quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

SEMANA DA LEITURA


Semana da Leitura, Fevereiro de 2009
5º e 6º Ano de Escolaridade do Ensino Básico
Bibliotecas Municipais de Caminha e Vila Praia de Âncora

Proposta de actividade, para edição em: caminhaescola.blogspot.com
Imagina que és um ou uma jovem a viver em Portugal no século XV. A curiosidade, a aventura e a ambição inquietam-te o espírito. Escreve uma carta, dirigida a Vasco da Gama, pedindo que te autorize a participar na Viagem de Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia.

Quem foi Vasco da Gama?
Vasco da Gama nasceu provavelmente em 1468 ou 1469 em Sines. Segundo o cronista João de Barros Vasco da Gama era «… cavaleiro de sua pessoa, ousado em cometer qualquer feito, no mandar áspero e muito para temer em sua paixão, sofredor de trabalhos e grande executor do castigo de qualquer culpa por bem da justiça.» (1)
Ninguém sabe ao certo porque terá sido escolhido por D. Manuel para comandar a armada que partiu para a Índia em 1497. Por ser um homem ousado e determinado com o descreve João de Barros? O que sabemos é que a Viagem foi um sucesso e, por isso, a escolha do rei foi acertada.
D. Manuel I recompensou-o. Atribuiu-lhe o título de Conde da Vidigueira, uma tensa anual e conferiu-lhe o prefixo do título Dom.
Em 1524 voltou à Índia como Vice-rei. Morreu poucos meses depois em Cochim, nesse mesmo ano.

(1) Citado em: CARNEIRO, Roberto; MATOS, Artur (coordenação). Memória de Portugal. Circulo dos Leitores. Lisboa: 2001
Acedido em 29.01.09 - http://nonio.eses.pt

Porque razão gostaria de participar na Viagem de Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia?


Sobre o conteúdo da carta de motivação
Terás que começar por explicar a Vasco da Gama as razões pessoais que te levam a querer participar nesta viagem à Índia, e por lhe transmitir a tua genuína vontade em ocupar a posição de marinheiro. Terás também de falar sobre o teu interesse pelas viagens de descoberta. Nesta parte da carta, talvez seja importante mostrares que dominas bem as competências essenciais de um marinheiro do século XV.

A segunda parte da carta é aquela em que deves conseguir mostrar que conheces o projecto de navegação de Vasco da Gama. O que procuraria de especial na Índia? Que conhecimentos foram particularmente importantes para a preparação desta viagem? Estas são apenas algumas pistas para redigires a parte mais importante da carta. Não te esqueças de que os exemplos são sempre a melhor maneira de explicar coisas difíceis.

Por fim, lembramos-te de que alguém como Vasco da Gama não vai somente apreciar um conjunto de conhecimentos específicos e motivações pessoais. Vasco da Gama gostava de escrever e por isso será certamente exigente em relação à tua escrita. A tua imaginação e criatividade, bem como alguma ousadia serão cruciais para alguém como Vasco da Gama. Não te esqueças de que foi a paixão pelas viagens e por Portugal que levou Vasco da Gama a ser quem foi. E é alguém assim, não só conhecedor, mas também entusiasta e audaz, que Vasco da Gama quer ao seu lado nesta viagem.

Depois de concluída a carta converte-a num ficheiro pdf e entrega-a ao professor que te acompanhou nesta actividade.

Sem comentários: