segunda-feira, 10 de maio de 2010

Visita de Estudo ao Porto Barroco e Romântico



No dia 23 de Abril de 2010, as turmas D do Curso de Línguas e Humanidades da Ancorensis, 10º e 11º anos, realizaram uma visita de estudo, cujo objectivo central era o contacto com outras linguagens e outros espaços, em ordem a que os alunos pudessem integrar os seus conhecimentos num âmbito cultural mais vasto.
Na parte da manhã, a visita teve início no Palácio da Bolsa, onde tivemos contacto com a funcionalidade do espaço no passado e no presente. Observámos a sua arquitectura, a decoração, ostentando vários elementos caracterizadores dos diferentes estilos e culturas. A nossa admiração centrou-se especialmente no salão Árabe, também conhecido por salão Nobre, onde nos deparámos com os seus ricos ornatos, realçados pela iluminação que provoca belíssimos efeitos cromáticos.
Outrora centro de reuniões dos mercadores portuenses, que haviam perdido a Casa da Bolsa do Comércio, este espaço oitocentista serve agora para os mais diversos eventos culturais, políticos, sociais, nomeadamente homenagens a personalidades distintas.
Mesmo ao lado pudemos contemplar a Igreja de S. Francisco. A sua construção iniciou-se no século XIV, tendo sido o principal templo em estilo Gótico do Porto. Uma das mais importantes obras do Barroco, pelo seu deslumbrante revestimento interior, de talha dourada seiscentista ( Árvore de Jessé, retábulo do mestre Manuel Carneiro Adão) e, sobretudo, talha do Barroco Joanino, do século XVIII.
Para finalizar a nossa agradável manhã, visitámos a Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, perto do Palácio de Cristal. A casa, do século XVIII, apresenta vistas amplas sobre o Douro. Recria ambientes do século XIX, ligados ao Romantismo e à cidade do Porto. Pudemos observar in loco a ambiência da época romântica que estudamos na Literatura.
Após uma pausa para o almoço, fomos ao Centro Português de Fotografia, antiga Cadeia da Relação do Porto, observar a exposição intitulada “Resistência: Da Alternativa Republicana à Luta contra a Ditadura ( 1891-1974)”. Esta mostra insere-se no Centenário da República (5 de Outubro de 2010).
Acompanhámos, através de imagens, texto e som, o processo de construção da nossa República, da nossa Democracia e da nossa Liberdade. A luta de homens e mulheres - num período adverso da nossa História - fizeram com que nós, hoje, possamos desfrutar de uma Liberdade autêntica sem medos e opressões. Toda a exposição foi seguida pelos nossos conhecimentos e opiniões. Serviu de ferramenta para o trabalho de investigação que vamos realizar na disciplina de História.
Seguiu-se a visita à Sé e Paço Episcopal. A explicação sobre o seu estilo e a sua História coube ao nosso professor Francisco Carneiro, que nos extasiou com toda a sua sabedoria e paixão pela arte.
Já na estação de S. Bento, mais uma vez o professor Francisco Carneiro orientou o nosso olhar sobre a grandiosidade dos azulejos e a composição dos seus quadros que expressam a evolução dos transportes, o mundo rural e a gesta dos Descobrimentos (obra do mestre pintor Jorge Colaço, 1922).
Somos chegados à Livraria Lello, um espaço de referência para qualquer visitante que queira contemplar apontamentos de arte neogótica e Arte Nova, com uma deslumbrante decoração interior.
Fazemos um balanço muito positivo desta visita, a qual consideramos uma mais valia para as nossas aprendizagens, bem como uma tomada de consciência para a valorização da nossa cultura e da nossa história.
Uma palavra de apreço, também, para a professora Alcinda Magalhães (directora de Turma 11ºD), que nos acompanhou e foi responsável pela organização deste inesquecível evento.


Os alunos dos 10º e 11º D em visita

Sem comentários: