quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A Ancorensis entrega prémios de mérito




Ancorensis celebra o Dia do Diploma

A Ancorensis celebrou o Dia do Diploma, evento instituído pelo Ministério da Educação com o intuito de valorizar a importância da conclusão do ensino secundário, nível estabelecido como referência para a qualificação da população portuguesa, através da promoção de uma acção formal de entrega de certificados e diplomas aos alunos que tenham terminado o ensino secundário no ano lectivo de 2008 /2009 .
Com o objectivo de reconhecer e valorizar o mérito, a dedicação e o esforço no trabalho e desempenho escolares, o Ministério da Educação decidiu ainda atribuir um Prémio de Mérito aos melhores alunos de cada escola que tenham concluído o ensino secundário. Este prémio, com o valor pecuniário de 500 euros, é atribuído, em cada escola ao melhor aluno dos cursos científico-humanísticos e ao melhor aluno dos cursos tecnológicos. Conjuntamente com a atribuição do prémio pecuniário, será igualmente entregue aos alunos premiados um diploma alusivo à distinção concedida.
A Ancorensis promoveu esta iniciativa e entregou formalmente os Diplomas e Certificados a todos os alunos que terminaram o ensino secundário no ano lectivo 2008 /2009, importando, na análise dos resultados da Ancorensis, considerar o elevado número de alunos que terminaram o ensino secundário- 97 alunos, e relacioná-lo com a população alvo, que comprova a dimensão abrangente do seu projecto educativo.
Importa ainda, como reforço da escola para todos, diversificada e diferenciada, considerar as classificações máximas atingidas na Ancorensis, que, conforme todos os anos, permitem o ingresso de número significativo de alunos a cursos superiores mais procurados e com médias de acesso mais elevadas, que atestam a defesa dos interesses dos bons alunos e a sua articulação mutuamente reforçante com os que não aspiram a resultantes tão expressivos.
Em simultâneo, foram entregues os Prémios de Mérito a dois alunos: Pedro Miguel De Castro Borlido, melhor aluno dos cursos Científico-Humanístico, com a classificação de 19,1 valores e Daniela Josefa Da Silva Amorim, melhor aluno dos cursos tecnológicos, com a classificação de 19,1 valores.
Para a Ancorensis, a escola de bons resultados é aquela que potencializa a expressão dos bons alunos, que estimula o alongamento do percurso escolar e que assegura a conclusão do ensino secundário aos restantes.
A Ancorensis entende e assume o ensino secundário para todos os alunos e, daquilo que depende de si, trabalha para estruturar a vida organizativa, para dar maior consistência ao seu projecto estatutário e de escola, para continuar a intervir a montante e a jusante do processo educativo, a interagir com a comunidade e a generalizar melhores resultados escolares.
A cerimónia contou com a presença do Vereador da Educação da Câmara Municipal de Caminha, Flamiano Martins que enalteceu o feito dos alunos, endereçando votos de sucesso para a próxima caminhada, e, conjuntamente com o Presidente da Ancorensis, Manuel Cerqueira Rodrigues, procedeu à entrega dos Diplomas do melhor aluno dos cursos tecnológicos e dos cursos Científico-Humanístico. A representação da Direcção Regional da Educação do Norte, assegurada pelos professores Paulo Fernandes e Isabel Fonseca, entregaram os Prémios Monetários ao melhor aluno de cada modalidade de ensino e os certificados de conclusão a todos os restantes alunos.
O aluno Carlos Videira, abordou a importância da escola na formação dos jovens e particularizou as suas vivências e o clima de aprendizagem e enriquecimento que a Ancorensis propicia aos seus alunos, terminando em momento de confraternização com o habitual bolo Comemorativo.

Sem comentários: