificação de portas, está a acontecer essencialmente no primeiro piso, por forma a adaptar este espaço para receber o 1º Ciclo. Esta obra vai também permitir que as crianças passem a fazer as suas refeições na escola, sem necessidade de se deslocarem, como acontecia até aqui.
Na escola de Seixas a obra tem características semelhantes.
Entretanto, em ambos os casos, futuramente, as instalações acolherão em simultâneo os jardins-de-infância.
Já na Escola Básica de Âncora, os trabalhos prendem-se sobretudo com a abertura de uma porta e pequenas beneficiações.
As intervenções estão a ser executadas, em parte, por funcionários da Câmara, tendo alguns aspectos sido alvo de adjudicação a empresas especializadas.