sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Destino ao Museu de Serralves






No passado dia 13 de Janeiro, as turmas do oitavo ano da nossa escola, deslocaram-se até ao Porto mais concretamente ao Museu de Serralves.
Estava patente entre outras, uma exposição de um artista plástico Juan Muñoz, que alcançou notoriedade internacional em meados da década de 1980 com instalações escultóricas que colocam a figura em ambientes arquitectónicos. Juan Muñoz descreve-se a si próprio como uma contador de histórias, dispõe muitas vezes as suas figuras e os seus objectos em configurações cuidadosamente encenadas que sugerem cenários perturbadores e ambíguos. A forma como o observador se depara com a obra de arte assume para ele grande importância. Fascina-o a tensão entre o ilusório e o real, usando truques de escala e perspectiva para coreografar a experiência do observador.
Os alunos visitaram ainda o parque de Serralves podendo assim contemplar os jardins, numa referência singular do património da paisagem em Portugal, no espaço e no tempo, num contexto cultural: Portugal e os séculos XIX e XX.
Dois grupos de 15 alunos participaram ainda, em oficinas temáticas nomeadamente “Arquitectar” e “Livro do artista” que contribuíram para desenvolver nos alunos o interesse pela arquitectura e ainda diferentes formas de comunicar.
A visita deixou saudades e no próximo ano havemos de lá voltar…

Sem comentários: