quarta-feira, 6 de outubro de 2010

CENTENÁRIO DA REPÚBLICA



SEMANA REPUBLICANA NA ANCORENSIS

Está a decorrer na Ancorensis Cooperativa de Ensino uma Semana Republicana, integrada no âmbito das comemorações do Centenário da implantação da República em Portugal, uma organização conjunta do Departamento de Ciências Sociais (Grupo de História) e da Biblioteca Escolar.
Do programa constam actividades diversificadas, como exposições, colóquios /debate, concursos, caminhadas e um jantar republicano.
A semana iniciou-se com o colóquio “As mulheres na primeira República”, dinamizado pela Dr.ª Fina d’Armada, investigadora e mestre em História.
No dia 29 de Setembro, foi a vez do Dr. Carlos Branco Morais, economista, investigador e ex Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, apresentar o resultado do seu trabalho de investigação, subordinado ao tema “A implantação da República no Alto Minho”.
Perante um auditório completamente cheio, os palestrantes conseguiram motivar os alunos e suscitar um debate muito enriquecedor, tendo apresentado dados inéditos sobre a participação das mulheres na revolução republicana (incluindo algumas do Alto Minho) e sobre os acontecimentos relacionados com a implantação da República nesta região.
No dia 1 de Outubro, estará presente o Dr. Francisco Sampaio, Presidente da Assembleia Municipal de Caminha e ex Presidente da Junta de Turismo do Alto Minho, a promover o debate sobre “A República em Vila Praia de Âncora - figuras, espaços e vivências”, contando com participação de alunos do 12.º ano, que vão apresentar os resultados dos seus trabalhos de pesquisa sobre a mesma temática.
No dia 4 de Outubro, pelas 18 horas, estará presente o Dr. Jorge Fão, Deputado à Assembleia da República pelo Distrito de Viana do Castelo, para participar no Colóquio/debate, “A República em Portugal – uma visão republicana”. Esta intervenção será seguida de um Jantar Republicano, na cantina da Ancorensis, com ementa da época, actividades alusivas à efeméride e entrega de prémios aos alunos vencedores do concurso sobre o Centenário da República.
Este Ciclo de Colóquios / debate terminará no dia 6 de Outubro, com a presença do Dr. Pedro Roby, da Real Associação de Braga, para apresentar e debater a temática “A República em Portugal – uma visão monárquica”.


Prof. Teodoro da Fonte

Sem comentários: