quarta-feira, 30 de setembro de 2009
A E.B.1 de Dem e a Geração Depositrão
- Na actividade de Recolha ( uma impressora multifunções)
-Na actividade Criativa (transporte e estadia de 3 dias num campo de férias para 4 alunos mais um professor).
A E. B. 1 de Dem agradece mais uma vez a todos aqueles que colaboraram na recolha de REEE ( JI e E.B. 1 de Venade, JI e E.B.1 de Moledo, JI e E.B.1 de Vilar de Mouros, E.B 2,3/S de Caminha, Núcleo de Educação Especial, Ex-Conselho Executivo e toda a comunidade escolar da E.B.1 de Dem.
Publicada por gmacedo à(s) 22:11 2 comentários
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
FORMAÇÃO PARA PAIS NA EB1/JI DE VENADE
Na EB1/JI de Venade ao fim da tarde, recebemos os encarregados de educação e outros membros da comunidade para elucidar sobre as caracteristicas e cuidados a ter sobre a gripe A (H1N1).Através de uma apresentação em power point foram tiradas dúvidas sobre essa nova doença.Agradecemos à Enfermeira Elisa Freire, uma amiga de Venade e da escola, a sua disponibilidade por esta sessão esclarecedora deste problema tão actual.
Publicada por EB1 de Venade à(s) 20:52 0 comentários
Alunos do 10º E (1 e 2) promovem actividade de integração dos colegas cabo - verdeanos
Os alunos do 10ºE (1 e 2) desenvolveram um projecto com vista à plena integração dos seus novos colegas, recentemente chegados de Cabo-verde. A actividade consistiu na apresentação de um espectáculo que deu a conhecer o que de mais típico temos no Alto-Minho, desde o rancho foclórico até aspectos relacionados com a gastronomia.
Apesar de conscientes que a real aprendizagem sobre a nossa cultura acontecerá no dia-a-dia, os alunos do 10º E (1 e 2) foram capazes de demonstrar que no nosso país existem tradições culturais fortes enraizadas em cada um de nós e que com muito orgulho é transmitida a estes novos colegas.
Quando se fala em multiculturalismo temos a consciência que a transmissão de conhecimentos deve ser recíproca e para tal os alunos cabo verdeanos já se encontram a preparar um projecto sobre Cabo Verde para apresentar aos colegas, de forma a melhor conhecermos este país com pessoas tão cordiais e amistosas.
Juntos cresceremos. É com base neste lema e nesta diversidade cultural que as turmas de Animação Sociocultural pretendem trabalhar e reforçar as suas capacidades e competências.
Publicada por GIC Ancorensis à(s) 16:05 0 comentários
sábado, 26 de setembro de 2009
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Ancorensis coopera com Cabo Verde
A Ancorensis com o intuito de partilhar experiências de integração com jovens oriundos de Cabo Verde realizou, no passado dia 17 do presente mês de Setembro, uma acção de formação, para toda a comunidade escolar, orientada pela Engenheira Maria João Rauch, perita em parceria do Fundo Social Europeu e Maria João Marques , presidente da Associação Unidos por Cabo Verde.
As palestrantes ofereceram, à plateia atenta, uma série de informações pertinentes e interessantes de convivências e experiências, realçando as características, riquezas, potencialidades e fragilidades de um povo amistoso e cordial, ávido de saber, de formação e de desenvolvimento.
A Ancorensis, na tradição de “bem receber e bem visitar” e na longa experiência de fazer partilhar os seus alunos, no seu espaço escolar e na sua e noutras “terras”, com jovens de outras paragens, nacionais e estrangeiras, vai conviver durante três anos com a realidade de jovens oriundos de Cabo Verde. apoiados pela União Europeia e pelo Governo de Portugal.
A Ancorensis pretende que a integração, coordenada, acompanhada, orientada por uma equipa técnica pluridisciplinar, se traduza numa efectiva valorização dos alunos, da escola e da comunidade local, nas vertentes escolar, humana, cultural, social e económica.
A Ancorensis entende que a experiência de partilha, a dimensão social, o conhecimento da realidade local na aceitação do multiculturalismo, a assunção de desafios e novos projectos, o frequente trabalho e treino na recepção, alojamento e animação de jovens estrangeiros e o hábito de propiciar à sua comunidade escolar, em idas a outros países, a convivência com outras culturas, que se irão repetir ao longo do ano, asseguram a plena integração dos alunos e o interesse da comunidade escolar e local que os recebem.
A internalização das recíprocas diversidades organizativas, estilos de vida, modalidades formativas e descobertas de valores, culturas e história, representam oportunidades, que a Ancorensis e a sociedade local não podem desperdiçar, para gerar riqueza, promover dinâmicas sociais e económicas e formar jovens autónomos, intervenientes, responsáveis e produtores do seu desenvolvimento e das suas capacidades.
Publicada por GIC Ancorensis à(s) 12:15 0 comentários
A Ancorensis entrega prémios de mérito
Ancorensis celebra o Dia do Diploma
A Ancorensis celebrou o Dia do Diploma, evento instituído pelo Ministério da Educação com o intuito de valorizar a importância da conclusão do ensino secundário, nível estabelecido como referência para a qualificação da população portuguesa, através da promoção de uma acção formal de entrega de certificados e diplomas aos alunos que tenham terminado o ensino secundário no ano lectivo de 2008 /2009 .
Com o objectivo de reconhecer e valorizar o mérito, a dedicação e o esforço no trabalho e desempenho escolares, o Ministério da Educação decidiu ainda atribuir um Prémio de Mérito aos melhores alunos de cada escola que tenham concluído o ensino secundário. Este prémio, com o valor pecuniário de 500 euros, é atribuído, em cada escola ao melhor aluno dos cursos científico-humanísticos e ao melhor aluno dos cursos tecnológicos. Conjuntamente com a atribuição do prémio pecuniário, será igualmente entregue aos alunos premiados um diploma alusivo à distinção concedida.
A Ancorensis promoveu esta iniciativa e entregou formalmente os Diplomas e Certificados a todos os alunos que terminaram o ensino secundário no ano lectivo 2008 /2009, importando, na análise dos resultados da Ancorensis, considerar o elevado número de alunos que terminaram o ensino secundário- 97 alunos, e relacioná-lo com a população alvo, que comprova a dimensão abrangente do seu projecto educativo.
Importa ainda, como reforço da escola para todos, diversificada e diferenciada, considerar as classificações máximas atingidas na Ancorensis, que, conforme todos os anos, permitem o ingresso de número significativo de alunos a cursos superiores mais procurados e com médias de acesso mais elevadas, que atestam a defesa dos interesses dos bons alunos e a sua articulação mutuamente reforçante com os que não aspiram a resultantes tão expressivos.
Em simultâneo, foram entregues os Prémios de Mérito a dois alunos: Pedro Miguel De Castro Borlido, melhor aluno dos cursos Científico-Humanístico, com a classificação de 19,1 valores e Daniela Josefa Da Silva Amorim, melhor aluno dos cursos tecnológicos, com a classificação de 19,1 valores.
Para a Ancorensis, a escola de bons resultados é aquela que potencializa a expressão dos bons alunos, que estimula o alongamento do percurso escolar e que assegura a conclusão do ensino secundário aos restantes.
A Ancorensis entende e assume o ensino secundário para todos os alunos e, daquilo que depende de si, trabalha para estruturar a vida organizativa, para dar maior consistência ao seu projecto estatutário e de escola, para continuar a intervir a montante e a jusante do processo educativo, a interagir com a comunidade e a generalizar melhores resultados escolares.
A cerimónia contou com a presença do Vereador da Educação da Câmara Municipal de Caminha, Flamiano Martins que enalteceu o feito dos alunos, endereçando votos de sucesso para a próxima caminhada, e, conjuntamente com o Presidente da Ancorensis, Manuel Cerqueira Rodrigues, procedeu à entrega dos Diplomas do melhor aluno dos cursos tecnológicos e dos cursos Científico-Humanístico. A representação da Direcção Regional da Educação do Norte, assegurada pelos professores Paulo Fernandes e Isabel Fonseca, entregaram os Prémios Monetários ao melhor aluno de cada modalidade de ensino e os certificados de conclusão a todos os restantes alunos.
O aluno Carlos Videira, abordou a importância da escola na formação dos jovens e particularizou as suas vivências e o clima de aprendizagem e enriquecimento que a Ancorensis propicia aos seus alunos, terminando em momento de confraternização com o habitual bolo Comemorativo.
Publicada por GIC Ancorensis à(s) 00:03 0 comentários
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
A E.B.1 de Dem e a Semana Europeia da Mobilidade
Publicada por gmacedo à(s) 19:27 0 comentários
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
A E.B.1 de Dem e a Geração Depositrão
A Geração Depositrão surge nas Eco-Escolas em resultado de uma parceria entre a Associação Bandeira Azul da Europa e a ERP Portugal.
Pretende-se através da proposta de um conjunto de actividades, sensibilizar a escola e a comunidade envolvente para a problemática dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), bem como dotar a escola de instrumentos logísticos nos quais se possa depositar este tipo de resíduos.
Concelho | Nome da Escola | Nome do Professor |
Almada | EB1/JI N.º 2 do Laranjeiro | Ana Paula Cândido |
Vila Real | Escola EB1 de Parada de Cunhos | Marília Vilaças |
Oliveira do Bairro | Escola EB Vila Verde | Acácio Azevedo |
Odivelas | Escola EB1 Nº7 de Odivelas | Alexandra Jorge |
Caminha | Escola EB1 de Dem | Maria da Graça Macedo |
Publicada por gmacedo à(s) 14:35 0 comentários