quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A E.B. 1 de Dem e o Galardão Bandeira Verde 2009

A E.B.1 de Dem e a Geração Depositrão


A E.B. 1 de Dem foi contemplada com dois prémios no Projecto Geração Depositrão:
- Na actividade de Recolha ( uma impressora multifunções)
-Na actividade Criativa (transporte e estadia de 3 dias num campo de férias para 4 alunos mais um professor).
A E. B. 1 de Dem agradece mais uma vez a todos aqueles que colaboraram na recolha de REEE ( JI e E.B. 1 de Venade, JI e E.B.1 de Moledo, JI e E.B.1 de Vilar de Mouros, E.B 2,3/S de Caminha, Núcleo de Educação Especial, Ex-Conselho Executivo e toda a comunidade escolar da E.B.1 de Dem.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

FORMAÇÃO PARA PAIS NA EB1/JI DE VENADE

Na EB1/JI de Venade ao fim da tarde, recebemos os encarregados de educação e outros membros da comunidade para elucidar sobre as caracteristicas e cuidados a ter sobre a gripe A (H1N1).Através de uma apresentação em power point foram tiradas dúvidas sobre essa nova doença.Agradecemos à Enfermeira Elisa Freire, uma amiga de Venade e da escola, a sua disponibilidade por esta sessão esclarecedora deste problema tão actual.

Alunos do 10º E (1 e 2) promovem actividade de integração dos colegas cabo - verdeanos




Os alunos do 10ºE (1 e 2) desenvolveram um projecto com vista à plena integração dos seus novos colegas, recentemente chegados de Cabo-verde. A actividade consistiu na apresentação de um espectáculo que deu a conhecer o que de mais típico temos no Alto-Minho, desde o rancho foclórico até aspectos relacionados com a gastronomia.
Apesar de conscientes que a real aprendizagem sobre a nossa cultura acontecerá no dia-a-dia, os alunos do 10º E (1 e 2) foram capazes de demonstrar que no nosso país existem tradições culturais fortes enraizadas em cada um de nós e que com muito orgulho é transmitida a estes novos colegas.
Quando se fala em multiculturalismo temos a consciência que a transmissão de conhecimentos deve ser recíproca e para tal os alunos cabo verdeanos já se encontram a preparar um projecto sobre Cabo Verde para apresentar aos colegas, de forma a melhor conhecermos este país com pessoas tão cordiais e amistosas.
Juntos cresceremos. É com base neste lema e nesta diversidade cultural que as turmas de Animação Sociocultural pretendem trabalhar e reforçar as suas capacidades e competências.

sábado, 26 de setembro de 2009

JI de Riba de Âncora



Olá a todos.

Tudo de bom para este Ano Lectivo


Neste cantinho mágico

Um tesouro vamos partilhar

Rostos felizes e sorridentes

Que aprendem tudo a brincar










quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A E.B.1 de Dem e a Horta Biológica

Ancorensis coopera com Cabo Verde



A Ancorensis com o intuito de partilhar experiências de integração com jovens oriundos de Cabo Verde realizou, no passado dia 17 do presente mês de Setembro, uma acção de formação, para toda a comunidade escolar, orientada pela Engenheira Maria João Rauch, perita em parceria do Fundo Social Europeu e Maria João Marques , presidente da Associação Unidos por Cabo Verde.
As palestrantes ofereceram, à plateia atenta, uma série de informações pertinentes e interessantes de convivências e experiências, realçando as características, riquezas, potencialidades e fragilidades de um povo amistoso e cordial, ávido de saber, de formação e de desenvolvimento.
A Ancorensis, na tradição de “bem receber e bem visitar” e na longa experiência de fazer partilhar os seus alunos, no seu espaço escolar e na sua e noutras “terras”, com jovens de outras paragens, nacionais e estrangeiras, vai conviver durante três anos com a realidade de jovens oriundos de Cabo Verde. apoiados pela União Europeia e pelo Governo de Portugal.
A Ancorensis pretende que a integração, coordenada, acompanhada, orientada por uma equipa técnica pluridisciplinar, se traduza numa efectiva valorização dos alunos, da escola e da comunidade local, nas vertentes escolar, humana, cultural, social e económica.
A Ancorensis entende que a experiência de partilha, a dimensão social, o conhecimento da realidade local na aceitação do multiculturalismo, a assunção de desafios e novos projectos, o frequente trabalho e treino na recepção, alojamento e animação de jovens estrangeiros e o hábito de propiciar à sua comunidade escolar, em idas a outros países, a convivência com outras culturas, que se irão repetir ao longo do ano, asseguram a plena integração dos alunos e o interesse da comunidade escolar e local que os recebem.
A internalização das recíprocas diversidades organizativas, estilos de vida, modalidades formativas e descobertas de valores, culturas e história, representam oportunidades, que a Ancorensis e a sociedade local não podem desperdiçar, para gerar riqueza, promover dinâmicas sociais e económicas e formar jovens autónomos, intervenientes, responsáveis e produtores do seu desenvolvimento e das suas capacidades.

A Ancorensis entrega prémios de mérito




Ancorensis celebra o Dia do Diploma

A Ancorensis celebrou o Dia do Diploma, evento instituído pelo Ministério da Educação com o intuito de valorizar a importância da conclusão do ensino secundário, nível estabelecido como referência para a qualificação da população portuguesa, através da promoção de uma acção formal de entrega de certificados e diplomas aos alunos que tenham terminado o ensino secundário no ano lectivo de 2008 /2009 .
Com o objectivo de reconhecer e valorizar o mérito, a dedicação e o esforço no trabalho e desempenho escolares, o Ministério da Educação decidiu ainda atribuir um Prémio de Mérito aos melhores alunos de cada escola que tenham concluído o ensino secundário. Este prémio, com o valor pecuniário de 500 euros, é atribuído, em cada escola ao melhor aluno dos cursos científico-humanísticos e ao melhor aluno dos cursos tecnológicos. Conjuntamente com a atribuição do prémio pecuniário, será igualmente entregue aos alunos premiados um diploma alusivo à distinção concedida.
A Ancorensis promoveu esta iniciativa e entregou formalmente os Diplomas e Certificados a todos os alunos que terminaram o ensino secundário no ano lectivo 2008 /2009, importando, na análise dos resultados da Ancorensis, considerar o elevado número de alunos que terminaram o ensino secundário- 97 alunos, e relacioná-lo com a população alvo, que comprova a dimensão abrangente do seu projecto educativo.
Importa ainda, como reforço da escola para todos, diversificada e diferenciada, considerar as classificações máximas atingidas na Ancorensis, que, conforme todos os anos, permitem o ingresso de número significativo de alunos a cursos superiores mais procurados e com médias de acesso mais elevadas, que atestam a defesa dos interesses dos bons alunos e a sua articulação mutuamente reforçante com os que não aspiram a resultantes tão expressivos.
Em simultâneo, foram entregues os Prémios de Mérito a dois alunos: Pedro Miguel De Castro Borlido, melhor aluno dos cursos Científico-Humanístico, com a classificação de 19,1 valores e Daniela Josefa Da Silva Amorim, melhor aluno dos cursos tecnológicos, com a classificação de 19,1 valores.
Para a Ancorensis, a escola de bons resultados é aquela que potencializa a expressão dos bons alunos, que estimula o alongamento do percurso escolar e que assegura a conclusão do ensino secundário aos restantes.
A Ancorensis entende e assume o ensino secundário para todos os alunos e, daquilo que depende de si, trabalha para estruturar a vida organizativa, para dar maior consistência ao seu projecto estatutário e de escola, para continuar a intervir a montante e a jusante do processo educativo, a interagir com a comunidade e a generalizar melhores resultados escolares.
A cerimónia contou com a presença do Vereador da Educação da Câmara Municipal de Caminha, Flamiano Martins que enalteceu o feito dos alunos, endereçando votos de sucesso para a próxima caminhada, e, conjuntamente com o Presidente da Ancorensis, Manuel Cerqueira Rodrigues, procedeu à entrega dos Diplomas do melhor aluno dos cursos tecnológicos e dos cursos Científico-Humanístico. A representação da Direcção Regional da Educação do Norte, assegurada pelos professores Paulo Fernandes e Isabel Fonseca, entregaram os Prémios Monetários ao melhor aluno de cada modalidade de ensino e os certificados de conclusão a todos os restantes alunos.
O aluno Carlos Videira, abordou a importância da escola na formação dos jovens e particularizou as suas vivências e o clima de aprendizagem e enriquecimento que a Ancorensis propicia aos seus alunos, terminando em momento de confraternização com o habitual bolo Comemorativo.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A E.B.1 de Dem e a Semana Europeia da Mobilidade



No dia 22 de Setembro a E.B.1 de Dem deslocou-se à Biblioteca Municipal de Caminha para participar na “Pegada Ecológica”. Esta actividade estava inserida na Semana Europeia da Mobilidade. Ouvimos uma história e ficamos a conhecer “O Cuquedo”. Depois pintámos uma pegada e preenchemos um inquérito para ver se éramos amigos do ambiente. No fim ofereceram-nos uma caneta muito bonita. Foi uma manhã divertida.
E.B.1 de Dem

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A E.B.1 de Dem e a Geração Depositrão

Geração Depositrão

A Geração Depositrão surge nas Eco-Escolas em resultado de uma parceria entre a Associação Bandeira Azul da Europa e a ERP Portugal.
Pretende-se através da proposta de um conjunto de actividades, sensibilizar a escola e a comunidade envolvente para a problemática dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), bem como dotar a escola de instrumentos logísticos nos quais se possa depositar este tipo de resíduos.

Escolas Premiadas na Actividade Criativa

Concelho

Nome da Escola

Nome do Professor

Almada

EB1/JI N.º 2 do Laranjeiro

Ana Paula Cândido

Vila Real

Escola EB1 de Parada de Cunhos

Marília Vilaças

Oliveira do Bairro

Escola EB Vila Verde

Acácio Azevedo

Odivelas

Escola EB1 Nº7 de Odivelas

Alexandra Jorge

Caminha

Escola EB1 de Dem

Maria da Graça Macedo

E.B.1 de Dem